Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de março de 2014

MEDICAMENTOS REGULADOS PELO GOVERNO SOFRERÃO REAJUSTE DE ATÉ 5,68%.

Aumento é menor do que os registrados no ano passado; remédios de alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos às mudanças

BRASÍLIA - Medicamentos com preços regulados pelo governo serão reajustados em até 5,68% a partir do dia 31. O índice foi definido pela Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED) nesta quarta-feira, 26, e deverá ser publicado amanhã no Diário Oficial.
A CMED determina três faixas de reajustes de preços. Classes de medicamentos na faixa intermediária terão aumento de 3,35%. O menor índice autorizado será de 1,02%. Com isso, a média ponderada das três faixas de medicamentos será de 3,53%. Os porcentuais haviam sido antecipados pelo Estado dia 12.
O aumento é menor do que os registrados no ano passado. Em 2013, o reajuste autorizado variou entre 6,31% e 2,7%, com uma média ponderada de 4,59%. Os novos preços terão de ser mantidos até março de 2015. As regras para reajuste valem para perto de 24 mil itens.
Medicamentos de alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores determinados pela CMED, sendo que seus preços podem variar de acordo com a determinação do fabricante.
 

AULA SOBRE OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR.


O debate sobre o caráter da ditadura civil-militar, sua vigência, suas influências e motivações pode ser utilizado pelo professor como aula sobre os 50 anos do golpe militar.

Slogan da ditadura civil-militar que indicava o interesse em tirar do país os opositores ao regime 
Slogan da ditadura civil-militar que indicava o interesse em tirar do país os opositores ao regime
No dia 31 de março de 2014 ocorre a efeméride dos 50 anos do golpe militar no Brasil. Na verdade, do último golpe militar no país, já que alguns outros o antecederam (1889, 1930 e 1945).
O debate sobre o golpe militar e a ditadura civil-militar que o sucedeu é acalorado, pois traz à tona posicionamentos ainda vivos sobre a necessidade de realização do golpe ou da necessidade de combatê-lo da forma que foi combatido, principalmente através das ações armadas.
Como o debate será apresentado em vários dos meios de comunicação, pode ser interessante ao professor de História realizar também esse debate em sala de aula. Um ponto de partida interessante pode ser encontrado nas ideias e interpretações expostas em alguns livros que estão sendo lançados e relançados no período próximo à efeméride.
Em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, o jornalista Luiz Zanin Oricchio apresenta algumas dessas obras.
Tratando do tema do apoio dos EUA ao golpe militar, há os livros 1964: o Golpe, de Flávio Tavares (L&PM), e a tetralogia Ditadura (Envergonhada, Escancarada, Derrotada e Encurralada), de Élio Gaspari. Tais livros indicam documentos e dados sobre o papel do governo dos Estados Unidos no financiamento de campanhas contra o governo de João Goulart e também no apoio logístico aos militares brasileiros, principalmente através da chamada operação Brother Sam.

CÂMARA APROVA COTAS PARA NEGROS EM CONCURSO PÚBLICOS.


Poderão concorrer candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos na inscrição
Agência Estado
Projeto foi aprovado por ampla maioria dos deputados e estabelece cotas para os próximos dez anosLuis Macedo/Câmara dos Deputados
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros que assim se declararem na inscrição.
O resultado da votação foi de 314 votos a favor, 36 contra e seis abstenções. A matéria vai para análise do Senado. A reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três. De acordo com o texto, a reserva de vagas a candidatos negros deverá constar expressamente nos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido.
Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Durante a discussão do projeto na noite de hoje, chegou a ser colocada a possibilidade de se estender a cota de 20% para os cargos comissionados do Executivo. A proposta, no entanto, não teve apoio e foi derrubada.

PESQUISA DIZ QUE 40% DAS MULHERES JOVENS NÃO COSTUMAM USAR CAMISINHA.


preservativo
Quase metade das mulheres não usa camisinhaArquivo/Agência Brasil

Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam camisinha em suas relações sexuais. Entre os homens de mesma idade, um em cada três declarou não usar o contraceptivo ou usá-lo pouco. Os números foram divulgados hoje (26) no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de 1.742 pessoas com idade entre 14 e 25 anos.

Entre os homens menores de 20 anos, cerca de 2% declararam ser pai. “Temos aí um problema de saúde pública que não está sendo discutido”, disse Clarice Madruga, uma das coordenadoras do levantamento, em entrevista à
 TV Brasil.O levantamento apontou que quase um terço das mulheres com idade entre 14 e 20 anos engravidou pelo menos uma vez. O índice de aborto neste grupo etário, seja ele provocado ou natural, alcançou 12%, ou seja, uma em cada dez mulheres entre 14 e 20 anos abortou.

