Powered By Blogger

domingo, 5 de janeiro de 2014

FUVEST 2014:CORREÇÃO DO 1º- DIA DA SEGUNDA FASE.


Domingo foi dia de português e redação.
Processo seletivo continua nesta segunda e terça-feira.


DOMINGO (5): São Paulo - Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest 2014 na UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flávio Moraes/G1)
Candidatos da Fuvest (Foto: Flávio Moraes/G1)
As provas da segunda fase do vestibular da Fuvest começaram neste domingo (5) com dez questões de português e redação (veja a prova).
Confira, abaixo, as respostas desenvolvidas por professores dos cursinhos Etapa e Objetivo, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas.
Aperte a tecla F5 para ver a atualização da correção da prova deste domingo. As resoluções publicadas ficam em vermelho.
Oficina do Estudante: 
Questão 01 - - - Questão 02 - - - Questão 03 - - - Questão 04 - - - Questão 05
Questão 06 - - -  Questão 07 - - - Questão 08 - - - Questão 09 - - - Questão 10
Comentário sobre a redação
Etapa 
Questão 01 - - - Questão 02 - - - Questão 03 - - - Questão 04 - - - Questão 05
Questão 06 - - - Questão 07 - - - Questão 08 - - - Questão 09 - - - Questão 10
Comentário sobre a redação


Os 32.569 candidatos aprovados na primeira fase, aplicada em novembro, terão três dias consecutivos de provas dissertativas para concorrer a uma das as 11.057 vagas na Universidade de São Paulo (
USP), além de 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A prova deste domingo foi feita por 30.027 candidatos, com 7,8% de abstenção (2.542 ausentes).Comentários dos professores

Professores de cursos pré-vestibulares consultados pelo G1 afirmaram que a Fuvest manteve o padrão dos últimos anos na elaboração de uma prova da segunda fase capaz de avaliar os candidatos mais bem preparados e com questões bem feitas e sem pegadinhas. Segundo o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, cursinho de Campinas, a parte de literatura seguiu a tendência de cobrar as obras que entraram mais recentemente na lista de leituras obrigatórias.

"Há uma tendência a explorarem obras que não foram tão exploradas em anos anteriores. Só não caiu 'Viagens na minha terra' do Almeida Garrett [entre os quatro livros que entraram na lista na última atualização]", explicou ele. Os outros três –"Memórias póstumas de Brás Cubas", "Til" e "Sentimento do mundo"– foram cobrados neste domingo.

De acordo com Francisco Platão, supervisor de português do Anglo Vestibulares, de São Paulo, as questões de literatura provocaram o candidato a "subir um degrau" na sua capacidade de interpretação. "Além de cobrar a apreensão do significado de uma palavra, de uma expressão, da atuação de um personagem, eles querem saber qual é a funcionalidade daquela frase ou daquela expressão dentro da obra inteira. E mais, qual é a funcionalidade também da obra dentro do cenário cultura."

No geral, segundo Platão, a prova foi "maravilhosa, exemplar, modelar e elogiável, porque ela sinaliza aquelas habilidades e que conhecimentos da língua e da literatura que são de fato necessários para a pessoa ter uma participação produtiva na vida social".

Heric José Palos, coordenador de português do Curso Etapa, também de São Paulo, também concordou que a prova seguiu o "modelo Fuvest" e não trouxe surpresas. "Teve boa seleção de textos e questões bem abrangentes que cobravam conhecimento de gramática aplicada, exercícios de sinonímia, modalidade de linguagem, de entendimento de texto." Para ele, a única curiosidade foi o fato de nenhuma questão envolver imagens ou tiras de quadrinhos, já que, nos últimos anos, uma das dez perguntas da prova usar recursos visuais no enunciado.

Já os professores do Curso e Colégio Objetivo, de São Paulo, consideraram o nível de dificuldade da prova deste domingo de médio para difícil, já que ela "exigia uma boa informação do vestibulando", segundo Nelson Dutra, que dá aulas de português no Objetivo.

Redação
Já sobre a prova de redação, que abordou o envelhecimento populacional, os professores afirmam que a Fuvest pode ter pego muitos estudantes desprevenidos ao não ofercer o tema da dissertação de forma explícita. "Em função do texto fizeram uma série de perguntas que conduzem para um tema, mas o tema não está explicitado", explicou Heric, professor do Etapa.

Dutra, do Objetivo, disse que o tema foi "amigável" para os alunos. "Acredito que nenhum vestibulando deva ter ficado tenso diante desse tema", disse. Por isso, segundo ele, o bom desempenho na prova de redação vai depender da capacidade de organização e apresentação dos argumentos.

O professor Célio Tasinafo, da Oficina do Estudante, alerta aos estudantes que a redação parecia fácil, mas não era tão simples, "porque exige uma estruturação prévia bem cuidadosa para não se perder e ir falando o óbvio".
Provas até terça
Nesta segunda-feira (6), os candidatos farão uma prova com 16 questões de conhecimentos gerais do currículo obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês). Na terça-feira (7), o último dia de provas terá 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida no ato da inscrição.
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será feita em 12 e 13 de fevereiro.
DOMINGO (5): São Paulo - Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest 2014 na UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flávio Moraes/G1)Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest 2014 na UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flávio Moraes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário