Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

RISCO DE FALTAR ENERGIA NO SUDESTE E CENTRO-OSTE NO ANO QUE VEM É 4,7%.

O risco de déficit de energia em 2015 nas regiões Sudeste e Centro-Oeste é 4,7% e na Região Nordeste, o risco é 0,8%. Os dados foram apresentados hoje (8) após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Para este ano, o risco de déficit de energia continua igual a zero nessas regiões. “As condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional mantiveram-se estáveis, como previsto, em relação ao mês anterior”, diz nota divulgada pelo grupo.

No mês de setembro, choveu acima do normal na maior parte da Região Sul. Nas bacias hidrográficas dos rios Uruguai, Paranapanema e Paraná, as chuvas ficaram na média e nas demais bacias hidrográficas foram registradas chuvas abaixo do normal . Segundo o CMSE, o fenômeno El Niño continuará nos próximos meses,

INOCENTE CONDENADO À MORTE NOS EUA É LIBERADO APÓS 9 ANOS.

De Winston-Salem (EUA) para a BBC Brasil/Tempo da Noticia

Manuel Velez deixa a prisão a lado de advogados (Foto: ACLU)
Libertação de homem que havia sido condenado à morte gera mais polêmica sobre a pena de morte
Depois de passar nove anos preso, quatro deles no corredor da morte, o operário Manuel Velez, 49 anos, foi libertado nesta quarta-feira nos Estados Unidos. O caso dele vem sendo apontado por ativistas contrários à pena de morte como exemplo dos problemas do sistema judiciário americano.
Velez foi preso no Estado do Texas em 2005 pela morte de um bebê de 11 meses de idade que estava sob seus cuidados, filho de sua então namorada. Em 2008 ele foi sentenciado à morte.
Agora, ao revisar o caso, uma juíza do Texas decidiu que Velez é inocente e que os advogados que o defenderam inicialmente - indicados pelo Estado, já que o réu não tinha condições financeiras de contratar seus próprios defensores - cometeram erros que levaram à sua acusação.
O drama de Velez começou em 31 de outubro de 2005, quando percebeu que o bebê, Angel Moreno, apresentava dificuldades para respirar.

OPORTUNIDADE/ UNICRED CEARÁ SELECIONA GERENTE DE CONTA FÍSICA.

A Unicred Ceará seleciona GERENTE DE CONTA FISICA Superior Completo.  
Experiência e Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Necessários: Certificação Anbima CPA 20 ativo, análise de crédito pessoa física e jurídica, amplo conhecimento em prevenção a lavagem de dinheiro, domínio nas operações que exigem conhecimento em matemática financeira.

Benefícios:
• Salário compatível com o mercado;
• Vale-transporte ou Vale Combustível;
• Vale-Alimentação;
• Plano de saúde (Unimed Multiplan – estende-se para beneficiário )
• Plano Odontológico (Uniodonto - estende-se para beneficiário)

OUTROS BENEFÍCIOS (CONFORME POLITICAS INTERNAS)
• Plano de Cargos e Carreiras
• Participação nos lucros e Politica de Metas
• Incentivo aos Estudos

A PALAVRA DO DIA.

Evangelho (Lc 11,1-4)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SOLDADO DA PM DO PIAUÍ SE SUICIDA APÓS DISCUSSÃO POR CAUSA DE SOM ALTO.


O soldado Raniel Araújo de Moraes, 30 anos, tirou a própria vida com um tiro na cabeça.
A situação que antecede o suicídio é bastante conturbada. Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais de aparelhos celulares mostra uma confusão em frente à casa da irmã de Raniel, envolvendo um outro policial militar, identificado como Charles.

Para a família de Raniel, ele seria o culpado da pressão sofrida por Raniel, que acabou levando-o a tirar a própria vida. 
O militar tinha 10 anos de polícia e não possuía nenhum registro de indisciplina contra ele.
Testemunhas afirmam que o problema entre os dois policiais começou em um posto de lavagem localizado no bairro Promorar, por conta do som de um carro. 
"O Raniel chegou aqui por volta das 10h e ficou bebendo com o som do carro ligado. Às 11h, o soldado Charles chegou com um capitão e bateu no carro, perguntando quem era o dono. O Raniel foi até lá, mostrou os documentos, disse que também era militar, mas o Charles avançou e tentou tirar a chave do carro, se alterou e deu voz de prisão. Em seguida, Raniel entrou no carro e fugiu", conta o funcionário do posto de lavagem, Valdec Gonçalves.

MÉDICOS DO PIAUÍ TIVERAM VOZ DE PRISÃO DECRETADA APÓS RECUSAREM RECEBER DOIS PACIENTES QUE APRESENTARAM ORDEM JUDICIAL DE INTERNAÇÃO.

Três médicos, dois do Hospital de
Urgência de Teresina e um do Hospital Getúlio Vargas tiveram voz de prisão decretada após recusarem receber dois pacientes que apresentaram ordem judicial de internação. 
A Justiça expediu liminar especial para que fossem disponibilizados leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 
Segundo os diretores das unidades de saúde, apesar do atendimento ter sido feito horas depois, um oficial de justiça acompanhado de policiais, foi nos hospitais para prender os plantonistas.

"As famílias dos pacientes acionaram a Justiça e conseguiram uma liminar especial para que o hospital disponibilizasse vagas na UTI. Eles chegaram com o oficial por volta da meia-noite dessa segunda depois que os dois médicos plantonistas informaram não ter leito, mas acabaram recebendo o paciente com traumatismo craniano até que pudesse ser feita a sua internação e o outro com trauma medular foi levado para o HGV", contou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Ainda de acordo com o diretor, a vaga surgiu ainda durante a madrugada, só que o oficial retornou por volta das 5h desta terça-feira com os policiais para prender os dois médicos de plantão. "Eles só não foram presos porque um já tinha saído do hospital e o outro estava trabalhando num setor diferente. Creio que a Justiça não está usando da lógica. É uma arbitrariedade, como vão prender um médico plantonista e os outros pacientes ficam desassistidos?", declarou.

CÍRIO DE NAZARÉ RECEBE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE.

Uma das maiores procissões católicas do Brasil, o Círio de Nazaré, ganhará título de patrimônio cultural imaterial da humanidade. 

O ritual é realizado há mais de dois séculos em Belém do Pará. Nesta terça-feira, 7 de outubro, a Arquidiocese de Belém irá receber oficialmente o certificado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A solenidade, que ocorrerá durante a abertura do Círio 2014, contará com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula, e do arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira.

A inscrição na lista da entidade foi feita em dezembro de 2013 com o objetivo de dar visibilidade à procissão católica de Círio de Nazaré. A festividade religiosa de Belém também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. Além do Círio de Nazaré outros ritmos e expressões brasileiras, como o frevo, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a pintura corporal da arte Kusiwa também são considerados patrimônio cultural imaterial.

FATOR PREVIDENCIÁRIO E CONTRIBUIÇÃO APÓS APOSENTADORIA,VOCÊ É CONCORDA?.

A revisão do fator previdenciário é uma das bandeiras do movimento sindical em todo o País. Você que é aposentado sabe o quanto o Fator Previdenciário vem lhe prejudicando. Aécio Neves nessa questão se manifestou favoravelmente à revisão desse mecanismo. Já a presidente Dilma sinalizou que não pretende mexer no fator em seu eventual novo mandato.

O fator previdenciário, criado em 1998, que reduz aposentadorias precoces, já tirou dos bolsos dos trabalhadores do País, mais de R$ 60 bilhões. Há 15 anos os trabalhadores vem sendo prejudicados pela aplicação do fator previdenciário, que ocorre no momento em que pedem as aposentadorias nos postos do INSS, com redução, que chega, em alguns casos, a ate 40%. O fim do fator previdenciário é bandeira de luta das centrais sindicais, entretanto, sai ano e entra ano, e o Governo Federal vem mantendo o redutor. Aposentado não tem como fazer greve!

No meu caso, apesar de ter contribuído por mais de 30 anos, por conta de um AVC e um infarto tive que me aposentar e foi aí que percebi o mal que este tal Fator Previdenciária me causou. Pasme, o pior é que mesmo aposentado você continuará contribuindo para a previdência. É menos valor a receber no final de cada mês.

JOVEM É PRESO APÓS AMEAÇAR A ESPOSA DE MORTE E ESTUPRÁ-LA.

               Ricardo Silva disse que não tem medo da polícia.
Homem não paga contas de casa, estupra a própria mulher, a ameaça de morte e acaba preso no trabalho. O jovem Ricardo do Nascimento Silva, 25 anos, foi preso por volta das 09h30 desta quarta-feira (08/10) quando trabalhava, no Bairro do Carmo, em Parnaíba. Ele é acusado pela própria esposa Adriana Maria de Sousa, 31 anos, de tê-la estuprado por volta das 04h da madrugada, sob ameaça de morte.
Após o ocorrido ela o denunciou pela manhã e uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo cabo Marcos Costa, iniciou as buscas para prendê-lo. Adriana Maria tem um relacionamento estável com Ricardo Silva há seis anos e atualmente o casal tem residência alugada no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel. Ela disse que o mesmo não paga as contas e que ele trabalhou a semana toda e não colocou nada em casa. Quando reclamava pelos mantimentos, ele a mandava se prostituir.

PRIMEIRA PESQUISA do 2º turno: Aécio 54% e Dilma 46%.

Foi divulgada na tarde desta quarta-feira (08/10) a primeira pesquisa eleitoral do segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o instituto Paraná Pesquisas, o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 49% das intenções de voto. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, registrou 41% da preferência do eleitorado.

Segundo o levantamento, realizado entre a segunda-feira 6 e esta quarta-feira 8 com 2.080 eleitores em 19 estados, 5% dos entrevistados declararam não saber ainda em quem votar, e outros 5% afirmaram que não pretendem votar em nenhum dos dois candidatos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 90,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014.
A mostra também beneficia Aécio quando é aplicada de forma espontânea, ou seja, não é apresentado nenhum candidato ao entrevistado, que escolhe por si só. Com essa metodologia, o tucano aparece com 45%, contra 39% de Dilma. Quando a pesquisa contabiliza apenas os votos válidos, o tucano ainda fica na frente, com 54%, e a petista tem 46%. 
dilm_.png
Fonte: Com informações de Brasil 247

VIOLÊNCIA APAVORANTE EM SOBRAL: MULHER SOFRE UM TIRO NO OLHO!.

Violência avassaladora na cidade de Sobral! Mais uma tentativa de homicídio é registrada na "Bela Princesa do Norte". O fato aconteceu na Vila Brasil, no bairro Vila União, durante um intenso tiroteio uma mulheridentificada como Maria de Jesus Domingos Alves, 19 anos, sofreu um tiro no olho e foi socorrida por populares ao HRN, em estado grave. Informações dão conta que foram disparos mais de dez disparos de arma de fogo. A Polícia conseguiu efetuar a prisão de um suspeito e o conduziu até à Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral. Em breve traremos mais informações da ocorrência.

Fonte: Sobral 24 horas

PF APURA LAVAGEM DE DINHEIRO APÓS APREENSÃO DE R$ 116 MIL EM JATINHO.

Três pessoas prestaram depoimento na PF após desembarcar no DF.

Uma delas trabalhou na campanha de Fernando Pimentel (PT), em Minas.

Da TV Globo e do G1 DF/Tempo da Noticia

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar suposta lavagem de dinheiro após apreender R$ 116 mil em espécie em um jatinho no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, na noite desta terça (7). De acordo com PF, os três passageiros da aeronave eram Marcier Trombiere Moreira, que trabalhou na campanha do governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, dono de uma gráfica que também prestou serviço para o petista, e um homem identificado como Pedro Medeiros.
A Coligação Minas Pra Você informou que Moreira e a gráfica de Oliveira Neto foram desligados com o fim da campanha. Moreira prestou serviços de comunicação durante o período eleitoral. Ele também foi assessor do ministro das Cidades e pediu exoneração da pasta no dia 8 de julho deste ano. O G1 apurou que ele é servidor de carreira do Banco do Brasil e já chefiou a assessoria de comunicação do Ministério das Cidades. Oliveira Neto tem ligações com o PT e Pimentel e, em 2010, chegou a ser investigado por supostas ligações com a produção de dossiês contra candidatos do PSDB.

MEGA-SENA ACUMULA, E PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 12,5 MILHÕES.

Veja as dezenas do concurso 1.642: 03 - 23 - 42 - 43 - 47 - 60.

Quina teve 53 acertadores que receberão R$ 41.286,03 cada.

Do G1, em São Paulo

 

MEGA-SENA
CONCURSO 1642
3 23 42
43 47 60
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.642 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (8), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (11) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 12,5 milhões.
Veja as dezenas: 03 - 23 - 42 - 43 - 47 - 60.

A quina teve 53 acertadores e cada um vai levar R$ 41.286,03. Já a quadra pagará R$ 583,74 para cada um de seus 5.355 ganhadores.

Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50
.

CANINDÉ-CE: PROJETA R$ 150 MI EM NEGÓCIOS PARA ROMEIROS.

SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS

Com a tradicional caminhada na madrugada de amanhã, Festa do Padroeiro prossegue até dia 19

Image-0-Artigo-1715836-1
São esperados para os 10 dias de devoção cerca de 1,5 milhão de fiéis vindos de diferentes cidades do Ceará e Estados do Nordeste. Pesquisa do Sebrae aponta que o gasto médio de cada romeiro fica em torno de R$ 100,00
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Canindé. Começa na madrugada de amanhã, a Festa de São Francisco. A cidade espera atrair cerca de 1,5 milhão de romeiros de outros municípios cearenses e dos demais Estados do Nordeste. A concentração de fiéis movimenta a economia da cidade. O turismo religioso lidera a oferta de trabalho e renda no município. Diferentes segmentos atuam em torno da devoção, a começar pela denominação: Expresso São Francisco, Vinho Tinto São Francisco, Centro Educacional São Francisco, Farmácia São Francisco, entre outros.
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, cada romeiro deixa em média no comércio R$ 100. Isso representa um aporte de R$ 150 milhões na economia da região durante os 10 dias de programação. De acordo com o vendedor de artigos religiosos Fernando PIPI, tudo que se coloca para vender, o romeiro compra. "Essa festa, é o nosso maior inverno'', comemora.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL de Canindé, Paulo Magalhães Filho, lembra que, a cada dia, o romeiro compra mais. "Ele não deixa de levar lembranças para os familiares. O comércio de Canindé vende durante a festa e depois, quando os canindeenses aproveitam para fazer suas compras com os recursos adquiridos durante os dez dias'', observa Paulo Magalhães.
O pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, considera Canindé a "Assis Brasileira", numa comparação à cidade natal de São Francisco, na Itália. Não importa o dia e o horário, há sempre movimento de devotos e visitantes dentro, ao redor e nas ruas que circulam a Basílica. "A humildade dessas pessoas é percebida nas roupas, na fala enrolada do sertanejo e no trabalho que desenvolvem. Quase todos são sertanejos e agricultores'', observa frei Amilton.
Este ano, o Conselho Paroquial de Pastoral definiu o tema: "São Francisco: caminho de esperança para Cristo", numa forma de criar uma reflexão entre os participantes das festividades em virtude do alto índice de violência contra o ser humano, bem como as agressões à fauna e à flora.

PROPAGANDA NO RÁDIO E TELEVISÃO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA.

TEMPOS IGUAIS


Image-0-Artigo-1716104-1
Juiz eleitoral Carlos Henrique reunido com representantes dos partidos e de emissoras de rádio e televisão, na manhã de ontem, na sede do TRE cearense
Recomeça amanhã, quinta-feira, a veiculação no rádio e na televisão dos programas eleitorais de candidatos que disputam o segundo turno no Ceará. Conforme o sorteio realizado ontem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE, o horário eleitoral será iniciado com a propaganda de Camilo Santana (PT). Os dois candidatos terão tempos iguais nesta etapa da campanha eleitoral, diferente do primeiro turno. A veiculação da propaganda dos candidatos seguirá de forma alternada até o encerramento, no dia 24 de outubro.
A transmissão será iniciada sem os programas dos candidatos à Presidência da República. De acordo com a legislação, a transmissão do horário eleitoral gratuito para o segundo turno deve começar entre o período de 48 horas após a proclamação do resultado das eleições pelo tribunal e o dia 11 de outubro.
Enquanto o TRE-CE fez a proclamação do resultado provisório das eleições já na tarde da última segunda-feira (6), o TSE o fez apenas ontem, atrasando em um dia o prazo para reiniciar a transmissão dos programas eleitorais dos candidatos à Presidência. A data de início da propaganda eleitoral foi definida na manhã de ontem, em audiência pública no TRE com representantes das coligações e das emissoras de rádio e televisão. Antes de se chegar ao consenso da quinta-feira, o advogado André Costa, da coligação governista "Para o Ceará seguir mudando", defendeu que a propaganda recomeçasse já na noite de hoje, quando se completa 48 horas da proclamação do resultado.

