Powered By Blogger

domingo, 14 de dezembro de 2014

SUPERBACTÉRIA É DETECTADA EM TRECHO DA PRAIA DO FLAMENGO NO RIO DE JANEIRO.

Micro-organismo, que é resistente a remédios, pode causar infecções urinária e pulmonar

BEATRIZ SALOMÃO
Rio - Bactérias resistentes à maioria dos antibióticos disponíveis foram encontradas num dos principais rios da cidade, o Carioca. Um dos locais contaminados fica próximo à Praia do Flamengo e é frequentado por banhistas e pessoas que gostam de pescar. O alerta de que os micro-organismos saíram do universo hospitalar e estão no meio ambiente é de estudo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz.
Um dos locais contaminados é na foz do Rio Carioca, junto à Praia do Flamengo. O ponto é frequentado por banhistas e pescadores
Foto:  André Luiz Mello / Agência O Dia
As bactérias encontradas produzem uma enzima chamada KPC — característica que impede que os remédios façam efeito contra elas. Em algumas pessoas, podem provocar males como infecção urinária e pulmonar. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC, Ana Paula D’Alincourt Carvalho Assef, coordenadora do trabalho, o problema das doenças provocadas por estes micro-organismos é que o paciente não vai ficar curado com os antibióticos disponíveis nas farmácias. Ana Paula explica que os poucos medicamentos que conseguem combater as bactérias produtoras de KPC só estão disponíveis nos hospitais. Um dos fármacos que funciona é antigo e pode ser tóxico ao paciente.
“A grande preocupação é de, no futuro, infecções corriqueiras serem por essa bactéria e sem antibiótico para tratar de forma adequada em casa. Isso pode requerer internação hospitalar de todos os pacientes”, disse, acrescentando que ainda não há registro de infecções por essas bactérias fora dos hospitais.
Os pesquisadores do IOC coletaram amostras de água em cinco pontos do Rio Carioca, que corta diversos bairros da cidade. Em três deles havia bactérias produtoras da enzima KPC: Largo do Boticário (Cosme Velho); antes da estação de tratamento de esgoto da Praia do Flamengo; e na foz do rio, que deságua na mesma praia.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ, CREDENCIA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA PARA POSSE DO GOVERNADOR CAMILO SANTANA.



Os órgãos de comunicação interessados em realizar a cobertura da posse do governador do Ceará, Camilo Santana, na Assembleia Legislativa, deverão realizar o credenciamento do dia 16 a 18 deste mês, das 9h às 12h. A solenidade de posse acontece no dia 1º de janeiro de 2015, às 9h, no Plenário 13 de Maio.

As solicitações de credenciamento devem ser realizadas pelo telefone 3277 3757. Será necessário informar os seguintes dados: nome completo, função, número da carteira de identidade e telefone da empresa. As credenciais serão entregues nos dias 29 e 30 deste mês, das 9h às 12h, na secretaria da Comunicação Social da Assembleia Legislativa, mediante apresentação da Carteira de Identidade do profissional.

BICHO-PREGUIÇA É RESGATADO PRÓXIMO A FIOS DE ALTA TENSÃO E 'POSA' PARA FOTOS.


Energia teve que ser interrompida no local para que resgate fosse efetuado.
Episódio aconteceu neste sábado (13) na Av. Santos Dumont, em Guarujá.

Do G1 Santos
Resgate de bicho-preguiça chamou a atenção em Guarujá, SP (Foto: G1)Bicho-preguiça parece 'posar' para as fotos após resgate em Guarujá, SP (Foto: G1)
Um bicho-preguiça que estava pendurado em uma árvore próxima a fios de alta tensão foi resgatado na tarde deste sábado (13) na Avenida Santos Dumont, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O animal foi retirado do local por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que recebeu várias ligações alertando sobre a situação.
Bicho-preguiça é resgatado próximo a fios de alta tensão em Guarujá, SP (Foto: Luis Paes/G1)Bicho-preguiça é resgatado próximo a fios de alta
tensão em Guarujá (Foto: G1)
Segundo os bombeiros, o resgate teve como principal dificuldade o fato de o bicho-preguiça estar em uma árvore ao lado de um poste da rede elétrica, havendo o risco de choque. Por esse motivo, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município teve que interromper momentaneamente o serviço no trecho. Só então a equipe iniciou a retirada do animal.
O fato inusitado chamou a atenção de várias pessoas, entre moradores da cidade e turistas que passavam pelo local. O resgate foi acompanhado atentamente pelo público e comemorado depois que o salvamento foi concluído pelo Corpo de Bombeiros. Muitos registraram o momento e o animal parece até "posar" para as fotos. Na sequência, o bicho-preguiça, que não apresentava ferimentos, foi levado para uma área de mata próxima e solto.

