Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

KÁTIA ABREU ASSUME O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PROMETE DOBRAR CLASSE MÉDIA RURAL.

Ao assumir hoje (5) o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu evitou tratar das polêmicas envolvendo declarações recentes de que não haveria mais latifúndio no Brasil e disse que recebeu da presidenta Dilma Rousseff a incumbência de dobrar a classe média rural nos próximos quatro anos.
“Ela [Dilma] me pediu obstinação nessa tarefa. Vamos estabelecer como meta dobrar a classe média rural nos próximos quatro anos. Tem mais de 5 milhões de produtores rurais, sendo que 70% deles estão na classe D e E, 6% na classe A e B e apenas 15% na classe C”, disse a ministra que prometeu levar pelo menos 800 mil produtores para a classe C.
A nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, fala durante cerimônia em que recebeu o cargo (Valter Campanato/Agência Brasil)
A nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, fala durante cerimônia de transmissão de cargoValter Campanato/Agência Brasil
Segundo ela, será feito um esforço para dotar esses produtores de capacitação técnica. Para isso, a nova ministra pretende envolver órgãos federais como a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Sistema S e as universidades. “Vamos de porteira em porteira atrás dessas pessoas buscando e levando uma revolução em tecnologia para que eles possam ascender socialmente e ter uma renda mais elevada”, disse.
Kátia Abreu também falou em diálogo com os movimentos sociais e ao ser perguntada sobre a declaração de que não haveria mais necessidade de uma reforma agrária ampla no Brasil, respondeu que o assunto é da competência de outro ministério . “O meu ministério não é responsável pela reforma agrária, essa competência é do MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário], e eu pretendo respeitar essa competência”.

ÓRGÃOS HUMANOS ESTÃO APODRECENDO NO IML DE PARNAÍBA-PI.

Órgãos humanos retirados para análise criminal estão em estado de decomposição em Parnaíba. Acontece que as duas geladeiras do Instituto Médico Legal (IML) do município estão queimadas e não funcionam para refrigerar os corpos. Uma delas, que comporta seis corpos está sem funcionar há oito meses. A outra, menor e que suporta apenas quatro corpos já está queimada há mais de um ano. 
Segundo o auxiliar de necropsia, Robinson Castillo, existem vários órgãos apodrecendo, entre eles um útero e um fragmento de pulmão, que foi retirado de uma vítima de afogamento no último dia dois de janeiro. “Não temos mais condições de manter corpos aqui. Sem falar nos órgãos que são retirados como provas criminais. Os médicos legistas estão fazendo a parte deles, ao retirar o material para análise, mas sem a refrigeração, os órgãos estão apodrecendo”, afirma o auxiliar de necropsia Robinson Castillo.
Além destes problemas, Robinson relata que o gerador de energia do lugar também está queimado e que até agora nada foi feito para tentar amenizar os problemas. Também falta de estrutura e gasolina para o transporte com o carro tumba. “Nós não podemos nem mesmo nos deslocar para irmos buscar algum corpo em uma cidade vizinha. Estou com um quarto de tanque para o resto do mês de janeiro e foi a prefeitura quem abasteceu. Além disso, estamos com problemas no sistema de geração de energia faz muito tempo”, finaliza.

SUSPEITA DE MATAR A ITALIANA NO CEARÁ NÃO QUIS TELEFONAR PARA MÃE,DIZ DELEGADA.


Mãe da suspeita diz que filha sofre racismo e não pode se comunicar.
Polícia diz que ela usou o direito a telefonema para falar com amigo.

Do G1 CE/TN
Gaia Molinari foi assassinada na Praia de Jericoacoara, no Ceará (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Gaia Molinari foi assassinada na Praia de
Jericoacoara, no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal)
A presa suspeita de participação na morte da turista italiana Gaia Molinari não quis telefonar para a mãe, no Rio de Janeiro, segundo a delegada responsável pelo caso, Patrícia Bezerra. "No dia da prisão preventiva, ela estava com o celular apreendido, estava comigo. Ela pediu para verificar dois números na agenda, de um amigo e da orientadora no doutorado. Ela não quis telefonar para mãe, e a Polícia Judiciária não tem gerência para quem a presa vai telefonar ou não", afirmou a delegada na tarde desta segunda-feira (5).
Em entrevista ao Extra, a mãe da suspeita afirmou que tentava falar com a filha, que estava com o celular desligado. O celular da carioca foi apreendido em 26 de dezembro, dia em que a suspeita foi presa. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, a polícia cearense entrou em contato com a Secretaria de Direitos Humanos do Rio de Janeiro para intermediar uma ligação da carioca com a mãe nesta segunda-feira (5). "Foi combinado que a mãe dela iria hoje à secretaria, às 11h, para, de lá, poder falar com a filha. Ela acabou não comparecendo porque coincidentemente no mesmo horário o advogado chamou a imprensa para uma coletiva", explicou o secretário.

DOIS TRENS DA SUPERVIA COLIDEM E DEIXAM FERIDOS EM ESTAÇÃO.

Acidente aconteceu em Mesquita. Usuários reclamaram de falta de assistência

FLAVIO ARAÚJO
Rio - Dois trens colidiram na noite desta segunda-feira na estação Presidente Juscelino, ramal de Japeri da Supervia, na Baixada Fluminense. Segundo as primeiras informações, seis quartéis do Corpo de Bombeiros, eequipes da corporação trabalhavam no local para socorrer feridos por volta das 21h30 e ainda não havia notícia do estado de saúde das vítimas.
Cerco de 70 pessoas ficaram feridas, nenhuma em estado gravíssimo. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Albert Schweitzer, em Realengo, e Posse, em Nova Iguaçu. As informações foram confirmadas por Luis Antunes, secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu.

