Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de março de 2014

CONSIDERADA A MAIS VELHA DO MUNDO.JAPONESA CELEBRA 116 ANOS.


Misao Okawa ganhou bolo decorado nesta quarta. Ela atribui sua longevidade a uma dieta saudável e estilo de vida tranquilo

REUTERS
A japonesa Misao Okawa celebra 116 anos e é considerada a pessoa mais velha do mundo
Foto:  Kyodo/REUTERS
Rio - Misao Okawa, uma japonesa considerada a pessoa mais velha do mundo, fez 116 anos nesta quarta-feira e comemorou saboreando um bolo decorado com morangos e velas. A japonesa atribui a sua longevidade a uma dieta saudável e muito descanso. Ela nasceu em 1898, o ano em que os Estados Unidos anexaram as ilhas havaianas, uma nova bebida chamada Pepsi-Cola foi lançada e o USS Maine explodiu no porto de Havana.
Aceitando um buquê de simpatizantes em uma pequena festa na casa de repouso onde vive, na cidade de Osaka, Ohkawa sentou-se próxima ao bolo, decorado com "116" em velas, que considerou "delicioso". Ela usava um quimono rosa com flores e um casaquinho azul para o evento. Questionada se estava feliz por viver tanto tempo, ela respondeu, segundo um jornal: "Mais ou menos."
Filha de um comerciante de tecidos de Osaka, nascida em 1898, no mesmo dia que o líder revolucionário chinês Zhou Enlai, ela casou-se em 1919. Dois de seus três filhos ainda estão vivos, ambos em seus 90 anos.

GOVERNO VAI ENVIAR PROJETO DAS MANIFESTAÇÕES AO CONGRESSO EM REGIME DE URGÊNCIA.

O governo vai encaminhar na próxima semana ao Congresso Nacional o projeto para regulamentar manifestações populares, segundo informou hoje (5) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele acrescentou que a proposta vai ser apresentada em regime de urgência constitucional.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala do projeto para conter violência em manifestações de rua (Elza Fiúza/Agência Brasil)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, garante que sua proposta não vai limitar a liberdade de expressãoElza Fiúza/Agência Brasil
"Estamos neste momento, Ministério da Justiça e Casa Civil, nos aspectos finais da iniciativa. Acredito que, no início da semana que vem, nós já encaminharemos ao Congresso Nacional o [projeto de lei em] regime de urgência constitucional, justamente porque nós acreditamos que haverá todo um conjunto de situações que podem ser enfrentadas a partir da aprovação deste projeto de lei", disse Cardozo, após o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema é Fraternidade e Tráfico Humano.
Como já havia sido divulgado anteriormente pelo governo, o projeto prevê o endurecimento das penas aplicadas aos condenados por crimes previstos no Código Penal que forem cometidos durante protestos, como os que, desde junho de 2013, tomaram as ruas das principais cidades do país. Também prevê a proibição do uso de máscaras e a necessidade de prévia comunicação de atos ou reuniões públicas.

'MENINA DOS OLHOS DE CHÁVEZ', CIDADE-MODELO SOBREVIVE COM ESPELHO DE PROJETO SOCIALISTA.


Margarita Fórnica
Sem investir um centavo, Margarita Fórnica recebeu um apartamento com três dormitórios
Desabrigada durante as chuvas que assolaram a Venezuela em 2010, Margarita Fórnica, de 38 anos, se apertava com o marido e os cinco filhos num refúgio compartilhado com outras centenas de famílias em Caracas, que assim como ela, perderam tudo em um deslizamento de terra.
"Tinha comprado geladeira e fogão, estavam novinhos, mas tivemos que deixar tudo para atrás. Só deu tempo de pegar os documentos. Chegamos ao abrigo só com a roupa do corpo", relata.

"Ele me contava que estava levando material de construção para uns condomínios lindíssimos e me dizia: isso deve ser para gente rica".Margarita, que vinha de uma situação precária de moradia, viu suas condições de vida piorarem ainda mais no refúgio improvisado. Durante meses, dormiu com as notícias que o esposo trazia do trabalho.
Essa venezuelana permaneceu nove meses no refúgio, até que foi escolhida, entre outras 1.700 famílias, a morar na recém criada Cidade Caribia – conjunto habitacional idealizado por Hugo Chávez.
"Mal sabíamos que um daqueles apartamentos de luxo que meu esposo tanto falava seria nosso", relata Margarita, com os olhos marejados. Sem investir um centavo, essa venezuelana recebeu um apartamento com três dormitórios, dois banheiros, sala, cozinha e todos os móveis e eletrodomésticos básicos. A janela de seu quarto tem vista ao mar.

REDAÇÃO: CARTA


Cartas pessoais é uma das opções existentes.
Cartas pessoais é uma das opções existentes.
Quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma declaração de amor, despedirmo-nos, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato...ali está a carta!
Essa forma de produção textual existe desde que o homem necessita de comunicação à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos.
Aqui no Brasil, temos a carta-registro de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando o descobrimento das novas terras.
As cartas ditas “sociais” eram mais comuns antes do advento da tecnologia. No entanto, com a evolução da informática, hoje temos o e-mail, veículo de informação que transporta vários tipos de cartas a todo o momento.

TRANSMISSÃO DA AIDS.

