Em processo de adaptação à era digital e reafirmando a força do impresso, 129 jornais anunciam ferramenta conjunta que abre possibilidades para o mercado publicitário também na internet. Nova diretoria da ANJ toma posse para o biênio 2014-2016
A jurista colombiana Catalina Botero recebeu o Prêmio ANJ Liberdade de Imprensa pela defesa do jornalismo isento |
São Paulo — Os principais jornais do país apresentaram ontem ao mercado publicitário ferramentas que prometem transformar a relação entre a indústria jornalística e os anunciantes, dando mais vigor para a imprensa brasileira. Em um movimento inédito, os 129 títulos filiados à Associação Nacional de Jornais (ANJ) passarão a negociar anúncios no papel e nos portais na internet de forma integrada. A ação conjunta foi anunciada ontem no 10ª Congresso Brasileiro de Jornais, em São Paulo. Pela manhã, a nova diretoria da ANJ para o biênio 2014-2016 tomou posse liderada pelo presidente Carlos Lindenberg Neto (A Gazeta-ES), o vice-presidente secretário Álvaro Augusto Teixeira da Costa (Diários Associados, grupo do Correio Braziliense) e o vice-presidente financeiro Jaime Câmara Júnior (O Popular-GO).
Nos próximos meses, o mercado publicitário poderá anunciar de forma conjunta nos principais portais de notícias brasileiros e ter acesso a uma plataforma que facilitará a divulgação em jornais por todo o país. “Há 35 anos, pioneiros da comunicação no Brasil se uniram na defesa da liberdade de expressão e surgiu a ANJ. Agora, neste momento histórico para a sociedade livre e democrática, nos unimos para revolucionar o processo mercadológico”, destacou Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS (RS). Para Sirostky, essa ação permitirá que as empresas jornalísticas mantenham a relevância e a independência financeira e editorial.