BRASIL TEM 40 BEBÊS PREMATUROS POR HORA, APONTA PESQUISA DA UNICAMP.


Taxa de prematuridade no país é de 12,4%, muito alto segundo médico.
Trinta mil nascimentos foram acompanhados em várias regiões brasileiras.

Do G1 Campinas e Região
Ana e a filha Pietra, que nasceu de seis meses e vive normalmente hoje (Foto: Ana Cristina Consoli/Arquivo Pessoal)Ana e a filha Pietra, que nasceu de seis meses
 (Foto: Ana Cristina Consoli/Arquivo Pessoal)
Os dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde e confirmados por uma pesquisa do Professor Doutor José Aristodemo Pinotti, da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), apontam o nascimento de 40 prematuros por hora no Brasil, ou 931 por dia. A taxa de prematuridade nacional é de 12,4%.
A pesquisa da Unicamp acompanhou 30 mil nascimentos em 20 maternidades referência das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. O relatório divulgado no final de outubro se refere aos nascimentos espontâneos, que representam 70% dos casos.
Segundo o obstetra Renato Passini, o levantamento é importante para reforçar os fatores de risco. “Não tínhamos um estudo tão grande no Brasil sobre a quantidade de fatores de risco. Existem outros que já haviam investigado estes fatores, mas não nessa dimensão”, explica.
O estudo pode ajudar a traçar políticas para a redução destes números, principalmente dos nascimentos espontâneos. Como ainda não há consenso na comunidade médica sobre o número ideal, mas o que se pensa é seguir os países onde ocorrem os menores índices, como na Europa. “A prematuridade espontânea dá para reduzir, desde que se consiga identificar alguns fatores de risco durante a gravidez e atuar sobre eles”, alerta Passini. Identificados, esses dados devem ser monitorados o tempo todo por gestantes, profissionais de saúde e autoridades do setor.

'RETIRAR MAIS HIDROGEL DA PERNA SERIA ARRISCADO', DIZ MÉDICO DE URACH.


Especialista prevê que há chance de modelo passar Réveillon em casa.
Após infecção, volume de coxa ficou mais fino mas pode ser recuperado.

Do G1 RS
Andressa Urach  (Foto: Reprodução/Instagram)Andressa Urach vive expectativa de deixar Hospital Conceição em Porto Alegre (Foto: Reprodução/Instagram)
Após ser hospitalizada em estado gravíssimo devido a uma infecção gerada por aplicações de hidrogel, a modelo Andressa Urach, 27 anos, terá de evitar novas operações para retirada do produto da perna esquerda, segundo a equipe médica do Hospital Conceição, onde ela segue internada em Porto Alegre. Responsável direto pelo atendimento da paciente, o cirurgião Pedro Alexandre da Motta Martins ressaltou que uma intervenção poderia significar novos riscos ao estado de saúde da modelo.
Neste mês, o cirurgião plástico particular de Andressa Urach, Júlio Vedovato, revelou ao G1 quetrabalha desde agosto para reverter complicações originadas em procedimentos realizados por outros médicos e omitidos pela modelo. Conforme ele, além de hidrogel, Andressa injetou Aqualift, um gel de preenchimento corporal, e polimetilmetacrilato, conhecido pela sigla PMMA ou por metacril, que é composto por microesferas de plástico. No dia 28 de novembro, depois da modelo continuar se queixando de dores, apesar de dois procedimentos de drenagem, Vedovato, que jamais aplicou os produtos nela, resolveu remover parte do hidrogel da coxa.