COM QUANTOS ALIADOS A RÚSSIA PODE CONTAR NA CRISE DA CRIMEIA?.




Vladimir Putin (AFP)
Putin vem conversando com aliados, mas só Venezuela e Síria o apoiaram publicamente até agora
"O presidente russo, Vladimir Putin, fez história ao agendar a primeira reunião do brilhante grupo de nações chamado G1", brincou o colunista Andy Borowitz, da revista New Yorker.
Na situação imaginada por Borowitz depois do anúncio (real) feito pelo restante dos países do G8 - Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Japão, Reino Unido e Itália - de que não participariam da reunião do grupo em Sochi e que decidiram excluir a Rússia, Putin decidiu formar seu próprio clube internacional, com um só membro: a Rússia.

Síria e Venezuela
Além de dar a combustível a piadas sobre o assunto, as crescentes tensões entre Moscou e a comunidade internacional em relação à anexação da Crimeia pela Rússia deixam em aberto as perguntas: com quem a Rússia pode contar? Quais países realmente apoiam a campanha russa na península?
Dois. Esse é o número de países que exibem uma postura completamente favorável à Rússia.
De um lado, a Síria. Em 6 de março, a agência estatal de notícias síria Sana informou que o presidente Bashar al Asad enviou uma mensagem a Putin expressando sua solidariedade.
Asad reiterou o "respaldo da Síria ao ponto de vista racional de Putin, que favorece a paz e busca estabelecer um sistema global de apoio à estabilidade e de combate ao extremismo e ao terrorismo", segundo a agência.
A Rússia tem em Tartus, na Síria, seu único porto militar no mar Mediterrâneo, um ponto estratégico.

EMPRESA AÉREA SOLICITA VOO DIRETO ENTRE FORTALEZA-CE E BOGOTÁ,NA COLOMBIA.

  Segundo secretário do Turismo, empresa solicitou nesta quarta-feira (26).

Empresas buscam voo internacional para garantir isenção fiscal.

Do G1 CE/JOCC

A empresa aérea Avianca solicitou à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a operação do voo entre Fortaleza e Bogotá, na Colômbia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo secretário do Turismo do Ceará, Bismark Maia.
Para Bismark Maia, a empresa busca o voo internacional para obter incentivos fiscais, previsto em lei aprovada em 2013. A lei estabelece redução do ICMS de 19% para 4% sobre equipamentos e peças de aeronaves, condição válida para empresas que se instalarem em aeroportos cearenses. Houve também redução do imposto sobre combustíveis para companhias aéreas de voos regulares, o ICMS passou de 30% para 12%, mas existe regra para ter acesso ao benefício.

MULHER INOCENTE É SOLTA DEPOIS DE 32 ANOS PRESA NOS EUA.

iNOCÊNCIA
Redação Web | JOCC

Estudantes de direito conseguiram provar sua inocência


Mary Virginia Jones
Mary foi libertada depois que seu caso foi analisado por estudantes
ABC
Uma mulher que passou 32 anos presa por um crime que não cometeu foi libertada na terça-feira (25) com a ajuda de estudantes de direito. Mary Virginia Jones foi condenada em 1961 por cumplicidade em assassinato, sequestro e roubo.
Mary, conhecida como "Mãe Maria", foi considerada cúmplice do assassinato de dois traficantes, praticado por Mose Willis, seu companheiro na época. Willis havia sequestrado os homens e obrigou Mary a dirigir um carro até um beco, onde ele atirou nos dois.

DOIS CEARENSES MORREM EM INCÊNDIO NO JAPÃO.

MÃE E FILHO
Redação Web | JOCC

Corpos foram encontrados abraçados nos escombros da residência da família


Mãe e filho
Patrícia e o filho, Arthur, em Konan
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Fogo
Pelo menos cinco casas foram atingidas pela chamas
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Um incêndio na cidade de Konan, localizada na província de Shiga, no Japãovitimou dois cearenses na madrugada desta quarta-feira (26), horário local.
Segundo informações da emissora japonesa NHK, o fogo, que atingiu pelo menos cinco casas, teria começado onde moravam a cearense Patrícia Viana, 32 anos, e o filho, Arthur, 7 anos, cujos corpos foram encontrados abraçados nos escombros.
O marido da brasileira, Jorge De Lima Higa, 35 anos, trabalha durante a noite e não estava na residência quando o incêndio começou. "Ele soube quando estava trabalhando e ao chegar em casa já não pôde fazer mais nada para salvar a Patrícia e o Arthur", contou o irmão de Jorge, Raul Higa, 31 anos. "Ele está muito triste, contando com o apoio de amigos e familiares que estão lá", completou.