O que dizem as cenas chocantes do 'ataque químico' na Síria
Os vídeos não param de ser compartilhados na internet. Eles mostram o que pode se transformar em um dos capítulos mais terríveis da guerra na Síria, com cenas que muitos afirmam ser de um ataque químico que matou centenas de pessoas.
Os Estados Unidos afirmaram que estão analisando se realmente foram usadas armas químicas em ataques nos subúrbios de Damasco na quarta-feira.
Mas, à medida que começa vir à tona o que realmente aconteceu, especialistas se dizem cada vez mais convencidos de que realmente foi usado um gás neurotóxico.
Dezenas de vídeos amadores podem ser vistos online sobre o suposto ataque químico. Apesar de o material não ter sua fonte verificada, ele dá indícios para entender o que aconteceu.
Horário
Em primeiro lugar, o horário do ataque está se confirmando: ocorreu na madrugada.
Isso porque alguns dos que morreram estavam de pijamas. E sobreviventes disseram terem sido acordados com as explosões no meio da noite, quando ainda estavam em suas camas.
"Estávamos dormindo quando fomos atacados", disse um garotinho. "Minha mãe colocou roupas nos nossos olhos, estava queimando. Meu pai gritava ‘saim, saim’. Vimos uma pessoa morta enquanto a gente saía de casa. Minha mãe desmaiou, e meu pai começou a chorar. Ele me colocou em um carro, e o carro saiu. Eu não sei onde ele está. Eu não sei onde nenhum deles está."
Um vídeo mostra luzes que parecem ser de ambulâncias com a sirene ligada, aparentemente saindo em disparada da área que foi atacada.
Outra gravação mostra vítimas deitadas na calçada sendo lavadas metodicamente, aparentemente em uma tentativa de descontaminá-las.
Dentro de um hospital improvisado, onde as vítimas são tratadas freneticamente, pode-se ouvir o tradicional chamado para a oração matinal dos muçulmanos, que costuma ocorrer 45 minutos antes do nascer do sol.