Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ICASA PRECISA CONQUISTAR PELO MENOS SETE PONTOS PARA NÃO SER REBAIXADO.

LUIS MOURA/FOLHAPRESS
Técnico Vladimir de Jesus tem três rodadas para salvar Icasa
Quando tudo indicava que o Icasa deslancharia na reta final Série B, ao emplacar uma sequência de cinco jogos invicto, o Verdão sofreu uma derrota que pode custar caro ao time. Além do revés de 2 a 0 para o América-RN, no último sábado, o time icasiano teve uma rodada bastante desfavorável.

A equipe comandada por Vladimir de Jesus caiu duas posições na tabela de classificação, de 16° a 18°, sendo ultrapassado por Oeste e pelo próprio América-RN. De quebra, o Bragantino, outro concorrente direto na luta contra o rebaixamento para a Série C, também venceu na rodada. 

Agora em 18° lugar, o Icasa tem três pontos a menos que o primeiro time fora do Z-4. Segundo os cálculos do estatístico Tristão Garcia, do site Infobola, o Verdão do Cariri tem 63% de probabilidade de rebaixamento. 

GAROTO TEM PERNA AMPUTADA E PÉ IMPLANTADO NO LUGAR DO JOELHO.


O menino de 14 anos se submeteu à cirurgia após um câncer nos ossos
A cirurgia permite que os principais nervos e vasos sanguíneos da perna permaneçam intactos
Após sofrer de dores frequentes causadas pelo um câncer nos ossos, Sean Prendeville, um garoto de 14 anos que vive na Nova Zelândia, teve que amputar sua perna direita e implantar o pé no lugar do joelho, virado para trás.

Segundo site "Stuff", a escolha foi feita pelos médicos, para que a articulação do tornozelo se comporte como um joelho. A cirurgia permite que os principais nervos e vasos sanguíneos da perna permaneçam intactos, e oferece mais movimento e apoio do que uma amputação na coxa.

"No início, me senti muito diferente, você leva um tempo para se acostumar a usar o pé como um conjunto do seu corpo, mas foi depois foi só alegria. A sensação de que eu não estava com dor, nossa... eu fiquei muito feliz", disse Sean.

FORTES CHUVAS ALAGA E CAUSA PREJUÍZOS EM SÃO RAIMUNDO NONATO-PI.

     Alagamentos na região por conta de chuvas são constantes 
O Centro de São Raimundo Nonato, distante 530 km de Teresina, voltou a alagar com as chuvas que caíram na manhã deste domingo (16). O mesmo já havia ocorrido no dia 9, quando ruas da área comercial foram tomadas pela água, um problema recorrente no local, como mostrou o G1. 
Alagamentos na região por conta de chuvas são constantes. Segundo a prefeitura da cidade, foi realizada uma limpeza nas galerias que atuam no escoamento pluvial, que diminuiu o tempo de evasão da água acumulada de 12 horas para duas horas e trinta minutos.
Comerciantes reclamam dos prejuízos causados pelos alagamentos,

NEOLOGISMO.

O neologismo é a criação de uma nova palavra. É comum o uso de neologismo nas mídias, principalmente, na internet.

Os neologismos estão presentes nos bate-papos pela internet! 
Os neologismos estão presentes nos bate-papos pela internet!

O próprio significado da palavra neologismo o define: nova palavra. Os neologismos são muito comuns na mídia e também com os recém-chegados como, por exemplo, a internet. Nesta, encontramos vários termos que acabaram se tornando cotidianos em nosso vocabular: deletar, printar, escanear, mouse, site e etc.

Esses termos surgem como um modo de suprir uma necessidade vocabular momentânea, transitória ou permanente.
Momentânea: surge bruscamente em um diálogo entre amigos. Pode até ter uma repercussão maior, mas acaba sendo esquecida com o tempo: somatoriar.

Transitória: aparece em um determinado grupo e se espalha para os demais. Pode tanto ser esquecida, como pode se tornar parte do vocabulário da língua: mensalão.

Permanente: surge rapidamente, mas por ser muito utilizada, acaba por se estabelecer de vez no idioma e se tornar parte do léxico: deletar.

Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação.

Podemos dizer que neologismo é toda palavra que não existia e passou a existir, independente do tempo de vida.

PARNASIANISMO NO BRASIL.

Os poetas Teófilo Dias, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia auxiliaram a implantação do Parnasianismo no Brasil.

Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac – a tríade brasileira do Parnasianismo 
Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac – a tríade brasileira do Parnasianismo
O Parnasianismo tem seu marco inicial com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias, em 1882. Contudo, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia também auxiliaram a implantação do Parnasianismo no Brasil.
A estética parnasiana, originada na França, valorizava a perfeição formal, o rigor das regras clássicas na criação dos poemas, a preferência pelas formas fixas (sonetos), a apreciação da rima e métrica, a descrição minuciosa, a sensualidade, a mitologia greco-romana. Além disso, a doutrina da “arte pela arte” esteve presente nos poemas parnasianos: alienação e descompromisso quanto à realidade.
Contudo, os parnasianos brasileiros não seguiram todos os acordos propostos pelos franceses, pois muitos poemas apresentam subjetividade e preferência por temas voltados à realidade brasileira, contrariando outra característica do parnasianismo francês: o universalismo.
Os temas universais, vangloriados pelos franceses, se opunham ao individualismo romântico, que revelava aspectos pessoais, desejos, aflições e sentimentos do autor.
Outra característica que o Parnasianismo brasileiro não seguiu à risca foi a visão mais carnal do amor em relação à espiritual. Olavo Bilac, principalmente, enfatizou o amor sensual, entretanto, sem vulgarizá-lo.
No Brasil, os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac e Raimundo Correia.
O poema “Profissão de fé” de Olavo Bilac é uma representação da estética parnasiana no Brasil:
Veja um trecho:

PRIMOS MORTOS DURANTES EXPLOSÃO EM POSTO SERÃO SEPULTADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA.

Mateus Magno e Gustavo de Souza morreram na noite de sábado após explosão de um cilindro de GNV em Colégio

O DIA/tn
Rio - Os primos Mateus Magno Rosani de Oliveira e Gustavo de Souza Oliveira, ambos de 9 anos, serão sepultados nesta segunda-feira, às 14h, no Cemitério de Irajá. Eles morreram na noite de sábado, após a explosão de um cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) quando o veículo em que estavam abastecia num posto de combustível em Colégio. Outras três pessoas que estavam no automóvel ficaram feridas.
Gustavo de Souza Oliveira e Mateus Magno Oliveira serão sepultados nesta segunda, às 14h, no Cemitério de Irajá. Eles morreram após a explosão de um cilindro de GNV
Foto:  Reprodução Facebook
O mau estado de conservação do cilindro é a principal linha de investigação da Polícia Civil para a explosão que matou as crianças. O compartimento apresentava sinais de desgaste. Parentes das vítimas, porém, garantem que não havia irregularidade e que o carro passou por vistoria em julho deste ano.
O estado de destruição em que se encontrava o carro, contrastante com o do posto de gasolina — que sofreu pequenas avarias no teto, mas não teve suas bombas de combustível destruídas — reforça a linha investigativa.
No automóvel, também estavam Jorge Magno de Souza Oliveira, 44, Edneia Rosane de Oliveira, 47, e Letícia Rosane de Oliveira, 19, respectivamente, pai, mãe e irmã de Mateus. Eles não sofreram ferimentos graves. Edneia e Letícia (que também estava no banco de trás) foram levadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, e receberam alta na manhã de domingo.

MAIS UM POLICIAL MILITAR É MORTO EM FORTALEZA-CE.


O soldado trocou tiros com quatro homens em um restaurante, um deles foi morto e outro está internado no IJF.

O soldado da PM José Henrique Serra Azul Júnior, 32, do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), faleceu às 21h30min deste sábado (15) em consequência de ferimento a bala após se envolver em briga no Conjunto São Francisco, no Antônio Bezerra. Um dos tiros atingiu a coxa do policial na veia femoral, sendo a possível causa da morte. 
O policial foi atendido primeiramente no Frotinha do Antônio Bezerra e depois foi trasferido para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em decorrência da gravidade dos ferimentos. A confusão aconteceu por volta das 20h. José Henrique foi à óbito cerca de uma hora e meia depois, já no IJF.

EM CAMOCIM, EX-DETENTO É EXECUTADO COM CINCO TIROS NO BAIRRO DA OLINDA.


Logo após o crime de tentativa de homicídio ocorrido por volta das 08h30 da noite de sábado, 15, no bairro Boa Esperança, um ex-detento foi alvejado e morto com cinco balaços no bairro da Olinda. 
O sinistro aconteceu volta de 11h00 da noite. Os policiais militares ainda saturavam pela cidade procurando os acusdas de terem tentado matado "Herói", quando foram alertados sobre um tiroteio ocorrido na Rua F dos Conjuntos Novos, no bairro Olinda. Equipes da FTM, Ronda e uma composição do destacamento de Granja foram ao local e já se depararam com um homem morto coberto com sangue no interior de uma residência. Trata-se deGilmar Gonçalves dos Santos, vulgo "Nego Caroço", 19 anos, o qual já cumpriu pena por tráfico de drogas na cadeia pública de Camocim.