Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

VERDADES E FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...
1. DEUS
Em toda a história da humanidade o homem não cessa de buscar a Deus. Esta busca se dá através das orações, sacrifícios, cultos, meditações, ações, entre outras formas. Mas como podemos conhecer a Deus, se nunca O vimos?
Podemos conhecer a Deus mediante Suas obras e mediante a nossa Fé. A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último de sua vida. Como podemos falar de Deus?
Nosso conhecimento de Deus é tão limitado, como também é limitada nossa linguagem sobre Deus. Só podemos falar de Deus através das criaturas vivas ou dos recursos naturais que conhecemos, e segundo nosso modo humano limitado de conhecer e pensar.
De qualquer forma, temos que nos lembrar e ter sempre conosco, dentro de nossos corações, que todas as criaturas trazem em si uma certa semelhança com Deus. O homem guarda características tão dignas como a verdade, a bondade, a beleza, a caridade, o amor...Tais características não podem ter outro autor senão o Todo Poderoso. Todas estas características contemplam, portanto, o Seu Autor.
Assim como uma obra de arte reflete sempre, de alguma forma, o seu autor, também nos devemos refletir nosso Criador. "Sem o Criador a criatura se esvai".
Como entender Deus Criador?
Deus criou o mundo segundo Sua sabedoria. O mundo procede da vontade livre de Deus que quis fazer as criaturas participarem do Seu Ser, da Sua sabedoria e da sua bondade. Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o mundo de uma matéria preexistente? Quando se dá um material a um artesão, ele faz do material tudo o que quiser e souber. Se este fato confere a este artesão um lado criador, tanto mais será nada para criar tudo o que Sua Vontade e Sabedoria desejam. Deus parte do Nada e cria o mundo, dentro dele, o homem.
Uma vez que Deus pôde criar do nada, pode, através do Espírito Santo, dar vida da alma aos homens, com o objetivo de mantê-los sempre junto Dele, mas ao mesmo tempo, deixando o homem livre para escolher essa união. Já que pela sua palavra pôde fazer resplandecer a luz a partir das trevas, pode também dar a luz da fé àqueles que a desconhecem.
Dessa forma, a criação é uma obra querida por Deus como um dom que foi dirigido ao homem; como uma herança que lhe é destinada e confiada.
Entretanto, Deus transcende a criação, pois é infinitamente maior que todas as Suas obras. Por ser o Criador soberano e livre, causa primeira de tudo o que existe, Ele está presente no mais intimo das suas criaturas. Segundo as sábias e inspiradas palavras de Santo Agostinho: "Ele é maior do que aquilo que há de maior em mim e mais íntimo do que aquilo que há de mais intimo em mim".
Deus mantém e sustenta a criação, pois não abandona a sua criatura a ela mesma. Não somente lhe dá o ser e a existência, mas também a sustenta a todo instante e lhe dá o livre-arbítrio. Reconhecer esta dependência completa em relação ao Criador é uma fonte de sabedoria e liberdade, de alegria e confiança.
Os estudos sobre Deus (assuntos da Teologia) são elaborados considerando Deus na Unidade da Natureza e na Trindade das Pessoas.
Na Unidade da Natureza, o estudo de Deus é dividido em três partes: a Existência, a Essência e os Atributos. Cada uma destas características existe em Deus ao mesmo tempo e só foram separadas para serem melhor explicadas e compreendidas.
1.1 A Existência
É um artigo de fé e nos abre uma dupla possibilidade de conhecer a Deus: Uma forma natural e uma forma sobrenatural.
a. Forma Natural: "Encontra-se Deus por meio da reflexão do mundo e em nós mesmos" (São Paulo).
Uma das maiores comprovações sobre a Existência de Deus é a tendência dos homens pela busca da felicidade. Em cada homem esta necessidade não pode ser satisfeita apenas pelo mundo e pelos seus bens. Portanto, segundo Santo Agostinho, é preciso que haja um bem eterno capaz de satisfazê-la e este bem é Deus.
O conhecimento de Deus pela forma natural baseia-se pelo fato de que como não vemos a Deus, O conhecemos por meio de comparações devido às suas obras, pois não encontramos na Terra a essência de Deus, mas sim suas obras. É através de suas criações que conhecemos que Deus existe, como sua causa.
b. Forma Sobrenatural: "Deus é para nós que cremos um 'Deus desconhecido' ainda que à luz da fé o conheçam muito melhor do que à luz da razão" (Santo Tomaz de Aquino).
Segundo esta forma de conhecimento, crê-se em Deus em virtude de uma revelação sobrenatural que é dada por meio da fé. A comunicação de Deus conosco e sua manifestação dá-se por meio das graças.
1.2 A Essência
Estuda o ser de Deus, sendo que a Existência e a Essência são inseparáveis em Deus. A essência de Deus é compreendida através da revelação, onde Deus se revela e se dá conhecer aos homens.
1.3 Os Atributos
São as características através das quais podemos conhecer a Deus e distingui-lo das criaturas. São todas as perfeições existentes em Deus, como por exemplo:
  • Deus é UNO: a unidade de Deus é um dogma da Igreja. É entendido como uma unidade do indivíduo levando ao monoteísmo. Este atributo foi mencionado em várias passagens: "Vede que sou Eu somente e não há outro Deus exceto Eu". (Dt 32, 39) "Ouve Israel, o Senhor teu Deus é o único Deus". (Mc 12, 29).
  • Deus é SIMPLES (PURO): em Deus nada se acrescenta ou se tira. A simplicidade de Deus é entendida como um Deus livre de qualquer multiplicidade e dispersões próprias das outras criaturas. É Deus em sua puríssima espiritualidade. Como exemplo, podemos citar uma passagem onde Jesus atribui a Deus uma figura humana ao chamá-lo PAI e ao mesmo tempo lhe atribui estado e morada acima de tudo o que é material.
  • Deus é IMUTÁVEL: Deus foi, é, sempre será o mesmo, com sua perfeição e seu amor sem limites. Segundo Santo Tomaz de Aquino: "Só Deus é".
  • Deus é ETERNO: Deus não teve início e não terá fim. "O Senhor é um Deus Eterno que criou os extremos da Terra e que não se cansa nem se esgota". (Is 40, 28).
  • Deus é ONIPRESENTE: a onipresença de Deus nos oferece a possibilidade de nos unirmos espiritualmente a Ele em qualquer tempo e condição e em qualquer lugar. Deus está sempre conosco. Entretanto, de que serve Deus estar perto de nós se nós estivermos longe Dele? Por isso em sua Bondade Infinita ele nos dá sua Onipresença e nós, com nossa Fé, podemos encontrá-lo sempre que quisermos.
  • Deus é ONISCIENTE: Deus tudo sabe. A revelação é a maior prova da onisciência de Deus.
  • Deus é ONIPOTENTE: Deus tudo pode. Algumas passagens revelam com exatidão esse atributo de Deus: "Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível". (Mt 19, 25-26) "Pai, tudo Te é possível". (Mt 14, 36).
Quem não se sente pasmo, surpreso, arrebatado, maravilhado, com a observação de um céu estrelado e da imensidão do universo?
Tais coisas nada mais são da que frutos da Onipotência Divina. Quem deu a vida a estes corpos celestes?
Às propriedades e forças?
Quem lhes indicou o caminho e a finalidade?
Baseando-se apenas nessa observação, como se pode recusar inserir-se na harmonia desejada pelo Todo-Poderoso?


