A Matemática está presente em diversos ramos da sociedade, profissionais de várias áreas utilizam cálculos matemáticos para aprofundarem seus estudos a fim de comprovar e relacionar situações teóricas através de números. Uma situação Matemática muito usual na Medicina é o cálculo o IMC – Índice de massa corpórea, que é calculado dividindo o “peso” da pessoa pela medida da altura elevada ao quadrado. O IMC serve para verificar se uma pessoa está abaixo, acima ou no “peso” ideal. Veja a tabela a seguir:
níveis válidos para adultos
O cálculo deverá ser feito da seguinte forma:
Exemplo 1 Vamos calcular o IMC de uma pessoa que tem “peso” de 90 Kg e altura igual a 1,70m.
Essa pessoa se classifica no item: Obesidade grau I.
A seca prolongada e sem operação carros-pipa, piora a situação dos trabalhadores no semiárido piauiense. A Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) informou nesta quarta-feira (18) que já ocorre racionamento de água nas cisternas nos municípios mais críticos. Segundo a presidente da Fetag, Elisangela Maria dos Santos Moura, os trabalhadores estão tendo que comprar água a preço de R$ 50,00 a R$ 120,00.
No Piauí, dos 201 municípios em situação de emergência, 127 deles estão sem abastecimento através da operação carros-pipa.
Semana passada, a secretária Estadual de Defesa Civil, Simone Pereira alertou para o risco de morte humana, devido à falta de água nos municípios.
“Estive em Brasília na última segunda-feira e o que me informaram é que existem recursos, mas só pode liberar com autorização da presidente Dilma Rousseff”, disse a secretária.
Simone Pereira garante que não existe nenhuma pendência administrativa para barrar a liberação dos recursos para o Estado.
Sul-americanos e africanos disputam uma vaga antecipada nas oitavas de final
Gazeta Press
Do grupo C da Copa do Mundo pode sair uma das sensações do chamado “futebol moderno”. A seleção colombiana surgiu como grata surpresa do Mundial logo na estreia, e agora tenta repetir o bom desempenho ao encarar a Costa do Marfim às 13 horas (de Brasília), desta quinta-feira, no estádio Mané Garrincha. Mas desta vez os colombianos encaram um adversário que impõe muito mais respeito.
A torcida presente ao Mineirão no último sábado descobriu na Colômbia uma seleção bonita de se ver jogar. Os sul-americanos abusaram da movimentação para fazer 3 a 0 na Grécia com certa facilidade. Para o novo compromisso marcado para esta quinta-feira, porém, o técnico José Pekerman prega maior respeito.
“Será mais difícil do que na primeira partida contra a Grécia, porque a Costa do Marfim tem jogadores já acostumados a disputar uma Copa do Mundo”, analisa o treinador da Colômbia, temendo pela “inexperiência” de seus comandados contra gigantes do futebol mundial.
A média de idade da seleção colombiana é de 27 anos, mas a ausência nas três últimas edições faz com que todos os jogadores de linha experimentem pela primeira vez as sensações de estar em uma Copa do Mundo. O único que estava na França em 1998 é o goleiro reserva Mondragón, de 42 anos, que assumiu papel de conselheiro da seleção e pode inclusive bater o recorde de atleta mais velho a atuar em um Mundial.
Do outro lado do confronto, dez dos 23 convocados pelo técnico Sabri Lamouchi estavam na África do Sul há quatro anos – oito dos titulares, sem contar Didier Drogba, que foi reserva na estreia contra o Japão. A experiência em Copas do Mundo deu resultado contra os orientais: após sair atrás em primeiro tempo equilibrado, a Costa do Marfim virou na etapa final. O gol da vitória saiu da cabeça de Gervinho, um dos remanescentes do último Mundial.
Com o adversário credenciado a equilibrar o jogo, o principal destaque colombiano prevê dificuldades. “Para mim, é uma das seleções mais duras da Copa”, opina o meia James Rodríguez em entrevista ao site oficial da Fifa. “Eles contam com jogadores de alto nível, como Drogba, Yaya Touré e Gervinho, para citar apenas alguns. São craques, peças fundamentais em seus clubes, que dão muito mais qualidade à seleção marfinense”, completa. Um dos citados pelo jogador, porém, pode não ser titular. A tendência é que Didier Drogba fique novamente no banco de reservas para ser a principal arma marfinense na etapa final.
Embarcação com 97 a bordo afundou no Estreito de Malaca. Ao menos 67 pessoas se salvaram ou foram resgatadas; 20 estão sumidas.
Da EFE
Helicóptero participa de busca por desaparecidos após naufrágio na Malásia. (Foto: Samsul Said / Reuters)
As autoridades da Malásia elevaram para nove o número de mortos no naufrágio de uma embarcação de madeira, em frente ao litoral do país, na qual viajavam 97 imigrantes ilegais, informou nesta quinta-feira (19) a imprensa local.
Cerca de 67 pessoas foram resgatadas, ou chegaram em terra por seus próprios meios, após o acidente ocorrido na terça-feira (17) à noite no Estreito de Malaca, a cerca de 4 km da cidade de Banting, no centro do litoral oeste da Malásia, de acordo com o jornal "The Star". Mais de 20 pessoas seguem desaparecidas.
A polícia calcula que 97 pessoas, entre elas várias crianças, estavam na embarcação que afundou por causa de um vazamento, mas não descarta que esse número seja maior.