Powered By Blogger

domingo, 16 de junho de 2013

CONCURSO-CONTEÚDOS PARA TODOS.



File:Never Internet Explorer.png

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS (PARA CARGO/DISCIPLINAS)
I - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Conceito de administração pública. 2 Conceito de servidor público. 3
Princípios da administração pública. 4 Direitos e deveres dos servidores públicos. 5 Responsabilidade dos
servidores públicos. 6 Normas estaduais aplicáveis aos servidores públicos. 6.1 Enfoque sobre a Lei
nº 12.066/1993 (Plano de Carreira do Magistério). 6.2 Decreto nº 25.851/2000 (afastamento de servidores
para estudos de pós-graduação). 6.3 Lei nº10.884/1984 (Estatuto do Magistério Oficial do Estado). 6.4 Lei
nº14.431/2009 (Redenomina o Grupo MAG 1º e 2º graus e promove a revisão do sistema remuneratório). 6.5
Enfoques principais sobre a Lei nº 9.826/1974 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do
Ceará). 6.5.1 Do provimento dos cargos – Capítulos I a X. 6.5.2 Dos direitos, vantagens e autorizações –
Capítulos I a VI. 6.5.3 Do regime disciplinar – título VI – Capítulos I a VII. 6.6 Lei nº 15.243/2012
(Disciplina o Art. 3º da lei nº 15.064/2011). 6.7 Lei nº 14.404/2009 (Altera a redação dos Arts 10 e 19 da Lei
nº 12.066/1993 e dá outras providências). 6.8 Lei nº 15.009/2009 (Cria a nova tabela vencimental para
profissionais de nível médio do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica –MAG, e dá outras
providências. 6.9 Lei nº 15.064/2011 (Altera o vencimento dos professores de nível superior do Grupo

CONCURSO-HENRY WALLON


Posições Teóricas

A obra de Henri Wallon é perpassada pela idéia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades.

Uma das consequências desta postura é a crítica às concepções reducionistas: Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade.

A Influência do Fator Orgânico e a Ênfase no Fator Social

Wallon reconhece que o fator orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento; ressalta, porém, a importância das influências do meio. O homem, para Wallon, seria o resultado de influências sociais e fisiológicas, de modo que o estudo do psiquismo não pode desconsiderar nem um nem outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, para Wallon as potencialidades psicológicas dependem especialmente do contexto sócio-cultural. O desenvolvimento do sistema nervoso, então, não seria suficiente para o pleno desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Desenvolvimento do Pensamento

Wallon define que desenvolvimento é o processo pelo qual o indivíduo emerge de um estado de completa imersão social em que não se distingue do meio para um estado em que pode distinguir seus próprios motivos dos motivos oriundos do ambiente. Deste modo, desenvolver-se torna-se-ia sinônimo de identificar-se em oposição ao mundo exterior.

O desenvolvimento ocorreria, para Wallon, por uma sucessão de estágios, à maneira da teoria de Piaget, mas através de um processo assistemático e contínuo, em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência. O desenvolvimento é movido por conflitos, dialeticamente, de maneira análoga à combinação de acomodação, assimilação e equilíbrio na teoria piagetiana. Entretanto, ao contrário de Piaget, Wallon acreditava que o processo não é tão bem delimitado, mas constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio. Um estágio não suprime os comportamentos anteriores, mas sim os integra, resultando em um comportamento que é a acumulação das partes.
A teoria de Wallon confronta-se com o Behaviorismo neste ponto. Enquanto um comportamentalista acredita que a aprendizagem é um processo de modelagem onde vários comportamentos são condicionados e posteriormente extintos, Wallon afirma que o comportamento aprendido não é extinto, mas sim integrado ao posterior. Por exemplo, durante a aprendizagem da escrita, a criança primeiro aprende a desenhar algo semelhante a um círculo, para posteriormente "puxar a perninha" e escrever um "a". O comportamentalista afirma que o comportamento de desenhar o círculo foi extinto, mas Wallon vai mais além e afirma que foi integrado a outros comportamentos ou, para usar um termo mais adequado à teoria walloniana, integrado a outras aprendizagens.

TERAPIAS CORPORAIS.

