Powered By Blogger

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

FORMAS VARIADAS DE LINGUAGEM.

Formas variadas de linguagem atestam uma ocorrência voltada para as diferentes circunstâncias comunicativas de que fazemos parte cotidianamente.

Demarcando as diferentes circunstâncias de comunicação, eis que nos deparamos com as formas variadas de linguagem 
Demarcando as diferentes circunstâncias de comunicação, eis que nos deparamos com as formas variadas de linguagem
Um bate-papo informal com os amigos, um discurso de formatura, aquele linguajar, digamos assim, diferente do seu, presenciado naquela viagem inesquecível, a conversa cotidiana que realiza com amigos por meio eletrônico, que embora frag-men-ta-da, não importa, é linguagem da mesma forma.
Como você pôde perceber, casos acima ilustram que, cotidianamente, posicionamo-nos na qualidade de emissores, bem como na de receptores, fazendo uso de diferentes linguagens, todas elas adequando-se ao contexto comunicativo. Pois bem, pautados nesses pressupostos, os quais, enquanto usuários da língua, não podemos descartar, formalizamos propósitos concebidos como relevantes, uma vez que a seção, a qual a partir de agora você irá compartilhar, aborda acerca desses aspectos, levando em conta que as formas variadas de linguagem constituem nossa estada no meio social.
Nesse sentido, amigo(a) usuário(a), você compreenderá a razão de fazermos uso de uma linguagem formal, haja vista que o contexto em que estamos inseridos requisita que nos adequemos à situação comunicativa – o que nos leva a conscientizar de que existe um modelo tido como padrão. Perceberá também que, em meio ao convívio social, alguns vocábulos, ainda que não dicionarizados, se farão presentes. Claro! Os neologismos não existem somente por existir.

RELAÇÃO ENTRE PRESSÃO DE VAPOR E A PIPOCA.

Os grãos de milho se transformam em pipocas leves e macias 
Os grãos de milho se transformam em pipocas leves e macias
Você já se perguntou por que o milho para pipoca estoura? 

A resposta a esta pergunta está relacionada com o conteúdo “Pressão de vapor”, veja então uma definição para pressão:
Relação entre a força exercida na direção perpendicular sobre uma dada superfície e a área dessa superfície.

O mistério que envolve a pipoca já era discutido até por algumas tribos indígenas americanas, elas começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Com relação à pipoca estourar, eles costumavam dizer que os espíritos viviam dentro de cada grão de pipoca. Os espíritos viviam em paz, mas quando suas "casas" eram aquecidas eles ficavam furiosos, fazendo com que o grão pulasse e finalmente estourasse libertando o espírito, que saía sob a forma de uma névoa.

Mas o que acontece é bem mais concreto: A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 fatores:

O EVANGELHO DO DIA DE HOJE 17 DE DEZEMBRO DE 2014.

Evangelho (Mt 1,1-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

BANDIDOS ROUBAM MAIS UMA MOTO EM SOBRA-CE,VEJA DETALHES.


Mais um assalto a moto na cidade de Sobral. O fato aconteceu na noite do último sábado, por voltas das 21 horas, no cruzamento das Rua João XXIII com Marinho Andrade, que fica por trás do Colégio Cirão, no bairro Padre Ibiapina, nesta cidade.
Segundo informações da vítima que procurou nossa reportagem, o mesmo vinha com sua namorada rumo ao centro de Sobral e ao passar pelas ruas citadas, foi acompanhado por dois homens em uma Moto Titan de cor vermelha, que portando um revolver apontado em seu rumo, pediu para que o mesmo parasse a moto e não desligasse o motor. Logo em seguida, os bandidos numa ação rápida, tomou ainda bolsa da jovem que acompanhada a vítima e ainda levou os celulares dos dois. O garupeiro que estava armado, sentou-se na Moto da vítima e seguiu pela rua que passa por trás do Cirão tomando rumo ignorado.
Segundo a vítima, por nome David, que reside no bairro Cohab I, em Sobral, sua Moto era uma Titan 150 CG – Placa NOX 6898, cor preta, com detalhes pretos de fibra de carbono na rabeta da moto.
Qualquer informação ligar para o Celular (88) 9713-6898 ou ligar para o 190 – Policia.

Fonte: Sobral Agora.

EDUCAÇÃO SUPERIOR É GARANTIA DE EMPREGO FORMAL , INDICA ESTUDO DA OIT.

A educação superior é um pré-requisito para que milhões de jovens de países em desenvolvimento encontrem um trabalho decente, aponta um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado hoje (16). O relatório, feito com base em dados coletados em 28 países em 2012 e 2013, comprova que a educação superior “serve como uma garantia bastante confiável” de emprego formal.
De acordo com o levantamento, oito em cada dez jovens (83%) com qualificação acima do ensino médio (que cursaram uma universidade ou outro tipo de curso técnico profissionalizante) estão em empregos não vulneráveis. Enquanto isso, a conclusão do Ensino Médio, apenas, não é garantia suficiente para encontrar melhores condições no mercado de trabalho.
“Está claro que continuar a empurrar jovens menos qualificados para o mercado de trabalho é uma situação de perda, tanto para os jovens, que são destinados a trabalhar para sobreviver, como para a economia, que não ganha em termos de incentivar o potencial produtivo de seu mercado de trabalho”,

CRISE NA RÚSSIA PRESSIONA EMERGENTES, MAS BOA RESERVA PROTEGE BRASIL.

