Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de junho de 2015

PROBABILIDADE NO ENEM.

As questões de probabilidade no Enem podem cobrar conceitos relacionados com probabilidade condicional e probabilidade de eventos simultâneos.


Você sabia que o cálculo de probabilidades, a probabilidade condicional e a probabilidade de eventos simultâneos aparecem sempre no Enem?
Por Amanda Gonçalves Ribeiro
Olá, galera! Nas últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por diversas vezes temos visto questões que envolvem probabilidade. Já chegou a acontecer de até mesmo duas ou três questões sobre esse assunto caírem em uma mesma prova de Matemática e suas Tecnologias. Por essa razão, esse assunto requer nossa atenção especial! Vamos então relembrar alguns conceitos simples para que não haja nenhuma dúvida no momento de responder às questões sobre probabilidade no Enem.
Um dos principais cálculos de probabilidade é dado pela fórmula:
P(A) = n(A)
            n(Ω)
P(A) é a probabilidade de ocorrer o evento A, n(A) é o número de elementos de A e n(Ω) é o número de elementos do espaço amostral Ω.
Outro ponto importante é a probabilidade condicional, que calcula a probabilidade condicional de B em relação a A:
P(B | A) = P(B  A)
                  P(Ω)
A partir daí, temos o cálculo da probabilidade de eventos simultâneos
P(B  A) = P(A | B) . P(B) = P(A | B) . P(A)
ou, simplesmente, 
P(B  A) = P(A).P(B)
Agora que já nos lembramos dos principais conceitos, vamos resolver dois exemplos sobre probabilidade no Enem. As questões são das últimas duas provas aplicadas pelo Inep:

DICAS PARA O ENEM SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA.

Frequentemente são cobrados temas como a qualidade da água no Enem. Isso se deve ao fato de que a prova cobra principalmente temas atuais e de relevância para a população.


Temas relacionados com a qualidade da água são frequentemente abordados no Enem
O Enem é um exame que sempre busca incorporar em suas questões temas atuais e relevantes para a sociedade. Assuntos ambientais, tais como poluição, aquecimento global e a importância da água, são frequentemente cobrados. Diante disso, o Vestibular Brasil Escola preparou uma dica especial para você que fará o exame este ano: A qualidade da água no Enem.
água, como todos sabemos, é um recurso fundamental para a vida na Terra. Sua importância advém do fato de que ela é um ótimo solvente, transporta substâncias, participa de reações químicas, além, é claro, de atuar como reguladora de temperatura. Diante de tamanha importância, é difícil compreender como o homem não protege suas fontes de água potável, que estão cada vez mais escassas.
A poluição gerada em virtude da falta de tratamento de esgoto e do despejo incorreto de produtos das atividades industriais e agrícolas em nossos ambientes aquáticos, tais como rios e lagos, é um dos principais pontos relacionados com a diminuição da qualidade da água em nosso país. Um dos principais problemas relacionados com a poluição é o processo de eutrofização, em que o excesso de nutrientes causa o aumento de algumas algas e bactérias.

APROVADA VERSÃO DE SOFTWARE QUE PERMITIRÁ INTERATIVIDADE DE TV COM SINAL DIGITAL.

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) aprovou hoje (8), durante reunião do Conselho Deliberativo, a adoção de uma terceira versão do software Ginga, ferramenta que possibilitará a interatividade das TVs que recebem o sinal digital. Na comparação com as demais versões (Ginga A e B), o Ginga C terá, além de maior capacidade de armazenamento de dados – em especial aplicativos e arquivos multimídia –, uma estrutura dehardware que o colocará em condições de conexão com a internet.

“Por meio de um complemento opcional, o Ginga C dará maior capacidade de armazenamento para o setup box. Dessa forma terá mais espaço para manter os aplicativos residentes e para baixar mais conteúdo. É o primeiro passo para uma real integração da radiodifusão com a internet”, disse à Agência Brasil o presidente do fórum, Roberto Franco. O Fórum do SBTVD é composto por representantes do setor de radiodifusão, fabricantes de equipamentos e acadêmicos.
Segundo Franco, apesar de respaldado por técnicos durante reuniões anteriores, o novo equipamento preocupava a chamada “indústria da recepção” – empresas do setor eletroeletrônico a quem caberá a fabricação dos setup boxes. Na votação feita na reunião de hoje, as especificações para o Ginga C foram aprovadas por 7 votos a 4.

