Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CÍRIO DE NAZARÉ RECEBE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE.

Uma das maiores procissões católicas do Brasil, o Círio de Nazaré, ganhará título de patrimônio cultural imaterial da humanidade. 

O ritual é realizado há mais de dois séculos em Belém do Pará. Nesta terça-feira, 7 de outubro, a Arquidiocese de Belém irá receber oficialmente o certificado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A solenidade, que ocorrerá durante a abertura do Círio 2014, contará com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula, e do arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira.

A inscrição na lista da entidade foi feita em dezembro de 2013 com o objetivo de dar visibilidade à procissão católica de Círio de Nazaré. A festividade religiosa de Belém também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. Além do Círio de Nazaré outros ritmos e expressões brasileiras, como o frevo, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a pintura corporal da arte Kusiwa também são considerados patrimônio cultural imaterial.

A procissão
As festividades do Círio de Nazaré, a chamada quadra nazarena, duram 15 dias. Recontam, por meio de seu cerimonial religioso, a lenda que envolve o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo camponês Plácido José de Souza, em 1700. No trajeto do traslado da imagem ocorrem diversas homenagens à santa, como apresentações de corais, canto lírico e hinos de louvor.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=2077036698707944147

Nenhum comentário:

Postar um comentário