INTERIOR
fonte:dn
Apesar da falta de condições, municípios de médio porte fazem planos para instalar esse tipo de equipamento
Sobral. Apesar do amplo investimento na construção de shoppings na Região Metropolitana de Fortaleza, a procura pelas principais cidades do Interior do Estado ainda é tímida. Hoje, apenas Sobral e Juazeiro do Norte possuem empreendimentos no ramo. Público, estrutura e investidores são os principais desafios quanto à busca do Interior com o novo mercado de atuação.
Caucaia, Maracanaú e Eusébio ganharam destaque nesse ano de 2014 recebendo novos empreendimentos, dentre eles o OFF Outlet Fashion Fortaleza, em Caucaia, que é o primeiro do Ceará com investimento total declarado, de R$ 80 milhões.
Em Maracanaú, foram R$ 100 milhões para a expansão do North Shopping Maracanaú e, após as obras, o local deverá receber 600 mil pessoas por mês, segundo o superintendente Fábio Leal. "O shopping completará 11 anos em 2014 e esta expansão será um presente para os moradores. Após a obra, a expectativa é receber 600 mil pessoas/mês, praticamente o dobro do que recebemos hoje (350 mil/mês)". Esse público supera as cidades mais populosas do Interior do Estado.
Sobral, o quinto município mais populoso, com pouco mais de 200 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recebeu o segundo shopping do Interior e primeiro da região há pouco mais de um ano, o North Shopping Sobral, que ainda passa por sua fase de maturação.
O empreendimento hoje gera 100 empregos diretos do mall e 1.000 nas lojas e recebe um público mensal de 350 mil pessoas, numa média de 12 mil pessoas por dia. De acordo com a gerente geral do shopping, Carla Werneck, dentre os estudos para trazer um shopping para o Interior, foram levados em consideração os resultados econômicos do município nos últimos dez anos.
"Por diversas vezes, Sobral foi destaque nacional e internacional como uma das 30 melhores cidades para se morar, além de apresentar resultados positivos e amplo crescimento nos últimos dez anos, com perspectivas positivas para a próxima década", destaca ela.
Outro fator determinante são os desafios que os empreendimentos tendem a encontrar nas cidades do Interior. "Sobral nunca possuiu um shopping. Questões como horários diferenciados, treinamento de funcionários e até mesmo estacionamento pago são choques na cultura da Cidade", explica ela.
Em Juazeiro do Norte, cidade polo da Região Metropolitana do Cariri, a presença do Cariri Garden Shopping é vista como fator preponderante para o fortalecimento da economia do Município, bem como para outras cidades próximas. Diariamente, o equipamento recebe a visita de milhares de pessoas que buscam no espaço a realização de compras diversificadas, ofertadas pelos cerca de duzentos empreendimentos existentes no centro de compras e entretenimento. Responsável pela ampliação do fluxo de turistas ao município de Juazeiro do Norte, o equipamento oferece ampla diversão aos seus frequentadores.
Criado em 1997, o equipamento possuía um processo de expansão no ano de 2011 e foi reinaugurado em 2012. Atualmente, o empreendimento acolhe diversas atrações de entretenimento, ações sociais e eventos de valorização da cultura regional. Seu movimento mensal é de 523 mil pessoas.
"Indiscutivelmente o Cariri Garden possui um papel muito importante no crescimento econômico de Juazeiro do Norte e da própria região do Cariri. Não apenas pelo número de lojas que oferece à sua clientela, mas, sobretudo, pelo número de oportunidades de empregos que gera e pela responsabilidade social que possui. O equipamento também contribui para o aquecimento das lojas inseridas na área do Centro da cidade. Muitas das pessoas que se deslocam de outros municípios a Juazeiro para visitarem o shopping acabam realizando compras nas lojas do Centro. Estamos muito satisfeitos com a presença do equipamento em nosso município", ressaltou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Michel Araújo.
Outras cidades do Interior possuem negociações em andamento para a implantação de novos shoppings centers. Na região Centro-Sul, não há esse tipo de empreendimento. Quem quer fazer compras em modernos centros de lojas, precisa ir ao Cariri Shopping Garden, distante 150km, ou ir a Fortaleza, a 400km. Neste ano, representante da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), empresários e políticos locais discutiram a viabilidade de instalação de uma unidade na cidade de Iguatu, polo regional. Anúncio de investimento chegou a ser feito, mas a ideia não prosperou até o momento.
Condições
Consultores mostram que a instalação de um shopping center somente é viável em centro urbano com pelo menos 500 mil moradores em um raio de 50km, além de outros condicionantes econômicos.
"Não vejo viabilidade de implantação de um empreendimento dessa natureza na região", observa o especialista em logística empresarial Antonio Oliveira Neto. "Ainda teremos de esperar algum tempo, por aumento de renda per capita e crescimento populacional".
Mais informações:
Cariri Garden Shopping
Av. Padre Cícero, 2555
Juazeiro do Norte - CE
(88) 2101-5444
Www.Caririgardenshopping.Com.Br
Cariri Garden Shopping
Av. Padre Cícero, 2555
Juazeiro do Norte - CE
(88) 2101-5444
Www.Caririgardenshopping.Com.Br
Jéssyca Rodrigues / Sucursais
Colaboradora
Colaboradora
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=3587732737400644670
Nenhum comentário:
Postar um comentário