BURACO NA ESTRADA CAUSA ACIDENTES E DEIXA UMA MULHER MORTA NO PIAUÍ.

Um acidente provocado por uma cratera que se abriu sobre um bueiro na PI 243, entre as cidades de Padre Marcos (a 392 km de Teresina) e Francisco Macedo (a 402 km de Teresina) deixou uma pessoa morta. A mulher, identificada apenas por Cosma, é a segunda a perder a vida em acidente no mesmo local.

O fato ocorreu na noite deste domingo (07/06), envolvendo um veículo modelo Celta, de placa NWX-0982, de São Luís (MA), que era ocupado por cinco pessoas, identificadas por Manoel de Elza (o motorista), Nilson, Leide, Cosma e seu filho Ney Víctor.
O veículo retornava de Padre Marcos com destino a Alegrete do Piauí - cidade onde residem as vítimas - quando caiu no buraco. Com o impacto, o condutor perdeu o controle do veículo, capotou várias vezes e foi parar dentro de uma pequena represa que fica às margem da rodovia.

ASSASSINATO NO PIAUÍ TÊM AUMENTO DE 47,5% EM MAIO.

1306612659273-arma-de-fogo

Após quatro apresentando pequenas quedas, o número de assassinatos no Piauí voltou a ter em maio um aumento grande. Os dados da pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de carreira no Piauí demonstram que foram  registrados 56 assassinatos no Estado com um aumento de 47,5% em relação ao mês de abril que teve 38 homicídios dolosos.
Segundo os números, só a Capital foi responsável por quase a totalidade de crimes do mesmo número do mês de abril, com 35 homicídios dolosos. Para o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, os dados mostram mais uma vez que a política do Governo do Estado para coibir a violência é ineficaz. “Nem mesmo a presença da Força Nacional foi capaz de reduzir estes dados”, diz ele.
O sindicalista argumenta que o Governo tem que investir em estrutura para oferecer segurança ao piauiense. Faltam policiais, delegacias estão em péssimo estado de conservação e para completar o Governo ainda se nega a cumprir a lei, como a que determina um reajuste para os policiais civis em maio, só aumentando a insegurança do cidadão.

DUPLA ROUBA MAIS DE R$ 50 MIL DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM PARNAÍBA-PI.

Dois homens armados com pistolas roubaram durante a manhã desta segunda-feira (08/06) por volta de meio-dia, um posto de combustíveis localizado no Balão da Guarita, em Parnaíba, no litoral do Piauí. De acordo com o proprietário, a dupla roubou todo o apurado do “feriadão” de Corpus Christi, o que segundo ele, ultrapassa a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

VÍDEO:BANDIDOS ATIRAM A MATAM O INSPETOR DA POLÍCIA CIVIL,ANTÔNIO MÁRCIO,EM FORTALEZA-CE.


O vídeo mostra a ação criminosa de quatro indivíduos durante um roubo a uma lan house localizada na Av. Bezerra de Menezes, resultando na morte de um policial civil. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), após ser baleado em uma troca de tiros.

Identificado como Antônio Márcio Rios de Souza, 35 anos, a vítima reagiu a um assalto em uma lan house do bairro. Três homens invadiram o estabelecimento e anunciaram um assalto, mas foram surpreendidos pelo policial que efetuou disparos. A vítima estava à paisanaDe acordo com o Instituto Dr. José Frota (IJF), três tiros acertaram o policial: Um na cabeça, um na coxa e outro no tórax. A vítima estava em estado gravíssimo na sala de reanimação do IJF, mas não resistiu e morreu.

SISU DO MEIO DO ANO PASSA DE 460 MIL CANDIDATOS NO PRIMEIRO DIA DO PRAZO.


Quem fez o Enem 2014 pode participar até a próxima quarta-feira (10).
Neste edição, o Sisu oferece 55,6 mil vagas em 72 instituições.