DETENTO PEDE INDENIZAÇÃO DO ESTADO POR CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE PRESÍDIO.


Anderson Nunes da Silva passou sete anos preso no presídio de Corumbá, condenado por latrocínio. Hoje está em liberdade condicional.

Hoje, no Brasil, mais de 560 mil pessoas estão atrás das grades. Só que os presídios brasileiros não estão preparados para abrigar tanta gente. O resultado é a superlotação e condições muito precárias. Foi aí que um detento de Corumbá, Mato Grosso do Sul, resolveu entrar na Justiça para pedir uma indenização
A cidade está na fronteira com a Bolívia, a 420 quilômetros da capital Campo Grande. No local  fica um presídio masculino, com capacidade para 180 presos. Por trás dos muros altos, histórias que se repetem em praticamente todas as penitenciárias brasileiras: superlotação.
Anderson Nunes da Silva passou sete anos preso lá dentro, condenado por latrocínio - roubo seguido de morte. Hoje está em liberdade condicional. “Uma cela que era para oito pessoas tinha 11, 12. Tinha pessoa que dormia até perto do banheiro, que trazia alergia, coceira. Muita nojeira, ninguém aguentava de barata. Acho que o ser humano não merece passar o que nem animal passa”, conta Anderson.

SUL-AFRICANA VENCE MISS MUNDO 2014.


Rolene Strauss foi coroada neste domingo (14), em Londres.
Brasileira de 21 anos ficou entre as 10 finalistas na competição.

Do G1, em São Paulo/TN
Rolene Strauss é a vencedora do Miss Mundo 2014 (Foto: AFP Photo/Leon Neal)Rolene Strauss é a vencedora do Miss Mundo 2014
(Foto: AFP Photo/Leon Neal)
A Miss África do Sul, Rolene Strauss, foi coroada Miss Mundo 2014 neste domingo (14), em Londres. A vencedora, de 22 anos, é estudante de medicina e tem 1,77 metro de altura. A segunda colocada foi a húngara Edina Kulcsar, e a terceira, a Miss Estados Unidos, Elizabeth Safrit.
Rolene recebeu a coroa das mãos da vencedora de 2013, a filipina Megan Young. Ela dedicou o título a seu país, e disse estar preparada para o que virá. "É uma grande responsabilidade".
No total, 124 candidatas disputaram a coroa que pertencia à filipina Megan Young.O concurso foi marcado pelo assassinato de uma das candidatas, a Miss Honduras. María José Alvarado foi baleada no dia em que viajaria para Londres.
Brasileira ficou entre as 10 finalistas
A brasileira Julia Gama, de 21 anos, ficou entre as 10 melhores colocadas no concurso, ao lado das misses Inglaterra, Austrália, Índia, Guiana, Quênia e México. A gaúcha apresentou o projeto “Todos Contra a Hanseníase”, para erradicar a doença do Brasil, a partir de movimentos de conscientização aliados à Ong Morhan.

SHOPPING CENTERS SÃO RESTRITOS SOMENTE ÀS GRANDES CIDADES.


INTERIOR
fonte:dn

Apesar da falta de condições, municípios de médio porte fazem planos para instalar esse tipo de equipamento

REGIONAL
Somente cidades grandes têm condição de receber esses equipamentos
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Sobral. Apesar do amplo investimento na construção de shoppings na Região Metropolitana de Fortaleza, a procura pelas principais cidades do Interior do Estado ainda é tímida. Hoje, apenas Sobral e Juazeiro do Norte possuem empreendimentos no ramo. Público, estrutura e investidores são os principais desafios quanto à busca do Interior com o novo mercado de atuação.
Caucaia, Maracanaú e Eusébio ganharam destaque nesse ano de 2014 recebendo novos empreendimentos, dentre eles o OFF Outlet Fashion Fortaleza, em Caucaia, que é o primeiro do Ceará com investimento total declarado, de R$ 80 milhões.
Em Maracanaú, foram R$ 100 milhões para a expansão do North Shopping Maracanaú e, após as obras, o local deverá receber 600 mil pessoas por mês, segundo o superintendente Fábio Leal. "O shopping completará 11 anos em 2014 e esta expansão será um presente para os moradores. Após a obra, a expectativa é receber 600 mil pessoas/mês, praticamente o dobro do que recebemos hoje (350 mil/mês)". Esse público supera as cidades mais populosas do Interior do Estado.
Sobral, o quinto município mais populoso, com pouco mais de 200 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recebeu o segundo shopping do Interior e primeiro da região há pouco mais de um ano, o North Shopping Sobral, que ainda passa por sua fase de maturação.