Vírus HIV
Vírus HIV


Em razão da fragilidade do tecido que reveste o ânus, facilitando a ocorrência de rupturas e sangramentos, homens homossexuais, profissionais do sexo e pessoas promíscuas (além dos usuários de drogas injetáveis) eram reconhecidos como o grupo de risco da AIDS. Atualmente, este quadro vem mudando, apresentando um aumento das taxas de heterossexuais contaminados, inclusive entre pessoas casadas; revelando proporções que variam entre 1 e 3 homens heterossexuais soropositivos para cada mulher soropositiva.
AIDS é transmitida pelo contato desprevenido com o sangue, sêmen, leite materno, e fluidos vaginais infectados pelo vírus. Por tal motivo, o uso de instrumentos perfurocortantes sem terem sido previamente esterilizados, transfusão de sangue contaminado; sexo oral, anal e vaginal sem uso de camisinha; e gravidez, parto e aleitamento de bebê cuja mãe é portadora, são as principais formas de contágio.
Considerando esses aspectos, o uso da camisinha é essencial para evitar o contágio da AIDS por meio de relações sexuais; e mães soropositivas, assim como todas as gestantes, devem fazer o pré-natal. O uso do remédio AZT pela mãe portadora diminui consideravelmente os riscos de contaminar o bebê.
Por meio desses fluidos, o vírus penetra no corpo, infectando as células do sistema imune, primariamente linfócitos T que expressam moléculas CD4 em sua superfície. Lá, replica-se, bloqueando a síntese de proteínas importantes para o metabolismo e suprimindo genes responsáveis pelo reparo nas alterações do DNA. Assim, compromete o sistema imune ao longo do tempo, deixando o indivíduo vulnerável à ação de outras doenças, ditas oportunistas, como tuberculose e infecções fúngicas.

UNIDOS DA TIJUCA É A CAMPEÃ NO RIO DE JANEIRO EM 2014.


Enredo 'Acelera, Tijuca' prestou homenagem ao piloto Ayrton Senna.
Escola de Paulo Barros conquista o terceiro título em cinco anos.

Do G1 Rio/jardim das oliveiras camocim ceara

Unidos da Tijuca fez homenagem a Ayrton Senna (Foto: G1)
Unidos da Tijuca é novamente a campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. A vitória veio com a apuração das notas na tarde desta quarta (5), na Praça da Apoteose, e foi uma disputa décimo a décimo. A Unidos da Tijuca terminou com 299,4 pontos, apenas 0,1 a mais que o vice-campeão Salgueiro.
O terceiro título em cinco anos – os outros haviam sido em 2010 e 2012 – consolida a escola do carnavalesco Paulo Barros entre as grandes do carnaval carioca. Ao todo, é a quarta conquista na história, já que a escola venceu também em 1936.
A conquista confirma o ditado de que os últimos serão os primeiros, pois a escola azul e amarela foi a última entre as doze a entrar na avenida – o desfile terminou às 5h36 de terça-feira (4).
Ultrapassar todas as concorrentes tem tudo a ver com o tema do desfile deste ano. Com o enredo "Acelera, Tijuca!", a Unidos da Tijuca lembrou os 20 anos da morte de Ayrton Senna e lançou um desafio: quem seria capaz de vencer o tricampeão da Fórmula 1?
A agremiação do Borel convocou personagens velozes para disputar uma corrida. Speed Racer, Ligeirinho, Papa Léguas, Sonic, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista (do desenho "Corrida Maluca") e outros "correram" com atletas, pilotos e invenções do homem, como o trem bala e a internet.
Os 3,6 mil componentes vieram divididos em 34 alas. Na pista da Sapucaí, passaram figuras como animais velozes, máquinas potentes, super-heróis e aviões supersônicos. Os integrantes da bateria vieram fantasiados de mecânicos, acompanhados da rainha Juliana Alves.

CARNAVAL TERMINA COM POCA CHUVA.



Image-0-Artigo-1559311-1
Castanhão, maior reservatório do Estado, está apenas com 37,72% de sua capacidade total
FOTO: ELLEN FREITAS
Com prognóstico da Funceme de precipitações abaixo da média, situação de açudes é preocupante
Limoeiro do Norte O tempo em boa parte do Estado durante o feriadão de Carnaval foi de sol e muito calor, mantendo assim a previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Hoje e amanhã, o tempo deverá ser favorável para chuvas isoladas em todas as regiões, porém, para o fim de semana, essas ocorrências devem diminuir.
Mas no último dia de Carnaval choveu em 55 municípios do Ceará. As precipitações ocorreram por conta da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano Atlântico, favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas na faixa litorânea, na região da Ibiapaba e no sul do Estado.
As maiores precipitações foram registradas na Região do Cariri. No Crato choveu 77 mm no período de 7 horas do dia 3 deste mês às 7 horas de ontem. Em Mauriti foram registradas chuvas de 63 mm e em Caririaçu 41 mm. Em Juazeiro do Norte o volume de chuvas ficou em 36 mm. O Litoral de Fortaleza registrou chuvas isoladas, na faixa que vai de Caucaia a Beberibe, sendo a maior precipitação em Aquiraz (31mm).
Na região da Ibiapaba choveu em três municípios, sendo eles Viçosa do Ceará (34 mm), Guaraciaba do Norte (33.2) e Forquilha (3.8 mm). No litoral Norte, houve chuva nas cidades de Granja (10 mm) e Meruoca (3 mm). O posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical deixará o estado do Ceará com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões nesta quarta e quinta feira.