Do G1, em São Paulo
Sisu do meio do ano abre inscrições para 55,6 mil vagas (Foto: Reprodução/sisu.mec.gov.br)Sisu do meio do ano tem 55,6 mil vagas
(Foto: Reprodução/sisu.mec.gov.br)
A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015 recebeu a participação de mais de 460 mil candidatos no primeiro dia de inscrições. O sistema foi aberto pouco depois da 0h desta segunda-feira (8) e, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, até as 18h, 467.649 candidatos já estavam participando do processo seletivo. Como cada candidato pode escolher até duas opções de curso, às 18h, o Sisu registrava 896.806 inscrições.
As inscrições vão até 23h59 desta quarta-feira (10) e devem ser feitas pelo site oficial do programa.
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.
A lista disponível na página do sistema aponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais.
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.
Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

TELMA SARAIVA,ARTISTA PLÁSTICA, MORRE AOS 86 ANOS.

A artista plásticaTelma Saraiva, 86 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira, 8, em decorrência de uma parada cardíaca. Ela ficou famosa nacionalmente por utilizar a fotopintura - uma técnica inovadora para o século passado, que utiliza o detalhamento de fotografias a partir de pintura com tintas. 


A técnica de Telma era necessário fazer uma fotografia em preto e branco, ampliar e realizar a coloração com tinta - realçando os traços e/ou acrescentando acessórios. Em várias peças, ela foi a modelo. O velório está acontecendo no Crato, onde Telma residia. Segundo Ricado Saraiva, filho mais velho da artista, o enterro acontecerá nesta terça-feira, 9, às 10 horas. 

FOTO MOSTRA O MOMENTO EM QUE LEOA ATACA A EDITORA DE 'GAME OF THRONES'.

Apesar de ser proibido, Katherine Chappell rodava pelo local com as janelas do carro abertas para fotografar os animais

O DIA
África do Sul - O sul-africano Ben Govender, de 38 anos, tirou uma foto segundos antes de uma leoa atacar e matar Katherine Chappell, de 29 anos, em um safári nos arredores de Johanesburgo, na África do Sul. Katherine era editora de efeitos especiais da série de TV "Game of Thrones" e foi atacada pelo animal no dia 1º de junho.
Segundo testemunhas, ela rodava pelo local com as janelas do carro abertas para fotografar os animais. Katherine estava na cidade para uma missão de voluntariado para proteção da vida selvagem no país.
ENTENDA:
Leão pula dentro de carro e mata turista em parque na África do Sul
Turista morta em ataque de leão era produtora de 'Game of Thrones'

Foto mostra o momento em que leoa ataca a editora de 'Game of Thrones'
Foto:  Divulgação
Govender estava em um carro logo atrás de Katherine e conseguiu fotografar a leoa com as patas apoiadas no carro.
O parque onde ocorreu o acidente se defendeu afirmando que sempre orienta os turistas a nao abrirem a janela. A turista norte-americana estava no carro junto com um homem, que se feriu ao tentar proteger a mulher e também foi levado ao hospital em estado grave.
Além de "Game of thrones", Katherine editou filmes como "Godzilla", "Capitão América: O Soldado Invernal", "Noé" e a "A Vida Secreta de Walter Mitty". O funeral foi no domingo, em Nova York.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ:CAMILO SANTANA REALIZA ABERTURA DO SEMINÁRIO ”PREFEITOS CEARÁ 2015”

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/p480x480/11412273_1644636335768953_1795062611489506246_n.jpg?oh=d0347ddf4bcabfdf692a18fae5ad3173&oe=56012124&__gda__=1442093864_7b6811ced9820da9f1de69ffafb8cfcf

O governador do Ceará, Camilo Santana, fez a abertura do seminário “Prefeitos Ceará 2015″, nesta segunda-feira (08) pela manhã, abordando o tema Gestão Pública, com enfoque para a segurança pública e o programa Ceará Pacífico, no Centro de Eventos, na Capital. O seminário prossegue na amanhã dessa terça-feira, dia 9, e neste ano apresenta como temática central “Cenários de desafios e oportunidades”. O Seminário é promovido pelo Diário do Nordeste e realizado pela Prática Eventos, com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) e da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece). Tem por objetivo proporcionar aos gestores públicos municipais a troca de experiências e de conhecimentos e disseminar bons exemplos de gestão pública. Esta é a terceira edição, e a expectativa é de elevada participação de prefeitos, secretários e assessores. O evento seguiu por toda essa segunda (08) e também nesta terça (09), discutindo temas atuais de interesse dos municípios cearenses: mobilidade urbana, desafios, fortalecimento das cidades, gestão e equilíbrio fiscal, esgotamento sanitário, controle interno e transparência, educação, interiorização do conhecimento. Neste ano,