Powered By Blogger

sábado, 19 de abril de 2014

SACO PRETO EM ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA GERA ESTRANHAMENTO.

TRADIÇÃO CATÓLICA
Redação Web |JOCC

O pároco da Igreja de Fátima, Padre Francisco Ivan de Souza, explicou que isso faz parte do momento de recolhimento e silêncio dos fiéis durante parte da Semana Santa


fátima
Cabeça da estátua de Nossa Senhora de Fátima coberta faz parte da tradição católica na Semana Santa
HELOSA ARAÚJO
fatima 2
A coroa da estátua de Nossa Senhora de Fátima foi retirada na última segunda-feira (14) para ser reformada
SANDERSON ALEXANDRE

Um saco preto de plástico colocado sobre a cabeça da estátua de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Treze de Maio, causou estranhamento da população que passou pelo local desde a tarde da última sexta-feira (18), quando a imagem foi coberta. "Não entendo porque está assim em plena Semana Santa", indagou uma moradora. 
Outras pessoas que passaram pela praça e não conhecem a tradição católica, tiveram a mesma impressão. Mas, o pároco da Igreja de Fátima, Padre Francisco Ivan de Souza, explicou que isso faz parte do momento de recolhimento e silêncio dos fiéis durante parte do período.
O pároco já havia informado aos fiéis frequentadores da Igreja de Fátima que a estátua e as demais imagens da igreja também ficariam cobertas desde as 15 horas da Sexta-feira Santa, momento que representa o dia da morte de Jesus Cristo, até as 19h deste Sábado de Aleluia, quando começa a vígilia pascal, que representa a espera pela Ressureição de Cristo.

Além disso, a ação coincidiu com a obra de restauração da coroa da estátua, que estava por cair e começou a ser reformada desde a última segunda-feira (14)."É um momento de silêncio, reza e reflexão da tradição católica. Por mim colocaríamos uma cobertura mais delicada, mas os operários da obra colocaram este saco preto. Mas, a partir de hoje à noite o saco será retirado", disse o Padre.

Hoje é o dia de silêncio pelas dores de Maria, pela perda de Jesus, e também celebração das palavras de Jesus Cristo na cruz", explicou a ministra da igreja, Maria da Conceição. 
No domindo de Páscoa, os cristãos já celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua crucificação. "No domingo, é um momento de alegria, de música, de festa na igreja", disse o Padre Francisco Ivan.
Instituição responsável pela praça afirma que coroa da estátua está sendo fabricada 
A Universidade Paulista (Unip) em Fortaleza, responsável pela praça na Avenida Treze de Maio, informou à Redação Web do Diário do Nordeste que a estátua permanecerá coberta por pelo menos 10 dias.
O motivo, segundo explicou o professor Sanderson Alexandre, responsável pelas questões relacionadas à praça,  é que "a coroa retirada da estátua está sendo fabricada por um artesão e ainda não está pronta", disse. O monumento deve permanecer coberto com o saco plástico "para que não seja danificado pela chuva. É uma maneira de cuidar da imagem", explicou o professor. 
Segundo o responsável, a instituição está realizando uma reforma em toda a praça que deverá ser reinagurada no dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. A programação para o dia do evento será voltada à comunidade local, em comemoração ao dia da santa.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=7736913426730989510fatima 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário