Powered By Blogger

sábado, 17 de janeiro de 2015

PROBLEMAS PREOCUPAM TRADE TURÍSTICO DO CEARÁ.

jERICOACOARA
fonte:dr/tn

Reportagem do Diário do Nordeste mostrou a insegurança e a poluição em uma das praias mais bonitas do Brasil

Image-0-Artigo-1779755-1
População e empresários criticam a falta de ações para preservar o local
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Fortaleza A situação de descaso em relação a aspectos como segurança pública e gestão de resíduos sólidos em Jericoacoara, retratada em reportagem do Diário do Nordeste da última sexta-feira (16), trouxe à tona um lado ainda desconhecido da praia que está entre as mais belas e visitadas do Brasil. Além dos próprios moradores do distrito de Jijoca, no litoral cearense, os problemas impactam, em especial, o trade turístico do Estado. Diante de possíveis prejuízos para o setor, empresários veem o quadro como preocupante.
Darlan Teixeira Leite, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis no Ceará (ABIH-CE), afirma que o cenário merece atenção do poder público. "Não se faz turismo com insegurança e sujeira. Essa é a atividade mais importante para a economia do Estado, então deveria ser prioridade do governo e da Prefeitura do município. Os reflexos dessa situação são imediatos, há uma retração do mercado. Por isso, temos que fazer uma força-tarefa e buscar solução para os turistas e para nós, cearenses", destaca.

FALTA DE DINHEIRO NAS CIDADES PRECARIZA SALÁRIO DO PROFESSOR.

PISO DOS PROFESSORES
fonte:dr/tn

A insatisfação é vivida pelos educadores da maioria dos municípios, que alegam não receber o piso da categoria

reg
A expectativa dos professores é de que recursos da Fundeb contemplem os pleitos da categoria
Sobral. Os professores da maioria dos municípios do Centro do Estado não estão satisfeito com a política aplicada pelos gestores públicos em relação ao piso da categoria. Em vários municípios, as prefeituras efetuam apenas o repasse estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). Como a Lei do Piso estabelece o pagamento do valor dos salários em cima da quantidade de alunos matriculados regularmente anualmente, pretendiam receber mais. Ao invés dos R$ 1.917,78 estipulados pelo MEC, esperavam pelo menos atingir a casa dos R$ 2.300,00 para quem ensina 40 horas semanais.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piquet Carneiro, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole e Milhã, Djan Carlos, a categoria continua reivindicando o cumprimento da Lei do Piso do Professor. A reclamação aumenta nos inícios de ano, no período de lotação dos profissionais da educação nas unidades de ensino. Mas, como as prefeituras alegam estarem repassando os valores estabelecidos pelo Governo Federal, acabam aceitando.

JORNALISMO EM FOCO.


TV DIÁRIO

Estreia amanhã na TV Diário três novos programas jornalísticos. Em janeiro, a emissora promete fortalecer ainda mais o gênero

Image-0-Artigo-1779644-1
Kilvia Muniz apresenta o "Diário no Campo"
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Image-1-Artigo-1779644-1
Wellington Nunes fica à frente do" Nordeste Empreendedor"
Em janeiro, a TV Diário inova a programação, estreando atrações jornalísticas de temáticas específicas. Cinco programas entram na grade com a proposta de atender aos novos públicos atraídos a partir da entrada da emissora na TV fechada (pela OI TV, no canal 129 e pela NET, no canal 183). Os programas se dividem em áreas como cotidiano, política, economia, meio ambiente e sociedade.
Amanhã, estreiam três programas. O "Diário no Campo" retorna à programação totalmente repaginado. Comandado pela jornalista Kilvia Muniz, vai ao ar aos domingos, às 6h30. É um programa de reportagens sobre os desafios enfrentados pelo homem que vive no semiárido do Ceará, podendo destacar ações de estados vizinhos como Pernambuco e Paraíba.
As matérias mostrarão casos de sucesso na produção, no cultivo alimentos e manutenção dos rebanhos, monocultura, agronegócio e economia solidária. A atração traz ainda novidades do setor, agenda de eventos e uma receita feita a partir de produtos regionais.

