Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PARA LER E REFLETIR.

A PALAVRA DE VIDA PARA REFLETIR.

USINA NO RIO TAPAJÓS REPETIRÁ 'CAOS' DE BELO MONTE, DIZ GREENPEACE.

Thiago Guimarães

Image copyrightGreenpeace Fabio Nascimento
Image captionVista do rio Tapajós; governo planeja usina em uma das regiões mais preservadas da Amazônia
Uma análise encomendada pelo Greenpeace denuncia a existência de "problemas graves" no estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, em planejamento pelo governo federal no oeste do Pará.
O material, assinado por cientistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade Federal de Pernambuco, conclui que o estudo falha em seu principal objetivo: prever o impacto da obra sobre uma das regiões de floresta mais preservadas do Brasil.
A Eletrobras, que coordena o grupo que bancou o estudo, informou que não iria se manifestar sobre a análise do Greenpeace por não ter tido acesso ao material.
Um dos últimos grandes rios amazônicos sem barragens, o Tapajós é a nova fronteira dos megaprojetos do governo federal de usinas na Amazônia, que incluem ao menos 40 grandes hidrelétricas (com mais de 30 MW de capacidade instalada) em construção ou planejamento na bacia.

PARA ESPECIALISTAS, SISTEMA POLÍTICO PODE VIABILIZAR 'TRUMP BRASILEIRO'.

Fernando Duarte

AFPImage copyrightAFP
Image captionO bilionário Donald Trump está à frente de políticos profissionais na corrida pela candidatura republicana nos EUA
A polarização política no Brasil fez com que a divulgação de uma pesquisa de intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018, divulgada em julho pelo CNT/MDA, destacasse a projeção de uma vantagem do senador Aécio Neves (PSDB) em uma eventual disputa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.
Mas o que despertou a atenção de analistas foi aparição do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) em quarto lugar na preferência dos entrevistados naquele momento.
Apesar de seu nome figurar apenas nessa pesquisa, a presença de Bolsonaro pode reforçar a tese de alguns pesquisadores no Brasil e no exterior de que a chamada "insurgência política" - a ascensão de candidatos sem grande experiência política ou sem protagonismo no cenário nacional - também poderia permear a campanha presidencial de 2018.

O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL EDUARDO CUNHA REJEITA TRÊS PEDIDOS DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF.

Qualquer deputado pode entrar com recurso contra o indeferimento dos pedidos. Outros 10 pedidos de impedimento da presidente da República ainda aguardam análise jurídica da Câmara dos Deputados

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) concede entrevista
Cunha: além da análise dos aspectos formais, admissibilidade da denúncia por crime de responsabilidade envolve mas questões substanciais, notadamente a tipicidade das condutas imputadas e a existência de indícios mínimos de autoria e materialidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, indeferiu três pedidos de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Outros 10 ainda aguardam análise jurídica da Casa.
As primeiras decisões do presidente da Câmara foram publicadas na edição desta quarta-feira do Diário da Câmara dos Deputados.
Das decisões de Cunha que indeferem pedidos de impeachment, cabe recurso ao Plenário da Câmara, que pode ser apresentado por qualquer deputado, no prazo de cinco sessões.
Crime de responsabilidadeUm dos pedidos de impeachment indeferidos foi apresentado pelo advogado Marcelo Lino, de Belo Horizonte, que acusa a presidente da República por crime de responsabilidade por suposta conivência com os casos de corrupção na Petrobras apurados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

PINTOR DIZ TER MATADO MULHER QUE MÃE E COMPANHEIRA PROCURARAM COM PÁ.


Vítima se chama Renata Cristina Pedrosa Moreira, diz polícia.
Seis corpos precisam ser identificados pela investigação, diz delegado.

Do G1 São Paulo
Companheira e mãe de Renata entraram na casa do pintor em busca de pistas da filha (Foto: Will Soares/G1)Companheira e mãe de Renata entraram na casa do pintor em busca de pistas da filha (Foto: Will Soares/G1)
A Polícia Civil mostrou fotografias para o pintor Jorge Luiz Morais de Oliveira, suspeito de matar sete pessoas. Uma das fotos é a de Renata Cristina Pedrosa Moreira, de 33 anos. Segundo a investigação, ele disse no interrogatório que a matou.
Renata está desaparecida desde janeiro; família procura por ela na região (Foto: Arquivo Pessoal)Renata está desaparecida desde janeiro; família
procura por ela na região (Foto: Arquivo Pessoal)
A mãe e a companheira de Renata compraram uma pá e uma enxada e entraram na casa do pintor em  busca do corpo. Não encontraram.
Maria de Fátima Gomes Machado Pedrosa, mãe da Renata, disse que “eu deparei com esse homem, mostrei fotos da minha filha pra ele. Falou que não foi que não conhecia.”
Renata era do Rio de Janeiro e estava desparecida há nove meses. A mãe disse que ela era usuária de drogas, frequentava o lugar e o último sinal do celular foi de dentro da favela Alba.
Outra foto mostrada para o pintor foi a de Andréia Gonçalves Leão, de 20 anos, conhecida por Baianinha, e que morava na favela Alba. Segundo a polícia, o pintor também disse que a matou. Mas ele não ligou os nomes das duas mulheres com as fotos.
Antes, o pintor já havia confessado a morte do vizinho Carlos Neto de Matos Júnior. Foi o único corpo identificado até agora. A polícia quer saber quem são as outras seis vítimas e está chamando parentes de uma lista de cerca de 30 pessoas desaparecidas na região do Jabaquara.

SUÍÇA ENVIA AO BRASIL INVESTIGAÇÃO SOBRE SUPOSTA CONTA DE EDUARDO CUNHA.

André Richter – Repórter da Agência Brasil
O Ministério Público da Suíça encontrou contas bancárias em nome do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),
 e de parentes dele naquele país. A informação foi confirmada hoje (30) pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com a identificação das contas, o Ministério Público da Suíça remeteu para a PGR a investigação aberta contra Cunha, que passará a ser investigado no Brasil por suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção e suposto recebimento de propina no âmbito da Operação Lava Jato. "As informações do MP da Suíça relatam contas bancárias em nome de Cunha e familiares. As investigações lá iniciaram-se em abril deste ano, e houve bloqueio de valores", informa a procuradoria.

PRICILLA SAMPAIO É ENTERRADA NA PRESENÇA DE AMIGOS E FAMILIARES.


Jornalista da TV Morena foi sepultada em Campo Grande.
Amigos e familiares lembraram do amor que ela compartilhou.

Do G1 MS, com informações da TV Morena

Amigos e familiares se despediram nesta quarta-feira (30) da jornalista Priscilla Sampaio, que estava há sete anos trabalhando na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul. Ela faleceu durante a madrugada aos 32 anos.
O cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande, recebeu centenas de pessoas durante todo o dia, mostrando o amor que Priscilla compartilhou ao longo da vida. O enterro ocorreu às 17h (de MS).
A jornalista Rosa Cabral lembra como era a colega. “Da Pri, fica a saudade. Da Pri, fica o jeito doce e sereno que todos nós amigos, de dentro de casa, sabem”, disse.
A cunhada de Priscilla, Aline de Moraes, disse que sempre ficará um vazio com a ausência dela. “A gente não vai preencher nunca a falta que ela vai fazer, mas, pelo menos, vai ter um conforto melhor”, afirma.

MEC CONFIRMA SAÍDA DO MINISTRO RENATO JANINE.

Paulo Victor Chagas - Repórter Agência Brasil
O Ministério da Educação confirmou hoje (30) à noite a saída do ministro Renato Janine Ribeiro da pasta. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do ministério.
O ministro da Educação, Renato Janine, divulga os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) (Antonio Cruz/Agência Brasil)
O ministro Renato Janine foi informado hoje à tarde de sua saídaArquivo/Antonio Cruz/Agência Brasil
A saída de Janine do ministério ocorre em meio às negociações da presidenta Dilma Rousseff para a reforma administrativa. Para o posto, está sendo cotado o atual ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que estaria cedendo a cadeira para o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner.
Nesta quarta-feira (30), Wagner informou que, se fosse convidado para assumir o cargo, estaria à disposição para ajudar. Ele também afirmou que o trabalho de articulação políticado governo deve continuar nas mãos do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

DUAS CHAPAS SÃO INSCRITAS PARA CONCORRE À PRESIDÊNCIA DO CEARÁ.

Atual vice-presidente do clube, Robinson de Castro, e o ex-médico do time, Paulo Vasconcelos, são os candidatos


Presidência do Ceará está entre Paulo Vasconcelos e Robinson de Castro ( Foto-montagem )
Foi encerrada nesta quarta-feira, dia 30, as inscrições de chapas para concorreras às eleições da Diretoria Executiva do Ceará Sporting Club para o biênio 2016/2017.
Diferentemente de outros pleitos, quando Evandro Leitão foi aclamado como presidente, dessa vez dois candidatos surgiram para disputar o cargo de mandatário do clube alvinegro.
O atual vice-presidente e diretor de futebol do clube, Robinson de Castro, encabeça a chapa Fechado com Vozão. Enquanto o ex-médico do time alvinegro, Paulo Vasconcelos, está à frente da chapa Ceará Sempre Unido.
As eleições estão marcadas para o próximo dia 15 de outubro, na sede do clube, no Estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu. Apenas os conselheiros adimplentes até a data podem votar.

PETROBRAS AUMENTA O PREÇO DA GASOLINA EM 6%.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/polopoly_fs/1.1398710!/image/image.jpg

A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento entrou em vigor desde a madrugada de hoje. O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos. Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias. A decisão foi tomada pela companhia na noite de ontem diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias. A estatal informou o aumento por meio de comunicado. Com a disparada do câmbio, os preços dos dois combustíveis passaram a ficar mais elevados do que no mercado internacional, apesar da forte queda dos preços do petróleo no mercado externo.

PF PRENDE 26 PESSOAS POR TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS.

Policia efetuou prisões em Camocim.
Grupo era beneficiado por liminares concedidas durante os plantões do TJCE

A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas, com ramificação em cinco países, que era comandada a partir do Ceará. Ao todo, 26 pessoas foram presas, na manhã de ontem. Entre eles estão empresários de diversos setores. Apenas cinco estavam no Rio Grande do Norte. Todo o restante do grupo foi capturado nos municípios cearenses de Caucaia, Trairi, Camocim e Tianguá, além de Fortaleza.

As investigações revelaram que a quadrilha agia com o suporte de desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que beneficiavam membros do grupo que eram presos com liminares vendidas por R$ 150 mil.

De acordo com o superintendente da PF no Ceará, delegado Renato Casarini Muzy, com a soltura de alguns deles, a PF obteve informações sobre a venda de liminares no TJCE, dando início à Operação Expresso 150, que resultou na investigação de quatro desembargadores e dez advogados e na aposentadoria compulsória de um juiz. “Trata-se de um grupo acostumado a corromper policiais e servidores públicos, pagando diversas quantias em dinheiro para obter benefícios”, disse o delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Janderlyer Gomes.