Powered By Blogger

sábado, 19 de abril de 2014

INDÍGENA NO BRASIL.

São reconhecidos 215 grupos indígenas distintos e com uma variedade de mais de 180 línguas.¹ 
São reconhecidos 215 grupos indígenas distintos e com uma variedade de mais de 180 línguas.¹

Os termos ‘índios e indígenas’ são denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos foram chamados especificamente de Karajá, Suyá, Kamayurá e Xavante. Os termos dados são heranças do período de colonização, quando muitos desses povos foram dizimados.
Apesar de ter uma língua diferente, assim como os costumes, eles têm que adquirir os conhecimentos e culturas externos, isso se torna necessário para que essa minoria nacional possa, diante da cultura dominante, estabelecer os seus direitos e suas reivindicações ao país ao qual estão subordinados.
Através de pesquisas do órgão oficial do governo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados aproximadamente 734.131 mil pessoas que se consideravam índios, embora o censo realizado pela Funai estima que esse número seja bem inferior, por considerar como índio apenas aqueles que vivem em reservas, com isso, a quantidade cai para aproximadamente 358 mil. Hoje, os principais centros de concentração de índios se localizam nas regiões do Amazonas, Nordeste, Centro-sul e no estado do Mato Grosso do Sul.

'SE O BRASIL NÃO GANHAR A COPA, NÃO SERÁ NENHUMA TRAGÉDIA', AFIRMA RAÍ.


Jogador declarou que país vive momento histórico no qual cidadãos aprenderam a dar valor ao que realmente importa

EFE
Alemanha - Embora o medo de um novo "Maracanazo" seja compartilhado por muitos brasileiros, para o ex-jogador Raí, "não será uma tragédia" se a seleção fracassar na tentativa de conquistar o hexacampeonato em casa. Em entrevista publicada neste sábado pelo jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", Raí, que esteve na campanha do tetra em 1994 em sua única participação em um Mundial, disse considerar que o futebol tem hoje menos importância no país, o que atenuaria a frustração por uma derrota.
Raí dá declaração polêmica sobre a Copa
Foto:  Reprodução Internet
"O futebol é e continua a ser a grande paixão do meu país, mas já não se dá a ele a excessiva importância de antes. Se o Brasil não ganhar a Copa, não será nenhuma tragédia", disse o ex-camisa 10 de São Paulo e Paris Saint-Germain.
Raí afirmou que o Brasil vive atualmente um momento histórico no qual os cidadãos aprenderam a dar às coisas a verdadeira importância, e que há muitas outras a serem solucionadas e que são mais relevantes que o futebol.
O ex-jogador também lembrou na entrevista a enorme pressão que a seleção brasileira teve que superar na campanha do

JORNALISTAS FRANCESES SEQUESTRADOS NA SÍRIA SÃO SOLTOS APÓS QUASE UM ANO.


Jornalistas libertados
Os quatro foram encontrados na fronteira com a Turquia amarrados e vendados
Quatro jornalistas franceses mantidos em cativeiro na Síria há quase um ano foram libertados, disse neste sábado o presidente François Hollande.
Em um comunicado, Hollande disse que recebeu "com grande alívio" a notícia nesta manhã. Edouard Elias, Didier François, Nicolas Henin e Pierre Torres estavam "em boa saúde", acrescentou.

O grupo conversou brevemente com jornalistas em uma delegacia na cidade turca de Akçakale, perto da fronteira com a Síria.Os quatro homens eram mantidos como reféns na Síria desde junho de 2013.
"Agradecemos as autoridades turcas, porque elas realmente nos ajudaram. É muito bom ver o céu, poder andar e falar livremente. Estou muito feliz", disse Didier François.
Eles foram encontrados de olhos vendados com suas mãos amarradas por soldados turcos que patrulhavam a fronteira da província de Sanliurfa com a Síria.

SEM ÁGUA HÁ DOIS DIAS,DETENTAS INICIAM MOTIM EM PEDRINHAS MA.


Presas atearam fogo em colchões e tentaram quebrar grades, diz Sejap.
Imagens mostram presas levando baldes de água para dentro da unidade.

Do G1 MA/JOCC

Detentas da Penitenciária Feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, emSão Luís, iniciaram um motim na manhã deste sábado (19), segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) do Maranhão.
Por telefone, a secretaria informou que o motim começou porque a unidade prisional estaria sem água desde quinta-feira (17). Revoltadas, as detentas teriam ateado fogo em colchões, tentado quebrar grades e cadeiras e ameaçado matar outras presas.
Grávida, detenta carrega balde de água na cabeça (Foto: Douglas Pinto / TV Mirante)Grávida, detenta carrega balde com água na cabeça
(Foto: Douglas Pinto / TV Mirante)
De acordo com a secretaria, homens do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) entraram no local e controlaram o motim. A imprensa não foi autorizada a entrar para fazer imagens do interior da unidade prisional.
No entanto, imagens registradas por volta de 9h30 deste sábado (19), na área externa da Penitenciária Feminina, que fica dentro do complexo, mostram um grupo de detentas enchendo baldes com água.
Às 11h31, a Sejap enviou nota à imprensa informando que o problema da falta de água já teria sido solucionado por técnicos que ficam de plantão 24h para atender o sistema penitenciário e que o problema foi ocasionado devido à queima de uma bomba hidráulica. Leia a íntegra da nota da Sejap abaixo:
A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que foi contido o início de tumulto promovido por detentas do Presídio Feminino, em São Luís, e ocorrido na manhã deste sábado (19).

MOTORISTA DE ACIDENTE EM PROCISSÃO NO AM NÃO TEM CNH PARA CAMINHÃO.


Três pessoas morreram durante procissão na Zona Centro-Oeste da capital.
Segundo Detran, carro foi modificado sem autorização do órgão de trânsito.


Do G1 AM/JOCC

Carro de som foi usado pela terceira vez pela paróquia responsável pela procissão (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)Carro de som foi usado pela terceira vez pela em procissão (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)
motorista do acidente ocorrido durante procissão na sexta-feira (18), em Manaus, na Zona Centro-Oeste, não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para caminhão. O acidente provocou a morte de três pessoas. O condutor não é habilitado para dirigir carro de grande porte, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O homem, de 49 anos, tem CNH da categoria B destinada apenas à condução de carros de passeio. O Detran informou ainda que o veículo foi modificado ilegalmente. Três pessoas seguem internadas em hospitais na capital.
O condutor deveria possuir CNH de categoria C que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, autoriza o motorista a dirigir veículo motorizado utilizado em transporte de carga com peso bruto total de até 3,5 mil quilos.

Segundo o Detran-AM, o veículo foi modificado ilegalmente. O documento do carro aponta que se trata de um caminhão com carroceria aberta para carga. Porém, o veículo passou por modificações e foi transformado em um carro de som. A legislação de trânsito prevê multa para o motorista e para a empresa proprietária do veículo pela mudança não autorizada.

CHEGA A 46 O NÚMERO DE CORPOS RESGATADOS EM BALSA NA COREIA DO SUL.


Mergulhadores retiraram mais dez mortos neste sábado (19).
Segundo agência, há pelo menos 255 desaparecidos e 174 sobreviventes.

Da AP/jocc

Equipes de resgate trabalham nas buscas de sobreviventes ao naufrágio na Coreia do Sul (Foto: Issei Kato/Reuters)Equipes de resgate trabalham nas buscas de sobreviventes ao naufrágio na Coreia do Sul (Foto: Issei Kato/Reuters)
Mergulhadores resgataram neste sábado (19) mais dez corpos do interior da balsa Sewol, que naufragou nesta terça-feira (15) na Coreia do Sul. O total de mortes confirmadas chega agora a 46. O acidente ocorreu perto da ilha de Byungpoong, apenas duas horas após o envio do primeiro sinal de socorro, às 9h da quarta-feira (16), que corresponde às 21h de terça em Brasília.

ENERGIA SOLAR: 60 INDÚSTRIAS ALEMÃS INTERESSADAS NO CEARÁ.

EMPREENDIMENTOS BINACIONAIS

O objetivo dos alemães é beneficiar o silício existente em terras cearenses e produzir placas fotovoltaicas


Alemanha
A Alemanha possui a segunda maior indústria fotovoltaica do mundo
FOTO: DIVULGAÇÃO
Cerca de 60 indústrias alemãs estão interessadas em gerar energia solar no Ceará. Em missão ao país europeu, a Federação das Indústrias do Estado (Fiec) entrou em contato com os possíveis investidores, que estão em busca de parcerias com empresários locais para empreendimentos binacionais. No mês que vem, quatro autoridades do estado alemão de Renânia do Norte-Vestfália visitarão o Ceará para ver as condições existentes por aqui para investimentos no setor.
O superintendente do Centro Internacional de Negócios (CIN), ligado à Fiec, Eduardo Bezerra, esteve na cidade de Düsseldorf, onde conversou com os possíveis investidores. "Eles estão interessados em entrar no Ceará, mas isso, obviamente, vai depender das negociações com o governo estadual e com empresários locais, porque é interessante para eles construir empreendimentos binacionais", explica.
O superintendente destaca que a Alemanha possui a segunda maior indústria fotovoltaica do mundo, atrás somente da chinesa. O objetivo dos alemães no Estado seria tanto construir usinas produtoras de energia dos ventos, como beneficiar o silício existente em terras cearenses e produzir placas fotovoltaicas. "Os Estados Unidos têm o Vale do Silício, onde a terra tem o preço mais elevado lá. Nós temos, no Brasil, dois 'vales do silício', em Minas Gerais e no Ceará. Nós pisamos em cima de silício que não está explorado. E os alemães querem vir para construir indústria e processar este silício", informa.

JOSÉ SERRA SEGUE INTERNADO NO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS.

TRATAMENTO
Agência Brasil | JOCC

A assessoria de José Serra informou que ele deu entrada na unidade na última quarta-feira (16).


José Serra
José Serra está internado, desde a última quarta-feira (16), devido a presença de bactérias no sangue
AGÊNCIA BRASIL
ex-governador de São Paulo, José Serra(PSDB), está internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. A informação foi confirmada, neste sábado (19), pela assessoria de imprensa do hospital, mas não foram dados detalhes sobre os motivos da internação ou o estado de saúde dele.
Em contrapartida, a assessoria de José Serra informou que ele deu entrada na última quarta-feira (16) na unidade para tratar de bactérias no sangue.
No final de janeiro deste ano, Serra passou por uma cirurgia de próstata também no Sírio-Libanês. De acordo com o boletim médico, a intervenção foi necessária para “tratamento de quadro de crescimento benigno local”.

SACO PRETO EM ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA GERA ESTRANHAMENTO.

TRADIÇÃO CATÓLICA
Redação Web |JOCC

O pároco da Igreja de Fátima, Padre Francisco Ivan de Souza, explicou que isso faz parte do momento de recolhimento e silêncio dos fiéis durante parte da Semana Santa


fátima
Cabeça da estátua de Nossa Senhora de Fátima coberta faz parte da tradição católica na Semana Santa
HELOSA ARAÚJO
fatima 2
A coroa da estátua de Nossa Senhora de Fátima foi retirada na última segunda-feira (14) para ser reformada
SANDERSON ALEXANDRE

Um saco preto de plástico colocado sobre a cabeça da estátua de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Treze de Maio, causou estranhamento da população que passou pelo local desde a tarde da última sexta-feira (18), quando a imagem foi coberta. "Não entendo porque está assim em plena Semana Santa", indagou uma moradora. 
Outras pessoas que passaram pela praça e não conhecem a tradição católica, tiveram a mesma impressão. Mas, o pároco da Igreja de Fátima, Padre Francisco Ivan de Souza, explicou que isso faz parte do momento de recolhimento e silêncio dos fiéis durante parte do período.
O pároco já havia informado aos fiéis frequentadores da Igreja de Fátima que a estátua e as demais imagens da igreja também ficariam cobertas desde as 15 horas da Sexta-feira Santa, momento que representa o dia da morte de Jesus Cristo, até as 19h deste Sábado de Aleluia, quando começa a vígilia pascal, que representa a espera pela Ressureição de Cristo.