Hugo Bachega

AP
Rublo russo caiu 10% pelo segundo dia seguido, apesar de alta dos juros pelo Banco Central
Na TV russa na segunda-feira à noite, nenhum dos três principais canais teve como manchete a queda do rublo: 10%. Mas o assunto não passou despercebido fora do país.
De madrugada, veio a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros de 10,5% para 17%, num esforço de conter a desvalorização da moeda, que perdeu metade do seu valor frente ao dólar neste ano.
Mas a medida pareceu ineficaz nesta terça: a moeda voltou a cair mais de 10%, maior recuo desde a crise financeira de 1998, expondo a falta de confiança de investidores na economia russa.
A turbulência russa se reflete em outros emergentes. O real brasileiro e a lira turca, por exemplo, têm se desvalorizado ante o dólar, e o índice MSCI de emergentes voltou aos níveis de março.
O presente não tem sido fácil para a Rússia. A economia sofre com a forte queda do preço do petróleo e as sanções internacionais devido o conflito na Ucrânia.
O futuro tampouco parece melhor.

TUCANO COBRA ENGAJAMENTO POLÍTICO DE FILIADOS NO CEARÁ.

REERGUER O PSDB
fonte:dn
Image-0-Artigo-1761392-1
Luiz Pontes, presidente do PSDB, fala para correligionários, dentre eles Tasso Jereissati acompanhado da mulher Renata Queiroz Jereissati
FOTO: FERNANDA SIEBRA
O retorno de Tasso Jereissati ao Senado motivou o PSDB a retomar um trabalho de resgate da força que o partido tinha no Ceará. Na última sexta-feira, durante ato que assegurou a adesão de aproximadamente 100 novos filiados, chegando a 542 recém-ingressos após a eleição, o senador eleito destacou durante discurso a necessidade de a agremiação buscar se transformar no que já foi no passado.
"Nós damos um passo importante que foi começado nessas eleições num processo de renovação fundamental. O PSDB ficou muito pequeno em número de deputados. Na Assembleia até com nenhum deputado, mas muito vivo no coração e nas mentes das pessoas como uma referência. De repente, nessas eleições, nós vimos renascer ou vir à tona a percepção de que a moral e a ética eram fundamentais na vida de uma sociedade", pontuou o senador eleito.
Para Tasso Jereissati, cada membro do PSDB precisa fazer um trabalho de "evangelização" para atrair novos filiados comprometidos com o desejo de resgatar a força do partido no Ceará. "Esse é mais um passo numa caminhada em que cada um se transforma em evangelistas atrás de novos filiados para transformarmos o PSDB no Ceará ao que já foi no passado. O PSDB, quando se fez, foi a grande referência de homens de bem do Brasil, que fez a primeira administração técnica, abandonando o clientelismo e a politicagem".

AL ANALISA 914 EMENDAS AO ORÇAMENTO DE 2015.

VOTAÇÃO NESTA SEMANA
fonte:dn

Os deputados devem aprovar a LOA até sexta-feira. Parte das emendas parlamentares pode ficar de fora

Image-0-Artigo-1761390-1
O deputado Júlio César Filho afirma que a intenção é acatar maioria das emendas indicadas por parlamentares ao orçamento do Estado para 2015
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Com votação prevista para esta semana, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício do Governo em 2015 recebeu maior número de emendas parlamentares em comparação às demais peças aprovadas no segundo mandato do governador Cid Gomes. Segundo informações da comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, 21 deputados apresentaram 914 emendas ao projeto da LOA.
Na peça orçamentária de 2014, das 610 emendas colocadas, apenas 483 foram acatadas ao orçamento. No ano anterior, a matéria recebeu 728 emendas, das quais 584 foram aprovadas, 82 rejeitadas, 60 prejudicadas e duas retiradas pelo autor. Em 2013, só 11 das 431 emendas apresentadas foram rejeitadas.
De acordo com o deputado Júlio César Filho (PTN), vice-relator do projeto da LOA,

CALÇADA DA FAMA DA ARENA CASTELÃO HOMENAGEIA 11 ÍCONES DO FUTEBOL.

RECONHECIMENTO
fonte:jogada

Expectativa é que o número de homenageados aumente no decorrer dos anos

Pacoti calçada da Fama
Ex-jogador do Ferroviário, Pacoti, foi um dos homenageados na Calçada da Fama da Arena Castelão
FOTO: WILTON RODRIGUES
A manhã desta terça-feira (16) foi de homenagens na Arena Castelão. O estádio, palco de jogos da Copa do Mundo de 2014, inaugurou a Calçada da Fama. 
Com a presença de ex-jogadores, técnicos, dirigentes e cronistas esportivos, o projeto contempla, nesta fase inicial, 11 ícones do futebol. A solenidade também contou com a presença do secretário da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivo (SEGE), Ferruccio Feitosa.
As categorias formam dividas entre os maiores ídolos do CearáFortaleza eFerroviário; quatro jogadores que se destacaram nas conquistas dos títulos mundiais do Brasil; o autor do primeiro gol no Castelão; o maior artilheiro do estádio; um cronista esportivo cearense e o destaque do futebol brasileiro de 2014. 
Os homenageados foram:

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-CE: QUADRILHA RENDE FUNCIONÁRIOS E ASSALTA BANCO DO BRASIL.


Este é o 3º ataque a bancos em São Gonçalo do Amarante no ano, sendo o 2º em menos de 6 meses.

O Banco do Brasil do município de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km de Fortaleza, foi assaltado na manhã desta terça-feira (16). Segundo o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, dois homens e duas mulheres participaram da ação contra o estabelecimento bancário. O bando entrou armado na agência e rendeu os funcionários, exigindo o dinheiro dos caixas.
Após a ação, os bandidos fugiram em um veículo Toyota, modelo Hillux, levando uma quantia ainda não divulgada pela Polícia. Viaturas da DRF e da Polícia Militar (PM) da cidade estão diligência pela localidade em busca de capturar os envolvidos, mas, até esta manhã, ninguém havia sido preso.