Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

UPPs PODEM AJUDAR SÃO PAULO, DIZ ESPECIALISTA.

 

Instalação de unidades pacificadoras em áreas violentas, como acontece no Rio, pode minimizar criminalidade, mas é preciso estudo
Agentes do Bope brincam com crianças após ocupação de favelas nos Complexos de Manguinhos e Jacarezinho, no Rio, em outubro / Sandro Vox/Folhapress Agentes do Bope brincam com crianças após ocupação de favelas nos Complexos de Manguinhos e Jacarezinho, no Rio, em outubro Sandro . A instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) em algumas regiões da cidade de São Paulo poderia ser uma das formas para minimizar a onda de violência que atinge a capital e cidades do entorno, segundo acredita o general Augusto Heleno, consultor de segurança da Band. Apesar disso, é preciso que seja feito um estudo detalhado, levando em consideração alguns aspectos da cidade, entre eles o geográfico.

“Em termos de presença policial não há dúvidas de que a UPP daria certo em São Paulo. O governo instala a unidade com o efetivo que julgar necessário e tem a presença permanente da polícia junto da população. Assim, os policiais passam a patrulhar a área delimitada com mais eficiência, a ter informações atualizadas dessa região e mais controle sobre ela. É óbvio e isso tem que dar certo”, explica o consultor.

Entretanto, o general afirma que incidentes nessas áreas são esperados enquanto acontece essa instalação. “Pode acontecer desavenças entre parte da população e a força de segurança ao longo dessa instalação. Mas, brevemente, haverá êxito”, diz Augusto Heleno, que participou de uma ação parecida no Haiti, quando o Exército brasileiro atuava na reestruturação do país caribenho.

Exemplo do Haiti
“A experiência de UPP começou no Haiti. Foi a primeira vez que se pensou nisso. O comandante da força brasileira na ocasião propôs a ocupação permanecente do Exército dentro de uma favela em Porto Príncipe. Na época, tínhamos notícias de que os criminosos espalhavam medo e afirmavam que os soldados não eram capazes de atuar permanentemente na região”, relembrou.

A partir da proposta, a brigada brasileira invadiu um quartel que ficava no centro da favela e começou a atuar. A ação teve êxito e os militares conseguiram se aproximar e conquistar a confiança da população. O patrulhamento intensivo reduziu números da criminalidade na capital haitiana.

Em 2008, as UPPs começaram a ser implantadas no Rio de Janeiro, com apoio do Exército brasileiro. Atualmente, são 28 unidades instaladas e 30 comunidades pacificadas. Entretanto, o general reforça que “as condições de cada cidade nunca se repetem. É preciso estudar bem as particularidades de cada região antes de iniciar o processo de pacificação”.

Comparativo
Entre os problemas destacados, Heleno explica que as UPPs consomem grande efetivo policial. “No caso de São Paulo, as comunidades são gigantescas, o que vai exigir um grande efetivo e pode tirar esse pessoal de outras regiões. Essa talvez seja a maior restrição. O Rio de Janeiro ainda tem esse problema. O Estado está formando policiais em curto prazo para atender a demanda”, explica.

Além disso, o consultor constata que há outras barreiras a serem enfrentadas quando se compara as duas capitais. No Rio, várias facções disputam o comando de favelas. Assim, no caso de fuga de traficantes de uma área pacificada, eles não podem migrar para qualquer outra região, pois podem ser mortos por outros traficantes. “Em São Paulo há uma espécie de uniformidade, o que pode facilitar a migração desses criminosos”, diz.

Problemas diferentes
Por isso, o general acredita que as ações desse tipo precisam ser estudadas antes de serem efetivadas. “São problemas diferentes, não podemos tratar todos da mesma maneira. A instalação de uma UPP requer estudo apurado, mas negar a validade de qualquer ação que se aproxime da maneira de atuar de uma unidade pacificadora é muito difícil”, afirma o consultor.

“A presença de policiais em um efetivo muito maior do que o normal é sempre uma forma de inibir e combater a criminalidade. Em condições normais, a média é de um policial para cada 300 ou 400 habitantes, no caso das UPPs, como a da Rocinha, por exemplo, a média é de um policial para cada 50. Com certeza, esse é um número a ser considerado”, finaliza o consultor.fonte:band noticias/jardim das oliveiras blog

MARCOS ASSUNÇÃO PROMETE LUTA E PEDE CALMA À TORCIDA.

 

Volante não critica erros individuais e exalta união do time na fase ruim
Volante garante que clube pode fugir do rebaixamento / Cesar Greco/Folhapress  A situação do Palmeiras no Brasileirão é caótica. Faltando quatro rodadas para terminar a competição, a equipe está sete pontos atrás do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, e três atrás do Sport, 17º colocado.


Mesmo assim, o volante Marcos Assunção ainda acredita na salvação, promete lutar até o fim e pede união ao elenco.



“O grupo é unido e fechado. Estamos juntos, e todo mundo errou. Não tem que buscar a falha de um ou outro, se não fizemos na frente, é porque erramos ao não marcar atrás. Temos de estar juntos. Vamos firmes até o final”, disse ele.



Com o empate contra o Botafogo, no último domingo, a revolta da torcida aumentou, 
inclusive com ameaças de morte ao presidente Arnaldo Tirone. Para o camisa 20, é o momento dos palmeirenses terem calma.


“Entendo a chateação, o nervosismo porque a situação não é boa, mas enquanto houver o mínimo de chances, temos de estar juntos. Não é o momento de violência, nenhum momento é, este não é o caminho. Acho que o time jogou bem, lutou, batalhou, criou chances, mas não conseguimos. Entendo perfeitamente a chateação, mas violência só é ruim para o Palmeiras”, completou.
fonte:esporte da band/jardim das oliveiras blog

OBAMA TEM 48% DE ROMNEY NO VOTO POPULAR,DIZ PESQUISA.

Resultado é de empate técnico, segundo Reuters/Ipsos.
Candidatos buscam votos de indecisos a um dia da votação.


O presidente dos EUA, Barack Obama, tem 48% das intenções de votos, contra 46% do republicano Mitt Romney, segundo a sondagem diária Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira (5), um dia antes das eleições presidenciais.
O resultado, de empate técnico, mostra o equilíbrio dos dois candidatos no voto popular.
A pesquisa ouviu 4.725 eleitores que devem ir às urnas em todo o país.
saiba mais

A marcgem de erro é de 3,4 pontos para cima e para baixo.
Obama e Romney fazem campanha nesta segunda tentando garantir votos nos estados indecisos, que podem garantir a vantagem necessária para uma vitória no colégio eleitoral, e nos quais o democrata tem ligeira vantagem.fonte:g1 com agencia internacional/jardim das oliveiras blog

DILMA HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA E ENTREGA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL A 41 PREMIADOS.

 

 

Brasília - Espaço de lançamento de programas governamentais com autoridades da política e da economia, o Salão Nobre do Palácio do Planalto foi ocupado hoje (5) por artistas e intelectuais durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural. No total, foram 41 premiados entre intelectuais e instituições.
Todos os anos, a Ordem do Mérito Cultural homenageia uma personalidade. Este ano, o escolhido foi o compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, pelo centenário de seu nascimento. Mandacarus, planta comum no Nordeste, compunham a decoração e músicas interpretadas pelo Rei do Baião foram tocadas durante a cerimônia. Elba Ramalho e Chambinho do Acordeão entoaram Asa Branca, música consagrada na voz de Gonzaga.
“Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre. A cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra  manifestação da atividade humana”, destacou a presidenta Dilma Rousseff. “Acultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, criações e inovações de diferentes etnias e costumes”, completou a presidenta.
Entre os agraciados na edição 2012 do maior prêmio da cultura nacional estão artistas conhecidos como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.
Entre as personalidades premiadas por atuar em trabalhos sociais está o cacique Almir Suruí, reconhecido internacionalmente por ter denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) a exploração ilegal de madeira em terras indígenas e por lutar pelos direitos dos índios.
O Movimento Gay de Minas Gerais, o Museu Histórico Nacional, a Orquestra Popular Bomba do Hemetério e o Bloco Afro Olodum estão entre as instituições premiadas.
A lista completa dos agraciados está no site do Ministério da Cultura. A ministra Marta Suplicy destacou a dificuldade de selecionar os homenageados em um país com tantos talentos. "A dificuldade é grande, mas creio que contemplamos entre eles alguns que já são consagrados pela população e outros já notáveis pela atuação em seus segmentos."
Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra foi dada pela presidenta da República.
A homenagem aos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural será encerrada com um jantar oferecido pela presidenta Dilma Rousseff hoje (5) no Palácio do Planalto.fonte:agencia brasil/jardim das oliveiras blog