EDUARDO CUNHA NEGA QUE FARÁ OPOSIÇÃO E ALFINETA CHINAGLIA.

VISITA AO CEARÁ

O peemedebista critica o adversário Arlindo Chinaglia por contar vitória entre os deputados do Ceará

Image-0-Artigo-1780332-1
O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) esteve ontem no Ceará para pedir apoio da nova bancada federal do Estado para a sua candidatura a presidente da Câmara Federal. Depois, ele visitou o senador Tasso Jereissati
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
O postulante do PMDB à Presidência da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, esteve ontem em Fortaleza para pedir apoio à sua candidatura. Apesar de adotar discurso crítico ao Governo Federal nos últimos meses, o congressista garantiu que não fará oposição ao Executivo Federal, caso seja eleito. Acrescentou que colocará as discussões sobre reforma política e tributária na pauta da Casa e fez críticas ao adversário Arlindo Chinaglia (PT) por contar vitória antecipada entre os deputados federais do Ceará.
"Toda discussão é maior e mais profunda do que se falar em uma comissãozinha que terá dez deputados. Precisamos discutir com os governadores e prefeitos como podemos revisar o pacto federativo para não onerar mais o contribuinte e para corrigir algumas distorções", alfinetou Cunha, em passagem pelo Sistema Verdes Mares, referindo-se à proposta de Chinaglia de criar uma Comissão de Desenvolvimento Regional na Câmara.

CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ SERÁ REALIZADO NESTE DOMINGO DIA 18 DE JANEIRO.


PRIMEIRA FASE

Provas serão aplicadas em 17 locais de Fortaleza

concurso
Será realizada no domingo (18), em 17 locais de Fortaleza, a primeira fase do concurso da Polícia Civil. Os candidatos concorrerão a vagas para delegados, inspetores e escrivães de 1a classe.
As provas objetivas para o cargo de delegado serão aplicadas a partir das 8 horas, enquanto as discursivas serão realizadas às 15 horas, com abertura dos portões às 14 horas.
Para os cargos de escrivão e inspetor as provas acontecerão em um único horário, com abertura dos portões às 13 horas e início às 14 horas.
Os locais de prova devem ser consultados pelos candidatos no site da Fundação VUNESP, pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br.

INDONÉSIA PREPARA EXECUÇÃO DO BRASILEIRO E MAIS CINCO POR TRÁFICO DE DROGAS.

POR FUZILAMENTO
Agência Brasil | TN

Estas são as primeiras de 20 execuções que as autoridades indonésias vão fazer este ano

Marco Archer
Marco Archer Cardoso Moreira foi preso em 2003 por tráfico de drogas
REUTERS
As autoridades indonésias estão terminando os preparativos para a execução de seis condenados à morte por tráfico de drogas. Entre eles está o brasileiro Marco Archer, de 53 anos, que em 2003 foi pego tentando entrar no aeroporto de Jacarta com 13,4 quilos de cocaína.
Seis pelotões de fuzilamento estão preparados para a execução. O governo indonésio também preparou atenção religiosa, de acordo com a crença de cada preso. Os outros condenados são um holandês, dois nigerianos, um vietnamita e um indonésio. No dia 30 de dezembro foramrejeitados os pedidos de clemência para os seis condenados.
Praseyto, procurador-geral indonésio, disse que cinco dos presos foram transferidos para a penitenciária de Nusakambangan e um sexto para a prisão de Boyolali, ambas na Ilha de Java, onde as sentenças deverão ser executadas à 0h de domingo (15h de hoje em Brasília). “Isso vai enviar uma mensagem aos membros dos cartéis de droga. Não há clemência para os traficantes”, acrescentou.