2 - Jesus Cristo
Jesus significa Deus Salva. Jesus nasceu em Belém, na Judéia, no ano 1 de nossa era. Sua mãe é Maria e seu pai adotivo José. Seus avós maternos foram Joaquim e Ana.
A palavra Cristo do latim Christus ou Christos é semelhante à palavra Messias (em hebraico), que significa Ungido. Portanto, Cristo significa Ungido do Senhor, aquele que recebeu a Unção com óleo. O derrame com óleo sobre a cabeça de alguém significava a consagração de um homem por Deus, como profeta, sacerdote e rei.
A vida de Jesus, seus ensinamentos, obras e palavras foram registradas nos Evangelhos (Evangelho vem do grego Evangelion e significa boa nova, boas notícias). É como foi chamada a mensagem de salvação e de redenção que Jesus trouxe ao mundo.
2.1 O estilo do ensinamento de Jesus. 
Na época de Jesus, a palavra escrita ainda não era facilmente disponível para a comunicação em massa. Então, tornava-se essencial que um mestre apresentasse seus ensinamentos de modo a serem claramente compreendidos e memorizados. Isto exigia que o mestre fosse ao mesmo tempo um poeta e um contador de histórias, e Jesus sem sombra de dúvidas, dominava ambos talentos.
As parábolas cheias de vida tirada da natureza ou essência humana são bem conhecidas e constituíram a principal forma de ensinamento de Jesus. Elas incitavam os ouvintes para pensar e descobrir diversos níveis de significados e aplicações.
2.2 Os principais ensinamentos. 
Dentro dos ensinamentos propostos por Jesus, existem dois temas predominantes: A Verdade e Realidade e A Compreensão da Pessoa de Jesus.
A Verdade e Realidade: A Realidade que Jesus veio proclamar tem sido traduzida em Reino; Jesus proclamou o Reino de Deus ou o Reino dos Céus. Não apenas proclamou, mas o inaugurou quando deixou claro que "Um novo estado de coisas nasceu para o ser humano". Muitas foram às parábolas contadas sobre o Reino de Deus; dentre elas Jesus disse: "O Reino dos Céus é como um mercador em busca de pérolas finas que, encontrando uma de grande valor, vai e vende tudo o que tem e a compra".
"O Reino de Deus não vem como sinais que possam ser observados, nem se poderá dizer: 'Eis o Reino aqui' ou 'Lá está o Reino', pois o Reino de Deus está no meio de vocês".
Com este tema, Jesus deixa evidente que temos que estar bem conosco mesmos com nossos irmãos e com Deus, pois senão não podemos viver no Reino dos Céus.
A Pessoa de Jesus: Jesus referiu-se a si mesmo como o Filho do Homem. Essa expressão pode apresentar várias interpretações, mas pode ser compreendida como sendo uma intervenção pessoal de Deus nos assuntos humanos, não tanto através da figura de um mensageiro, mas sim como a do inaugurador de um estado de coisas entre os homens em que o Reino de Deus está efetivamente presente. Uma das passagens em que Jesus se refere ao Filho do Homem: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos".
2.3 Seguir Jesus: o preço
Os Evangelhos contém relatos de um período no qual Jesus passou no deserto em solidão voluntária e onde ele enfrentou e resistiu a diversas tentações. Se o próprio Filho de Deus sofreu tentações quanto mais nós as sofremos!
Entretanto, as tentações de Jesus podem ser vistas por nós como meios fáceis e mesquinhos de se estabelecer o Reino. Quando Jesus reconheceu as tentações como tal, ele viu-se face a face com o único caminho, o da entrega total, sem qualquer recompensa ou retorno: o caminho do Amor puro e sem sentimentalismo.

ENTIDADES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO VÃO ENTREGAR MANIFESTO A CANDIDATOS A PRESIDENTE.

“Reunidas em Brasília, entidades elaboram manifesto e pedem que a educação seja compromisso prioritário dos candidatos à Presidência da República. Esta é a primeira vez que entidades ligadas à educação se unem em uma pauta conjunta para as eleições. Entre as bandeiras está a ampliação das fontes financeiras para o cumprimento da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação, percentual que já está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado este ano.

Assinam o manifesto 12 entidades, entre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Juntas, representam mais de 4 milhões de trabalhadores em educação dos setores público e privado, quase 70 milhões de estudantes secundaristas e universitários e movimentos sociais e educacionais.

O PNE, que prevê metas para a educação a serem cumpridas em dez anos, está entre as demandas do manifesto. Segundo as entidades, a destinação dos recursos do petróleo para o setor, assegurada pela Lei dos Royalties (12.858/2013), é “um avanço importante, embora tímido frente às possibilidades existentes”.”
  
Fonte: Agência Brasil

FRED AMEAÇA GREVE DO FLUMINENSE APÓS TENTATIVA DE AGRESSÃO A JOGADORES.

FUTEBOL BRASIL
EFE | RIO DE JANEIRO
Após a delegação do Fluminense sofrer nesta quinta-feira uma tentativa de agressão ao desembarcar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no dia seguinte à derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Fred ameaçou liderar uma greve com os companheiros de time na partida de domingo, contra o Sport, no Maracanã, caso nenhuma providência seja tomada para garantir a segurança do elenco.
A advertência foi feita por Fred no Facebook para condenar a atitude de pessoas que ele qualificou como "marginais, desocupados, bandidos, vagabundos" por tentarem agredir os jogadores e depredarem alguns de seus carros.
Fred ameaçou liderar greve com os companheiros no próximo jogo do Fluminense, contra o Sport. EFE/Arquivo
Fred ameaçou liderar greve com os companheiros no próximo jogo do Fluminense, contra o Sport. EFE/Arquivo
"E já vou avisando: se nenhuma atitude for tomada imediatamente pelas autoridades aqui mesmo no aeroporto, a direção do clube também não tomar nenhuma providência, e esses covardes invadirem as Laranjeiras querendo agredir jogador, eu, como capitão do time, vou reunir o grupo, e o Fluminense não entrará em campo no próximo domingo para enfrentar o Sport", disse o atacante na mensagem.

POLÍCIA ABRE INQUÉRITO PARA APURAR CASO DE RECÉM-NASCIDA ABANDONADA EM MT.

Criança foi encontrada dentro de uma caixa de papelão na capital.

Recém-nascida estava com cordão umbilical e com formigas pelo corpo.

Do G1 MT/TEMPO DA NOTICIA

Bebê recém-nascido foi abandonado em bairro de Cuiabá. (Foto: Reprodução/ TVCA)Bebê recém-nascido foi abandonado em bairro de Cuiabá
(Foto: Reprodução/ TVCA)
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o abandono de uma menina recém-nascida dentro de uma caixa de papelão no Bairro São Sebastião, emCuiabá. A criança foi encontrada por moradores na noite de quarta-feira (20), enrolada em um lençol de um hospital público da cidade, dentro de uma caixa de papelão, na calçada. O bebê estava com diversas marcas de picadas de inseto pelo corpo. As investigações serão feitas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica). A mãe ainda não foi encontrada.

PRIMEIRO BAIXISTA DO METTALICA COLOCA À VENDA ITENS DE QUANDO ERA DA BANDA

Ron McGovney deixou a banda em 1982 e diz não ter muito dinheiro.

Ele leiloava no eBay panfletos da turnê do Mettalica no ano em que saiu.

Do G1, em São Paulo/Tempo da Noticia

Panfleto da turnê do Mettalica de 1982 vendido por Ron McGovney, primeiro baixista da banda. (Foto: Reprodução/Facebook)Panfleto da turnê do Mettalica de 1982 vendido por Ron McGovney, primeiro baixista da banda. (Foto: Reprodução/Facebook)
O primeiro baixista do Mettalica, Ron McGovney, começou a vender objetivos de sua passagem pela banda no site de leilões virtuais eBay nesta quinta-feira (21). O músico afirmou que faz isso por não ter dinheiro e espera que consiga arrecadar o suficiente para ajudar a família.
O músico saiu do Mettalica em 1982, mesmo ano em que entrou. Por um panfleto de anúncio da turnê de 1982 da banda, ele conseguiu US$ 500 (o equivalente a R$ 1.134). Até a publicação desse texto, McGovney ainda não havia vendido dois panfletos também de 1982. O último lance havia sido de US$ 41 (R$ 93).
Algumas pessoas criticaram o gesto de McGovney e afirmaram que ele está “vendendo suas memórias”. “É engraçado como algumas pessoas fazem comentários rudes sobre eu vender coisas relacionadas ao Mettalica no eBay. Eu não tenho muito dinheiro. Minha família vive de salário em salário como a maioria dos americanos. Se você tivesse alguma coisa no seu armário de 30 anos atrás e, caso você vendesse, soubesse que iria ajudar sua família, você não venderia?”, escreveu o músico em sua conta no Facebook.

ANATEL:EDITAL DE 4G TRAZ VANTAGENS PARA NOVAS EMPRESAS.

imagens cedida pelo a internet

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, avaliou nesta quinta-feira, 21, que o edital de 4G publicado hoje pelo órgão regulador traz vantagens para novas companhias que ingressam no setor no País. A pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), o documento prevê que as quatro empresas que já oferecem o serviço internet móvel de quarta geração no Brasil - TIM, Vivo, Claro e Oi - paguem adicionais que, somados, chegam a R$ 561,5 milhões.

"Esperamos que haja novos concorrentes no leilão de 4G, mas é difícil fazer previsão sobre a participação de empresas estrangeiras na disputa", afirmou Rezende. O presidente da Anatel evitou comentar a possível participação do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento das outorgas ou ainda a expectativa de arrecadação do Tesouro Nacional com o leilão, uma vez que apenas 10% dos valores da outorgas mínimas - que vão de R$ 7,7 bilhões a R$ 8,26 bilhões, com o adicional do TCU - serão obrigatoriamente pagos à vista este ano.