PSB DECIDE APOIA AÉCIO NEVES NO SEGUNDO TURNO E ABRE CAMINHO PARA ADESÃO DE MARINA SILVA.

APÓS REUNIÃO
Folhapress | Tempo da Noticia

Coordenadora da campanha de Marina preferia a neutralidade mas dirigentes do partido decidiram apoiar o tucano com 21 votos

aécio
Autor de críticas ferrenhas a Marina logo após a morte de Eduardo Campos e a sua liderança nas pesquisas, Aécio Neves tem agora o apoio do partido
FOTO: DIVULGAÇÃO/PSDB
Após mais de três horas de reunião e com algumas divergências, a Executiva Nacional doPSB, o partido de Marina Silva, aprovou na tarde desta quarta-feira (8) o apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Foram 21 votos a favor contra 7 que optavam pela neutralidade.
O senador João Capiberibe (AP) foi o único adefender o apoio a Dilma Rousseff (PT). Aécio iria comparecer ainda na noite desta quarta (8) à sede do PSB para receber mais esse apoio. 
A decisão do partido foi liderada pelo vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque (RS), e pela seção pernambucana da legenda, a mesma do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto.
Entre os que divergiram da decisão está a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina, coordenadora-geral da campanha de Marina. Em uma fala incisiva, ela argumentou que o melhor seria aneutralidade devido às históricas diferenças entre o PSB e os tucanos.
Decisão é vista como estratégia
Aliado do PT e oposição aos tucanos durante boa parte de sua história, o PSB rompeu com o governo petista. No primeiro turno, o PSB acusou os petistas de patrocinarem uma campanha de mentiras contra a ex-senadora. 

VOTAÇÃO DE SÉRGIO AGUIAR EM CAMOCIM TEVE SABOR DE DERROTA.

O “deputadozão” em Camocim obteve menos votos que a esposa em 2012 e menos votos que em 2010



Mesmo sendo um deputado de situação, fazendo parte do time do Governo,  tendo a esposa como prefeita da cidade, contando com apoio de 10 vereadores, um monte de cabos eleitorais “escanchados” em empregos públicos através de contratos, todos pedindo voto quase que obrigados, e uma rádio com alcance regional a seu favor, além de uma visível mega estrutura de campanha, tudo isso e mais um pouco não foi o suficiente para fazer com que o deputado estadual Sérgio Aguiar obtivesse uma boa votação em Camocim, cidade que ele diz ser seu berço.  Desta vez, foram apenas  magros 15.145 (quinze mil cento e quarenta e cinco votos), passando longe, e bem longe dos 18.306 ( dezoito mil trezentos e seis) votos que sua esposa, Monica Aguiar, obteve nas eleições para prefeito de 2012. 

 O “deputadozão” também conseguiu a proeza de diminuir seus votos com relação a eleição de 2010 quando recebeu em Camocim 15.538  (quinze mil quinhentos e trinta e oito) votos. 

Os capachos de ponta de esquina do deputado, aqueles babões inservíveis que não ganharam uma rapadura pra lamber, que passam o dia todo perambulando de secretaria em secretaria e de praça em praça, puxando o saco e afrontando as pessoas, estavam esperando muito mais de 18 mil votos para o deputado aqui na cidade. Tinha alguns que até queriam fazer apostas,  alegando e depositando  sua confiança na “administraçãozona” da “prefeitona”. A boca deles era um doce “num tal de asfalto do Maceió”, num tal de “asfalto das ruas”, numa tal reforma “disso e daquilo” e o famoso “estaleiro”. Bom, a inexpressiva votação que o Grupo Cara de Pau deu ao seu líder está servindo é de chacota e de mangação por conta do fiasco. 

O sabor da derrota em Camocim também se estendeu ao restante da chapa do deputado, a começar pelo governador Camilo, que tirou menos voto que Eunício. O senador Mauro Filho também foi derrotado pelo Tasso, o deputado federal Leônidas quase não supera Zé Airton. 

CAMOCIM CONTINUA A MERCÊ DAS VELHAS OLIGARQUIAS.

Não houve a tão sonhada libertação política em Camocim/CE, uma prova disso foi a votação expressiva que certas forças políticas tiveram na cidade. Nada mudou e sem querer ser pessimista, dificilmente mudará. Cada eleição, os mesmos deputados estaduais que nada fizeram por nossa cidade e por nossa região continuam a ser eleitos e reeleitos indefinidamente, mesmo carregados de processos e atos comprovadamente ímprobos.

Práticas como o voto de cabresto, compra e venda de votos, abuso de autoridade, troca de favores continuam sendo realizadas livremente e descaradamente em nossas comunidades e cidades. O candidato ou cabo eleitoral infrator pode até ser detido esporadicamente, mas numa questão de minutos está livre e pronto para utilizar novamente de todas as artimanhas para alcançar os seus objetivos. Claro que tudo a isso graças a honrosa JUSTIÇA BRASILEIRA.

CAMOCIM E AS ELEIÇÕES A BICO DE PENA.

Passada a primeira etapa das eleições de 2014, cada vez mais a tecnologia toma conta do embate eleitoral. No mesmo dia temos os resultados das urnas e vitoriosos e derrotados não são expostos à uma tensão maior de espera dos seus esforços de campanha. Os eleitores já estão sendo identificados pela biometria diminuindo sensivelmente as fraudes. Mas, nem sempre foi assim. Sou do tempo em que a vitória ou a derrota dos partidos e candidatos só era conhecida após três dias, no caso de Camocim. A central de apuração era no então prédio do INPS e a contagem era feita voto a voto, nas cédulas de papel, e as diferenças transmitidas por meio de bilhetes jogados do alto para a população que se aglomerava nas imediações ou então pelos informes dos repórteres das rádios ligadas aos grupos políticos Cara Preta e Fundo Mole - Radio União e Pinto Martins, respectivamente. 
Quando um partido se distanciava na contagem, o desânimo tomava conta dos radialistas do partido que estava perdendo e as atualizações dos resultados para estes, eram um verdadeiro calvário a ponto de desistirem antes de finda a apuração. Mas se voltarmos ao inicio do século XX, as eleições não tinham essa exploração midiática. Os resultados eram praticamente feitos nas alcovas das repartições públicas, à bico de pena, como se dizia antigamente, por pessoas ligadas ao partido que estava no poder. Embora com caráter anedótico, o jornal A Esquerda de Sobral de 1919, traz um episódio escrito na coluna Respingos, assinada por um certo H.M, que ilustra bem como foi decidido os destinos políticos de Camocim naquele ano, mas que serve para qualquer lugar. Diz o nosso colunista:

EM CAMOCIM, RONDA DO QUARTEIRÃO PRENDE MULHER APÓS FURTAR DINHEIRO EM CASA DE APOSENTADO.


Uma mulher identificada comoFrancilene Soares, mais conhecida como "Boniteza", de 35 anos, foi presa durante a manhã de terça-feira, 07, sob a acusação de crime de furto.
Os policiais faziam rondas pela cidade quando foram acionados pelo Copom (190) para atender uma ocorrência de furto na Rua União, Bairro Apossados. Chegando no endereço os pm's encontraram o aposentadoAurélio Miranda, 80 anos, o qual repassou para os militares que a dita acusada havia invadido a sua residência e sorrateiramente tinha furtado a quantia de R$ 50,00 e fugido do local. Já cientes sobre as características da mulher, os policiais caíram em campo e em pouco tempo, ainda ali próximo, conseguiram efetuar a prisão da acusada.