MILAGRE QUE FALTA.

SANTO DE CASA
fonte:jogada/tn

Oliveira Canindé forma um grupo de técnicos da terra, que mesmo vencendo fora, não são lembrados em casa

JOG 5
Oliveira Lopes é exemplo de técnico cearense, que consegue mostrar um bom trabalho fora do Estado, mas que não é lembrado pelos dirigentes locais. Neste ano, no comando do Santa Cruz, venceu o Ceará no Castelão
FOTO: BRUNO GOMES
Técnicos como Flávio Araújo, Marcelo Vilar e Filinto Holanda são aqueles tipos de profissionais “Santos de Casa”, que para o futebol cearense, não operam milagres nos limites da capital cearense. Que muito o façam, há quilômetros de distância da Capital, como Oliveira Canindé, que pelo Guarany de Sobral, conquistou o primeiro título nacional para o futebol cearense.
Oliveira Lopes, carinhosamente chamado de Canindé, aos 49 anos, sagrou-se campeão da Série D do Brasileiro em 2010; Três anos depois, venceu a disputada Copa do Nordeste com o modesto Campinense/PB; neste ano, foi campeão potiguar pelo América/RN; no Guarani de Juazeiro ergueu a taça da Série B cearense e ainda ganhou o piauiense pelo Parnahyba e a Copa Piauí pelo Flamengo.
Enfim, foram conquistas, que a nível regional, já poderiam lhe credenciar a assumir clubes como Ceará e Fortaleza, mas nunca seu nome é lembrado. Já vieram para os clubes grandes da capital, vários treinadores em início de carreira, mas os profissionais da terra que se destacam, são sempre vistos como “Santo de casa que não opera milagre”.
Coral
Por último, Oliveira estava no Santa Cruz, onde fez um trabalho elogiado pelos pernambucanos. Assumiu o clube na 25ª rodada, na goleada de 3x0 frente ao Oeste/SP. Quando faltavam cinco partidas para se encerrar a Série B, cogitou-se até uma possibilidade de acesso à Série A, pelo que realizou no clube.

TURISTA ALEMÃO É BALEADO NA PRAIA DO FUTURO EM FORTALEZA-CE.

VIOLÊNCIA
fonte:dn

Estrangeiro caminhava pelo calçadão quando foi surpreendido pela ação de três homens nesta tarde de domingo (14)

Foto_
A ação ocorreu próximo a restaurantes da Praia do Futuro
FOTO: INÁCIO AGUIAR
Um turista alemão foi baleado na tarde deste domingo (14), após assalto na Praia do Futuro. Helmit Frank, 56 anos, caminhava pela avenida Zezé Diogo quando foi surpreendido pela ação de três homens. Durante a movimentação, um dos três homens efetuou um disparo, atingindo o estrangeiro no quadril. Os suspeitos conseguiram fugir levando umamochila, contendo um livro e uma roupa de banho.
Helmit foi encaminhado ao Instituto José Frota (IJF). O trio segue foragido.
Segundo informações do subtenente Roberto, do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (Bptur), desde a manhã deste domingo ainda não havia nenhum registro de ocorrência na Região. Equipes da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e do Comando Tático Motorizado (Cotam) seguem no local realizando buscas aos suspeitos.
O chefe da equipe de plantão do IJF, Dr. Carlos Alfredo, informou que Helmit estava na sala de observação do hospital após ter sido medicado e, tempo depois, foi embora mesmo sem ter recebido alta médica.