25 ANOS PARAM SEM O NOSSO MALUCA BELEZA O RAUL SEIXAS.


Cantor, compositor, e inspiração para muitos, Raul é considerado um dos pioneiros do rock nacional
Cantor e compositor Raul Seixas


Considerado 'pai do rock brasileiro', Raulzito para os íntimos, nos deixou no dia 21 de agosto de 1989. A impressão que se tem é que ele viajou para um mundo paralelo, e que não foi extamente uma despedida. O 'maluco beleza' continua aqui, quando seus grandes sucessos são reproduzidos pela noite, através de pedidos dos fãs, com o famoso bilhetinho ''Toca Raul!".
 Seu estilo alternativo de ser, as mensagens filosóficas sobre vida e a humanidade foram, e continuam sendo inspiração para muita gente.
O POVO Online reuniu algumas das melhores músicas do eterno 'maluco beleza'. Confira:

OPERAÇÃO POLICIAL APRENDE 47 QUILOS DE DROGAS EM FORTALEZA E MARACANAÚ-CE.

A ação resultou na prisão de seis pessoas, sendo uma adolescente. A captura foi feita após denúncias com informações sobre o caso
A Polícia apreendeu 44 quilos de entorpecentes, sendo 27 quilos de cocaína e 17 quilos de maconha
Uma operação daPolícia Civil do Estado do Ceará(PCCE), por meio daDelegacia de Narcóticos (Denarc), resultou na apreensão de 47 quilos de drogas e na captura de seis pessoas acusadas de tráfico no Estado. A ação teve parceria da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social(SSPDS). A captura foi feita após denúncias com informações sobre o caso.
Nesta quarta-feira, 20, em Fortaleza, a equipe da polícia fechou um laboratório de drogas e fez a apreensão de 44 quilos de entorpecentes, sendo 27 quilos de cocaína e 17 quilos de maconha, além do recolhimento de pó branco utilizado na fabricação do crack.

UFC OFERECE BOLSAS DE GRADUAÇÃO INTERNACIONAL COM SALÁRIO DE R$ 15 MIL.

Candidatos podem estudar em universidades da Argentina, Chile e Uruguai.

Bolsa dos candidatos selecionados é de R$ 15.075,00.

Do G1 CE/Tempo da Noticia
O Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula, da Universidade Federal do Ceará em parceria com o grupo Santader, está com inscrições abertas até 7 de setembro. Serão ofertadas duas bolsas para alunos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciências Atuariais, Economia, Música e Letras-Espanhol.
imagens cedida pelo a internet
Os estudantes selecionados podem realizar um semestre de intercâmbio nas seguintes universidades conveniadas: Universidade Nacional de La Plata e Universidade Nacional de Villa María (ambas da Argentina); Universidade Católica Cardenal Raúl Silva Henríquez (Chile) e Universidade de La República (Uruguai).
O Santander se compromete a assumir os custos relativos à concessão das duas bolsas, cada uma no valor de R$ 15.075,00, correspondente a € 5 mil (conversão efetuada como base a cotação do valor de venda do euro publicada pelo Banco Central do Brasil, relativa à data de lançamento do Programa).

MINISTÉRIO ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE FILME BRASILEIRO INDICADO AO OSCAR 2015.

CINEMA
Redação Web | Tempo da Noticia

Interessados podem fazer inscrições até o dia 10 de setembro

oscar
Para concorrer, longa deverá ter exibição em salas comerciais
REUTERS
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=5558854361905707890
O Ministério da Cultura abriu nesta quinta-feira (20) inscrições de filmes de produção brasileira de longa metragem que participarão do processo de seleção destinado à indicação do filme brasileiro para concorrer ao prêmio deMelhor Filme de Língua Estrangeira do Oscar 2015. 
As inscrições estarão abertas até o dia  10 de setembro e são destinadas, apenas a filmes que  tenham sido exibidos ou que serão exibidos publicamente, com fins comerciais pela primeira vez no Brasil por, no mínimo, 7 dias consecutivos, entre 1 de outubro de 2013 e 30 de setembro de 2014. O longa também deve ter exibição em sala de cinema comercial, confirmada por meio de comprovante de exibição.