Quando vamos a um consultório médico, quase sempre saímos munidos de amostras grátis de remédios ou com receitas para outros tantos. Mas se você é alérgico ou avesso à alopatia, seja lá qual for o motivo, é bom saber que existem terapias complementares para quase todo tipo de problema, seja massagem, acupuntura e até mesmo hipnose.
Adriano AbreuTécnicas milenares agem de forma inusitada para combater sintomas de doençasTécnicas milenares agem de forma inusitada para combater sintomas de doenças

Até bem pouco tempo atrás poderia soar inusitado ser hipnotizado para evitar o sobrepeso e a obesidade. Mas o método da hipnoterapia ericksoriana é capaz de investigar nossa mente e descobrir relações entre alimentação e afeto, traumas com origens remotas, até mesmo do tempo da amamentação.

A acupuntura pode ser uma importante ferramenta contra o tabagismo. A milenar técnica das agulhas ajuda a minimizar a ansiedade gerada pela abstinência ao cigarro, tornando mais suportável a ausência da nicotina no organismo.

E que tal uma massagem capaz  de gerar benefícios ósseo-musculares, ampliar a capacidade respiratória e ainda relaxar? A yoga massagem ayurvédica é assim e possui propriedades terapêuticas para combater problemas como asma, bronquites, estresse, depressão, insônia, síndrome de pânico e até mesmo as dores da fiblomialgia.

Criada pela indiana Kusum Modak, há mais de trinta anos, na Índia, a técnica funde deslizamentos e amassamentos da massagem tradicional com posturas e torções da yoga, com foco na circulação sanguínea, respiração e energia vital. É considerada uma das mais completas terapias corporais.

A jornalista e terapeuta corporal paulista Alda Martinelli esteve em Natal lançando, na última sexta-feira, o livro “Yoga Massagem Ayurvédica – A Transformação pelo Toque”, onde faz uma introdução aos resultados transformadores obtidos com a técnica, descreve os principais movimentos, traz informações históricas e ainda relata experiências vividas na Índia e o que aprendeu com Kusum Modak.

FIFA CONFIRMA COPA DAS CONFEDERAÇÕES EM 6 SEDES MAS FAZ ALERTA.



imagens cedida pelo google
A Fifa anunciou nesta quinta-feira que a Copa das Confederações será disputada em seis sedes, incluindo Recife, que esteve em dúvida para o torneio devido a atrasos nas obras, mas a federação internacional voltou a demonstrar preocupação com o ritmo dos preparativos do Brasil.
As outras cidades confirmadas para o torneio de 2013, que serve como principal teste para a Copa do Mundo de 2014, são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.
Walter De Gregorio, diretor de comunicação da Fifa e representante da entidade no evento em que as sedes foram confirmadas, ressaltou que apenas dois estádios estão dentro do cronograma inicial: Belo Horizonte e Fortaleza, já que a Fifa havia determinado dezembro deste ano como limite para a entrega das arenas da Copa das Confederações.
"Pela primeira vez postergamos o prazo em dois meses, para o final de fevereiro", disse. "Mas estamos preocupados, pois os estádios não serão entregues como planejados desde o início... Chegamos a um ponto que não há retorno, e temos pouco tempo".
A Arena Pernambuco está com 70,5 por cento de seus trabalhos concluídos, segundo estimativa da construtora responsável pelas obras, após a instalação da cobertura da Ala Sul e da fixação de três módulos da estrutura superior. O prazo de conclusão é fevereiro de 2013, quatro meses antes da Copa das Confederações.

AULA INAUGURAL DO ENEM É MARCADA POR GRANDES FILAS E DESORGANIZAÇÃO .


Segundo as pessoas que estavam na fila, durante a partida Brasil e Japão, o atendimento foi suspenso, demonstrando desorganização

A aula inaugural do Projeto Academia do Enemcurso gratuito destinado a pessoas de baixa renda, organizado pela Prefeitura de Fortaleza, marcada para a tarde do sábado (15) no Ginásio Paulo Sarasate foi marcada por uma enorme fila, dentro e fora do Ginásio. Alguns dos interessados no curso permaneceram no local desde as 13h30, hora marcada para o inicio da aula, até às 21h para conseguirem confirmar a matricula pré-agendada pela internet e receber o material de estudo.
Segundo interessados que estavam na fila, durante a partida Brasil e Japão, que estava sendo exibida em um telão dentro do ginásio, o atendimento foi suspenso e a fila do lado de fora das dependências do Paulo Sarasate não se mexeu. A informação que circulou para os participantes é que cerca de quatro mil pessoas estiveram no local. Restando ainda duas mil vagas para serem preenchidas.
Atendimento

AMC DIVULGA ESQUEMA DE PERCURSOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM FORTALEZA-CE.


Órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais fizeram simulação de escolta das seleções que vão jogar em Fortaleza, durante a Copa das Confederações, no último dia 24 de maio Foto: Natinho Rodrigues
Órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais fizeram simulação de escolta das seleções que vão jogar em Fortaleza, durante a Copa das Confederações, no último dia 24 de maio Foto: Natinho Rodrigues
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) divulgou na manhã deste domingo (16), o esquema especial do órgão para a chegada e deslocamento da Seleção Brasileira em Fortaleza.
De acordo com nota oficial da autarquia, “ao desembarcar em solo cearense, a Seleção Brasileira contará com o apoio para se deslocar pelas vias da cidade. O suporte varia desde o auxílio ao trabalho de escolta, realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Militar, ao controle dos semáforos centralizados, que possibilitarão maior fluidez do tráfego durante os percursos”.
Ainda segundo a instituição municipal, “à medida que o comboio se aproximar dos semáforos, o tempo do sinal será alterado para permanecer aberto até que a delegação cruze os pontos semafóricos. A abertura e sincronização desses equipamentos otimizará os principais deslocamentos da comissão técnica e jogadores aos seus destinos. Para coordenar a operação semafórica, engenheiros de trânsito promoverão a abertura dos semáforos diretamente do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR)”.

APROVADA NA OAB ENTREGA SANTINHOS PARA DAR FORÇA A CANDIDATOS EM SP.


Giovanna Burti, de 23 anos, fez promessa para passar no exame.
Centenas de bacharéis em direito fazem a prova no país neste domingo.

Do G1, em São Paulo

Giovanna entregou santinhos aos candidatos (Foto: Rafael Sampaio/G1)Giovanna entregou santinhos aos candidatos
(Foto: Rafael Sampaio/G1)
Imagens de Santo Expedito para dar força e serenidade. Foi isso que dezenas de candidatos à segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) receberam antes de fazer a prova em São Paulo. Neste domingo (16), centenas de bacharéis em Direito fazem o teste no país.

Em São Paulo, os santinhos da sorte foram entregues pelas mãos da estudante de direito do Mackenzie Giovanna Burti, de 23 anos.
Ela chegou com o namorado ao local de aplicação do processo seletivo na Rua Vergueiro às 11h30 apenas para cumprir essa promessa, feita durante o exame anterior, no início do ano.
"Quando eu estava prestando, uma pessoa me entregou [um santinho] de Jesus. Eu fiz uma promessa lá dentro, rezei antes de fazer a prova e pensei: 'bom, se eu conseguir [passar], venho distribuir'. Consegui ser aprovada para a segunda fase", relembra Giovanna.
Ao chegar ao local da prova para a segunda fase do exame, aplicado no início deste ano, ela recebeu um santinho de Santo Expedito. "Deu certo, fui aprovada e estou aqui repassando", comemorou ela.
A jovem conta ter trazido 500 santinhos na primeira fase do exame e distribuído cerca de 350. Nesta segunda fase, mais 500 foram trazidos. "Eu escolhi direito administrativo no exame da OAB. Graças a Deus eu me encontrei, estou super feliz e vou me formar", afirmou.

GRUPO FAZ PROTESTO NO ENTORNO DO ESTÁDIO DO MARACANÃ NESTE DOMINGO DIA 16/06/2013.

Às 15h30, polícia jogou bombas de gás e disparou balas de borracha.

Eles pretendem sentar ao redor do Maracanã.

Polícia faz cordão de isolamento perto da Estação São Cristóvão e só deixa passar quem tem ingresso (Foto: Luis Bulcão/G1)
Polícia faz cordão de isolamento perto da Estação São Cristóvão e só deixa passar quem tem ingresso (Foto: Luis Bulcão/G1)

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o trânsito foi liberado por volta das 16h na Avenida Radial Oeste, sentido Méier, que chegou a ser fechado pelo grupo. No entanto, o trânsito na região, que já tem diversas
 ruas interditadas devido ao esquema especial de tráfego para os jogos, está complicado e os motoristas enfrentam lentidão.