Powered By Blogger

sábado, 22 de março de 2014

IDOSA DE TAUBATÉ-SP COMEMORA 105 ANOS COM FESTA PARA FAMÍLIA.

 

Centenária diz não ter dica para longevidade, mas destaca fato de viver feliz.
Família de Beatriz Araújo tem 24 filhos e 150 netos, bisnetos e tataranetos.

Do G1 Vale do Paraíba e Região/JOCC

Idosa de Taubaté comemora 105 anos com festa para a família (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Família fez festa para comemorar o aniversário de Beatriz Araújo. (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
Uma idosa de Taubaté comemora neste sábado (22) seus 105 anos e ganhou de presente uma festa com a família, que conta com 24 filhos e 150 netos, bisnetos e tataranetos. Além de ultrapassar a barreira dos 100 anos, a idosa Beatriz de Araújo, que nasceu em 1909, também supera a expectativa de vida do brasileiro que é de 74 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
A "Avó Beata", como os parentes gostam de chamar a idosa, disse que não tem nenhuma receita específica para a longevidade, mas se mantém ativa e afirmou que viver com felicidade é um fator diferencial. "Cheguei nessa idade porque Deus quis. Gosto de fazer doce de mamão, canjica. Eu sou muito feliz", disse.

OCUPAÇÕES NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO SERÃO POR TEMPO INDETERMIDADO,AFIRMA PM.


Porta-voz da PM divulgou vídeo no YouTube para esclarecer ocupações.
Tenente-coronel ratificou que governo não recuará na política de pacificação

Do G1 Rio/JOCC

O Governo do Rio de Janeiro divulgou na tarde deste sábado (22) um vídeo em que o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio Costa, explica as grandes operações policiais que entraram em curso na noite de sexta-feira (21) na capital. Ele afirmou que as ocupações serão "por tempo indeterminado". As comunidades ocupadas são Parque União e Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, Manguinhos, na Zona Norte do Rio, e os morros do Juramento e Juramentinho, em Vicente de Carvalho, Para Pedro, no Colégio, e Chapadão, em Costa Barros, todos no Subúrbio.

O oficial explicou que as comunidades alvo das operações "estão dominadas por uma determinada facção criminosa que vem atacando as Unidades de Polícia Pacificadora". Ele enfatizou que o governo não irá recuar na política de pacificação e convocou a população a ajudar no combate aos criminosos por meio de denúncias sobre localização de bandidos, armas e drogas.

O governo do Rio aguarda o envio de tropas federais para apoiar a polícia nas operações. O pedido de auxílio foi feito pelo governador Sérgio Cabral diretamente à presidente Dilma Rousseff.  A assessoria da Secretaria Estadual de Segurança informou que o esquema de reforço do Exército nas comunidades cariocas será definido em uma reunião na segunda-feira (24). O encontro deve reunir representantes do governo do estado, o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, e o chefe do estado-maior das Forças Armadas, José Carlos de Nardi.

MAIOR CRISE HÍDRICA DE SÃO PAULO EXPÕE LENTIDÃO DO GOVERNO E SISTEMA FRÁGIL.



Sistema Cantareira (Reuters)
Não só o verão seco e de calor intenso explica a crise; Faltou ação do governo, diz o Ministério Público
No dia 1º de fevereiro, 8,8 milhões de paulistanos foram surpreendidos por uma novidade: se consumissem 20% menos água, ganhariam desconto de 30% na conta seguinte. O bônus faz parte das medidas emergenciais adotadas pelo governo do Estado durante a pior crise hídrica vivida por São Paulo na sua história recente. A princípio, o bônus valeria até setembro, mas, em março, foi estendido até o fim do ano. O significado da prorrogação é claro: o problema é grave e não há previsão de quando será resolvido – e a situação pode piorar.
Após o verão mais quente e seco em sete décadas, o nível do principal conjunto de reservatórios da região metropolitana, o Sistema Cantareira, chegou a 14,6% na última sexta-feira, o mais baixo desde que foi criado, em 1974. O comitê anticrise, formado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), estima que o Cantareira se esgotará pela primeira vez em junho, se nada for feito.

Mas a situação não é tão incomum. Maria Assunção Silva Dias, pesquisadora de Ciências Atmosféricas da USP, diz à BBC Brasil que São Paulo já viveu períodos graves de escassez. “Não é nem preciso falar em mudanças climáticas. Existe a variabilidade normal do clima", afirma Dias. "Desde 1930, tivemos vários anos de precipitação bem abaixo da média, alguns deles seguidos. Se aconteceu no passado, pode acontecer de novo. Não é surpresa."O governo de São Paulo aponta como razão o clima. "Com mudanças climáticas, tem ano em que chove demais e, em outros, de menos", afirmou o governador Geraldo Alckmin em entrevista à rádio Bandeirantes. "É uma situação excepcional."
Entre 2009 e 2013, São Paulo viveu a situação contrária, com chuvas até 30% acima da média. Era natural, diz a especialista, que em seguida viesse um período de seca. "Tinha-se a ideia de que havia autossuficiência de água em São Paulo, mas não é verdade”, afirma Dias. “A crise expôs a fragilidade do sistema, que opera no limite. Bastaram três meses de pouca chuva para ver que ele não se sustenta."

DESCONHECIMENTO POPULAR SOBRE ÀGUA É PROBLEMA A SER ENFRENTADO,DIZ ONG.


 rios
  

Neste sábado (22), dia em que se comemora o Dia Mundial da Água (22), é importante lembrar que um dos principais problemas que o Brasil precisa enfrentar é a falta de conhecimento da população sobre a realidade dos recursos hídricos no país, afirma o coordenador do Programa Água para a Vida da organização não governamental (ONG) WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas.

Para ele, a população está muito distante do tema água, que só chama a atenção quando há uma crise instalada. “As pessoas não procuram se informar de onde vem a água que consomem e o que podem fazer para garantir o abastecimento, há um desconhecimento geral. Os governantes têm sua culpa, as empresas e a mídia, também, e essa falta de esclarecimento reflete no cidadão.”
Kimura cita a pesquisa que o WWF faz a cada cinco anos sobre a percepção dos brasileiros sobre a água. Na última, em 2012, mais de 80% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar da ANA[Agência Nacional de Águas], que é o órgão regulador dos recursos hídricos. "Há consciência sobre como economizar e de que pode faltar água. Mais de 70% das pessoas sabem dos problemas, mas o desconhecimento ainda é grande”, disse o especialista.

VENDEDOR É MORTO POR CAUSA DE R$ 5

LATROCÍNIO

delegada Lindalva Lima
A delegada Lindalva Lima, titular do 3º DP (Otávio Bonfim), autuou o acusado em flagrante por latrocínio (roubo seguido de morte)
HELOSA ARAÚJO
O vendedor ambulante Francisco Marquez Araújo de Sousa, 51, foi morto, na madrugada de ontem, no bairro Parque Araxá, após ser torturado e espancado por dois usuários de drogas, que roubaram a quantia de R$ 5,00. Um dos acusados foi preso por inspetores do 3º DP (Otávio Bonfim) e autuado em flagrante pela delegada Lindalva Lima, pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
Segundo o inspetor Maciel, o crime ocorreu por volta das 4 horas da manhã, na casa do vendedor de salgados, situada na Rua Francisca Clotilde. Conforme as investigações, o acusado, identificado como Wesley de Sousa Martins, 19, foi até a casa da vítima e pediu que ela abrisse a porta.
O inspetor relatou que, como o vendedor conhecia o acusado, abriu a porta, mas não sabia que Wesley estava com um comparsa, identificado pelo apelido de 'Pé de Pano', que começou a agredi-lo e asfixia-lo com um fio.
De acordo com a Polícia, Francisco Marquez ainda lutou com os dois homens, mas acabou morto. O corpo foi arrastado e deixado a cerca de 50 metros da casa da vítima. O cadáver do vendedor só foi encontrado nas primeiras horas da manhã. Conforme Maciel, a vítima era conhecida e muito querida na região.

MANIFESTAÇÕES REALIZADOS NA TARDE DESTE SÁBADO DIA 22 EM FORTALEZA-CE TERMINAM SEM CONFLITOS.

CENTRO DE FORTALEZA

Os grupos se reuniram para a 'Marcha da Família com Deus' e 'Marcha Antifacista'


manifestação
Movimentos
Policiais evitaram que membros dos diferentes movimentos entrassem em confronto
FOTO: WILTON RODRIGUES
Com faixas, cartazes e palavras de ordem, cerca de 100 manifestantes participaram da 'Marcha da Família com Deus'. A mobilização aconteceu por volta das 15h, em frente ao quartel da 10ª Região Militar. Os participantes expuseram a insatisfação com o atual governo federal, chegando a defender aintervenção das Forças Armadas.
O Coronel reformado do Corpo de Bombeiros,Davi Azin, disse que a concentração se deu de forma espontânea. Ele lembrou que o ato em Fortaleza seguiu outras marchas defensoras da ação militar, que aconteceram em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. 
"Nosso principal objetivo é fazer com que a população entenda que vivemos numa ditadura. isso se dá porque o Poder Executivo tem hoje o controle do Legislatico e do Judiciário, disse Davi, ao fazer referência aos recenter episódios envolvendo ministros e parlamentares no processo do Mensalão
O número de pessoas reunidos a favor dos militares foi superior ao grupo que protestava contra a 'Marcha da Família com Deus'. NoPasseio Público, cerca de 70 pessoas se reuniram para a 'Marcha Antifacista'. 
O engeheiro agrônomo, João Antero, de 72 anos, participou da concentração no Passeio Público e se disse contra a marcha pró-militares. "Eu acho que esse movimento da Marcha da Família com Deus é um retrocesso. Nós passamos por um período difícil na ditadura, em que o povo tinha a dificuldade de se manifestar livremente. Se eles querem criar um clima favorável aos militares, as forças democráticas tem que se manifestar para demonstrar a insatisfação com o movimento. Apesar de achar que os movimentos são legítimos", comentou.