Powered By Blogger

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CAMPOS DE PRÉ-SAL BATEM NOVO RECORDE.


O Boletim de Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado ontem, mostrou que os campos da região do pré-sal da Bacia de Santos, em São Paulo, bateram recorde de produção, em dezembro do ano passado, com a extração diária de 346,1 mil barris de petróleo e 12,1 milhões de metros cúbicos de gás natural. Com isso, a produção total do pré-sal atingiu, naquele mês, 422,1 milhões de óleo equivalente (petróleo e gás natural) por dia, com aumento de 2,5% em relação a novembro.
De acordo com o documento, a produção foi extraída de 28 poços dos campos de Baleia Azul, Caratinga e Barracuda, Jubarte, Linguado, Lula, Marlim, Voador, Marlim Leste, Pampo, Pirambu, Sapinhoá e Trilha. O Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, continuou como o maior na produção de petróleo do País, com uma média diária de 280,2 mil barris. Já o Campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com um volume de 6,3 milhões de metros cúbicos diários.

BRASIL EXAMINARÁ LEI AGRÍCOLA DOS EUA 'COM LUPA' ANTES DE ADOTAR SANÇÕES POR ALGODÃO.



Plantação de algodão, em foto de arquivo (Reuters)
Brasil critica subsídios ao algodão dado pelos EUA a produtores
O governo brasileiro vai examinar "com lupa" a lei agrícola aprovada na Câmara dos Representantes dos EUA para avaliar se a legislação desmantela os subsídios ao algodão - conforme reivindicações de produtores brasileiros do setor, amparadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
A manutenção de mecanismos que distorçam o comércio mundial do algodão pode levar a retaliações do lado brasileiro que já foram autorizadas em 2010 pela OMC. As medidas só não entraram em vigor porque os dois países concordaram em não agir unilateralmente enquanto nova legislação não fosse aprovada pelo Congresso americano.

"Vamos ver (a legislação) com muito cuidado, com lupa, para ter certeza de que as nossas preocupações foram atendidas", afirmou."A retaliação está sobre a mesa, ela é uma possibilidade real", disse o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, após se reunir em Washington com o representante dos EUA para o Comércio, Michael Froman.

Insatisfação

Figueiredo disse que as autoridades indicaram para o governo brasileiro que a nova legislação deve atender às reivindicações brasileiras no sentido de desmantelar os subsídios ao algodão.

DOENÇA RARA FAZ MULHER PARECER TER O CÉREBRO FORA DA CABEÇA.

 

Lesão atinge a pele, fazendo com que couro cabeludo apresente dobras.
Tratamento se dará por meio de cirurgia para retirada da lesão.

Do G1 Santarém/jardim das oliveiras camocim ceara

Márcia Lobato, de 35 anos, moradora deSantarém, oeste do Pará, nasceu com uma doença rara denominada Cutis verticis gyrata, que consiste em um transtorno congênito ou adquirido, que faz com que o couro cabeludo apresente dobras e diminua os cabelos na parte afetada. A doença é uma dermatose que se assemelha à forma do cérebro.
O transtorno pode surgir no nascimento ou após alguma doença ou sinal na pele. Márcia tem quase metade da cabeça afetada.
A paciente atualmente faz tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), mas por muito tempo ficou sem saber do que realmente se tratava. "Sempre considerei um sinal. Quando fui a Belém, descobriram um nervo gigante e, agora, um angioma gigante", declarou.

MINISTÉRIO NEGA RELAÇÃO DE APAGÃO COM ALTA DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.


 Regiões mais afetadas foram Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

ONS afirmou que curto-circuito em linha de transmissão iniciou apagão.


Do G1, em Brasília/jardim das oliveiras camocim ceara


  •  
VALE ESTE arte apagão regiões (Foto: Arte G1)
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, descartou nesta terça-feira (4) que a falha registrada mais cedo, e que provocou apagão em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Tocantins, no Norte, esteja relacionada com o aumento do consumo de energia nas últimas semanas, provocado pelo calor.
Pouco depois da entrevista, na qual Zimmermann não soube informar o que provocou o problema, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou em comunicado oficial que o apagão iniciou-se após um curto-circuito numa linha de transmissão localizada no Tocantins.
Ao todo, 11 estados foram atingidos. O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, calcula que 6 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão. Para isso, ele considerou a média de densidade populacional de todos os estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, com quatro moradores por residência atingida. Seriam, portanto, 1,5 milhão de unidades consumidoras, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

AGRICULTORES INICIAM PLANTIO MESMO SEM INVERNO ESTA CONFIRMADO NO CEARÁ.

TRABALHO NO CAMPO



Image-0-Artigo-1537375-1
Na localidade de Barra do Bento, zona rural de Canindé, os agricultores ficaram animados com as últimas chuvas. Eles reúnem a família para o plantio das sementes adquiridas com recursos próprios
ANTÔNIO CARLOS ALVES
Regional
Trabalhadores rurais fizeram os cadastros em suas cidades, para terem direito ao seguro safra, caso tenham perdas em decorrência da seca
Crateús .Começou a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar no Ceará. Até o dia 15 deste mês, chegarão às mãos de 130 mil agricultores cearenses 4 mil toneladas de sementes. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) não tem um número exato dos agricultores já contemplados e do percentual de sementes já entregues, posto que a distribuição começou na última quarta-feira, pelo Cariri e ontem na maioria das regiões. Muitos agricultores já estão plantando, animados com as chuvas caídas nos últimos dias, no final da pré-estação e início de fevereiro, quando começa a estação chuvosa.
Com as chuvas que caíram nos últimos dias de janeiro, agricultores de algumas regiões do Estado iniciaram o plantio, especialmente no Cariri e Centro-Sul. Nos Inhamuns e Sertões de Canindé, o cenário no campo também já é outro. A alegria chegou ao sertão.

CEARÁ PODE RECEBER UNIVERSIDADE FEDERAL NA REGIÃO NORTE.

Com criação, Estado terá 4 universidade federal


O Ceará poderá receber uma nova universidade federal, a quarta do Estado. A ideia é que seja criado um campus da Universidade Federal do Ceará na região Norte do Estado a partir do campus de Sobral. O deputado José Guimarães (PT-CE) e o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, reuniram-se na manhã desta terça-feira (4), em Brasília, para discutir o avanço do programa de expansão do ensino superior no Estado. "Estamos levando desenvolvimento ao interior por meio da democratização do conhecimento. É visível o entusiasmo nas cidades que recebem a universidade”, comentou o reitor. 
Entre os planos traçados, estão a implantação de um campus avançado da UFC em Itapipoca e outro da UFCA em Iguatu. “Aos poucos, vamos cobrir o território cearense e oferecer educação pública e de qualidade ao jovens de todo o Estado”, defendeu Guimarães. “O Ceará merece esse investimento. Estamos fazendo um esforço por um projeto mais do que justo”, comentou Farias.O Ceará já conta com a UFC, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

MULHERES DO CEARÁ TÊM MAIS RISCO DE TER CÂNCER DE ESTÔMAGO.

Pesquisa aponta que o risco é de 10,43 por 100 mil habitantes cearenses



câncer
São esperados 1.820 casos de câncer de estômago no Nordeste
ARQUIVO
As cearenses têm a maior taxa de risco estimado para adquirar o câncer de estômago no País em 2014. Segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o dado alarmante aponta que o risco é de 10,43 por 100 mil mulheres no Ceará, enquanto a taxa bruta do Nordeste é de 6,39. Na região, são esperados 1.820 casos deste tipo de câncer.  
Não só o sexo feminino pode sofrer com este tipo de câncer neste ano no Estado. A taxa de risco estimado dos homens é a terceira maior do Brasil com 17,23 cearenses a cada 100 mil.
No Nordeste, o câncer mais incidente será o de mama com taxa bruta de 36,74, são esperados 10.490 para 2014. Para os homens, o câncer mais esperado é o de próstata com a taxa bruta de 47,46 por 100 mil habitantes, 12.930 casos.

COLABORE COM O RETIRO ESPIRITUAL DOS VICENTINOS DE CAMOCIM CEARÁ.


Os vicentinos de camocim estão realizando a rifa de um kit de cosméticos, no valor de R$ R$ 1,00 (um real)  o ponto, em prol do retiro anual dos Vicentinos, que acontecerá em um distrito de Jijoca (CASTELIANO) no período de carnaval. Eles informam que estão recebendo contribuições em alimentos para a alimentação durante o retiro.
O sorteio da rifa será no dia 27/02/2014. Mais informações com Romilda Chaves (88) 9213 5018