As questões de probabilidade no Enem podem cobrar conceitos relacionados com probabilidade condicional e probabilidade de eventos simultâneos.
Você sabia que o cálculo de probabilidades, a probabilidade condicional e a probabilidade de eventos simultâneos aparecem sempre no Enem?
Por Amanda Gonçalves Ribeiro
Olá, galera! Nas últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por diversas vezes temos visto questões que envolvem probabilidade. Já chegou a acontecer de até mesmo duas ou três questões sobre esse assunto caírem em uma mesma prova de Matemática e suas Tecnologias. Por essa razão, esse assunto requer nossa atenção especial! Vamos então relembrar alguns conceitos simples para que não haja nenhuma dúvida no momento de responder às questões sobre probabilidade no Enem.
Um dos principais cálculos de probabilidade é dado pela fórmula:
P(A) = n(A)
n(Ω)
n(Ω)
P(A) é a probabilidade de ocorrer o evento A, n(A) é o número de elementos de A e n(Ω) é o número de elementos do espaço amostral Ω.
Outro ponto importante é a probabilidade condicional, que calcula a probabilidade condicional de B em relação a A:
Outro ponto importante é a probabilidade condicional, que calcula a probabilidade condicional de B em relação a A:
P(B | A) = P(B A)
P(Ω)
P(Ω)
A partir daí, temos o cálculo da probabilidade de eventos simultâneos:
P(B A) = P(A | B) . P(B) = P(A | B) . P(A)
ou, simplesmente,
P(B A) = P(A).P(B)
Agora que já nos lembramos dos principais conceitos, vamos resolver dois exemplos sobre probabilidade no Enem. As questões são das últimas duas provas aplicadas pelo Inep: