A segurança pública será fortalecida com a média de 300 homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar
Juazeiro do Norte Começam os preparativos para o início do ciclo das grandes romarias neste município. O Ministério Público Estadual tem acompanhado o processo, juntamente com as instituições responsáveis pelos trabalhos de organização e infraestrutura, além do receptivo aos romeiros. A Romaria de Nossa Senhora das Dores será iniciada em 1º de setembro, e vai até o dia 15, data da grande procissão em louvor à santa.
A programação da romaria acontece na primeira quinzena do mês de setembro FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Um dos itens que tem chamado a atenção da Igreja Católica é o fortalecimento da segurança na cidade. As reclamações de romeiros assaltados durante os festejos são constantes junto à paróquia local.
Conforme a Secretaria de Segurança do Município, serão destacados 145 homens da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para auxiliar nos trabalhos. Haverá reforço da Polícia Militar na cidade, inclusive com a cavalaria. Em média, deverão estar fazendo a segurança da cidade no período mais de 300 .
Comércio informal
Este ano, está sendo realizado o cadastramento dos vendedores ambulantes, pela Secretaria de Meio Ambiente, no Centro de Apoio aos Romeiros, em frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores. Neste ano, não será permitida a instalação de barracas e boxes nas ruas e avenidas nas proximidades da Igreja Matriz e das igrejas do Socorro, São Miguel e dos Franciscanos. Serão instalados banheiros químicos nas áreas de concentração e, diariamente, a Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros irão colocar equipes de fiscalização nas ruas.
De acordo com o secretário Ivan Bezerra, quem desrespeitar as normas estabelecidas, e não realizar o cadastramento, deve ter o material apreendido pelos fiscais. "O comerciante terá à sua disposição um boxe no Centro de Apoio aos Romeiros para instalar sua barraca, seja de comida ou artigos religiosos", diz.
A promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro, constatou melhorias relacionadas às romarias, mas que, a cada encontro, surgem novidades interessantes. "O Ministério Público quer o melhor para Juazeiro, seu povo e seus romeiros", diz ela.
Mas a grande preocupação ainda está relacionada, além da segurança, com as hospedagens. Os romeiros, a cada ano, segundo a Igreja Católica, reclamam dos preços praticados pelos donos de ranchos e pousadas. Os locais já receberam a inspeção do Ministério Público para se adequarem, principalmente, às normas sanitárias.
Segundo o Padre Joaquim Cláudio, da Basílica, a preocupação em relação à segurança é um dos itens importantes, mas tem também a falta d´água que afeta muitos locais no Centro da cidade. Ele solicitou à Cagece uma atenção especial em relação ao problema.
De acordo com o secretário Luiz Ivan, a partir desta romaria, todos os barraqueiros vão ter que comercializar os seus produtos no Centro de Apoio aos Romeiros. Ele disse que não irá tolerar a invasão das ruas por barraqueiros, nos locais não autorizados. A meta é chegar na Romaria de Finados, em novembro, com todas as barracas padronizadas, conforme acontece em na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Na Romaria de Nossa Senhora das Dores, o município registra uma predominância maior de devotos vindos dos Estados de Alagoas e Pernambuco.
FIQUE POR DENTRO
Nordestinos são maioria
Ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte começa em setembro, com a Romaria de N. Sra. das Dores, a padroeira de Juazeiro do Norte. É também a mais duradoura. São 15 dias de festa, que culmina com a grande procissão no dia 15 de setembro, com mais de 100 mil pessoas nas ruas do Centro da cidade, levando a imagem da santa em carro-andor. É considerada e segunda maior romaria, pelo número de pessoas. São 400 mil fiéis que passam pela cidade. Há uma grande concentração de peregrinos vindos do Estado de Alagoas nesse período do ano, além do Pernambuco, interior do Ceará, além de outros estados Nordestinos. É também a mais festejada das romarias.
Em novembro, acontece a maior romaria do ano, a de Finados. São três dias, de 29 de outubro a 2 de novembro. É também a maior, com meio milhão de romeiros, em média, de acordo com estimativa da Igreja. O peregrinos escolhem como principais locais de visitação nesse período a Capela do Socorro, onde estão os restos mortais do Padre Cícero, e o Santuário dos Franciscanos.
De 28 de janeiro e 2 de fevereiro acontece a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, uma das tradicionais, fortalecida pelo Padre Cícero. É também uma das mais belas. Todos os participantes acendem velas e percorrem as principais ruas do Centro da cidade, durante a procissão de encerramento da festa. Em média, atrai de 250 mil a 300 mil peregrinos.
Além desses períodos, Juazeiro do Norte, conta com romarias constantes e em número menos de romeiros, como acontece na data do falecimento do Padre Cícero, em 20 de julho, e também durante a Semana Santa.
Mais informaçõesSecretaria de Cultura e
Romaria de Juazeiro, Rua Santo Agostinho, Centro
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3512.3380
ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER
fonte:Diário Regional/jardim das oliveiras camocim ceara
Nenhum comentário:
Postar um comentário