A Polícia Militar também confirmou a informação da batida por volta das 20h30 e enviou equipes do Batalhão Ferroviário para ajudar no socorro aos feridos. Pelo WhatsApp do DIA (98762- 8248) , leitores relataram que uma composição estava parada na estação, quando outra não parou e bateu.
Trens se chocaram de frente
Foto:  Leitor @andersoncamaraf
O consultor de projetos Daniel Ávila, de 27 anos, estava na composição que bateu no trem que estava parado e contou que o impacto não foi grande, pois estavam em pequena velocidade. “Mais ou menos, uns 20 quilômetros por hora. Mesmo assim, tive arranhões no braço e no rosto. O trem estava bem lento, senão morreria todo mundo”, contou o consultor.
De acordo com ele, a composição segui lente bem antes da batida. “Ficou meia hora parado em Nilópolis e depois seguiu, bem devagar. Quando estava chegando a Juscelino, chocou-se com o outro. Abriram as portas e tivemos que pular. Disseram que o maquinista saltou antes de se chocar. Algumas pessoas ficaram muito nervosas e desmaiaram”, detalhou Daniel.

IDOSO DE TAUÁ-CE FAZ 110 ANOS.


MAIS VELHO DA CIDADE
fonte:DR/TN
taua
José Rodrigues Avelino é a pessoa mais velha de Tauá e região dos Inhamuns. Hoje, comemora com familiares seus 110 anos
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Tauá. Aposentado que ainda vivenciou situação de trabalho escravo no sertão cearense completa 110 anos hoje, nesta cidade, na região dos Inhamuns do Ceará. José Rodrigues Avelino, ‘Seu Zé Preto’, como é mais conhecido, nasceu em 1905, na localidade de Jurema, município de Independência, 17 anos após a abolição da escravatura, mas mesmo assim viveu durante a infância a condição de trabalho escravo em área rural do Estado.
O aposentado centenário é um homem humilde, trabalhador da roça que durante sua vida dedicou-se às atividades do campo, o trabalho de preparo de terra, plantio e colheita de grãos e de algodão. Lembra que o serviço começava cedo, às 5 horas da manhã. Conta que fumou durante vários anos e gostava de tomar conhaque. O almoço e jantar eram comidas típicas do sertanejo, “arroz, feijão e um pedaço de carne com osso”.
Até o início do ano passado, o idoso fazia caminhada para manter a boa saúde e a cada fim de mês ia receber o dinheiro da aposentadoria rural no banco, na companhia de um neto. Ao completar 110 anos, permanece lúcido, conversa pouco e não reclama de nenhum problema de saúde, de acordo com a filha, Francisca Rodrigues do Nascimento, 63 anos.
Atualmente, José Rodrigues Avelino mora no bairro Aldeota, nesta cidade. Até 1969 morava em Independência, quando se mudou para Tauá e foi morar na localidade de Merejo do Angico, distrito de Carrapateiras. Casado com Joaquina Dias da Silva, que morreu em abril de 2012, teve nove filhos (oito homens e uma mulher). São 40 netos, 77 bisnetos e 23 tataranetos.

EX-CEARÁ E ITAPIPOCA,O LATERAL ESQUERDO MICA MORRE DURANTE UMA PARTIDA DE FUTEBOL.


NA BAHIA

De acordo com informações da família do jogador, infarto provocou morte do atleta

mica
jogador sofreu infarto durante partida de futebol com amigos.
SITE OFICIAL DO TRAIRIENSE
O lateral-esquerdo Mica, que atuou peloCeará durante a Série B de 2003, morreu, aos 37 anos, na tarde do último domingo (4), durante uma partida de futebol com amigos, em Feira de Santana-BA. De acordo com informações da família do atleta, Mica sofreu um infarto após cobrar um escanteio durante o jogo.
De acordo com um jogador que participou dapartida, os presentes no evento ainda tentaram reanimar o atleta, mas não obtiveram sucesso. "Ele bateu escanteio. Caiu para o lado, já morto. O irmão dele confirmou que foi uma parada cardíaca", disse.
Mica foi contratado pelo Ceará em 2003 para as disputas da Série B. Na Copa do Brasil do mesmo ano, o jogador chamou a atenção do alvinegro atuando pelo Confiança, quando, enfrentando o próprio Ceará, marcou um belo gol de falta na partida de ida, decretando a vitória do time Sergipano, em Aracajú.
Pelo futebol cearense, Mica ainda atuou noItapipocaHorizonte e Trairiense.

GOVERNO FEDERAL SUSPENDE OBRIGATORIEDADE DO EXTINTOR TIPO "ABC" EM CARROS DO PAÍS.

Folhapress | 

A ausência do equipamento poderia render multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação

extintor
No Ceará, Detran-CE já havia decidido fazer a fiscalização apenas educativa durante o mês de janeiro
FERNANDA SIEBRA
Ministério das Cidades decidiu nesta segunda-feira (5) suspender a obrigatoriedade do extintor de incêndio do tipo "ABC". Esse tipo de extintor passou a ser obrigatório desde o dia 1º em todos os carros fabricados no Brasil.
A suspensão vale por 90 dias. Neste período, nenhum motorista poderá ser multado por não ter o extintor "ABC". A ausência do equipamento poderia render multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

No Ceará, o Departamento Nacional de Trânsito do Ceará (Detran-CE) já havia decidido na última sexta-feira (2) fazer a fiscalização apenas educativa durante o mês de janeiro devido à falta do produto nas lojas.
Precisam substituir o produto donos de carros fabricados até 2009. Os carros feitos a partir de 2010 já têm o novo modelo.
O extintor do tipo "ABC" é capaz de debelar chamas em estofados, tapetes e painéis - os antigos da categoria "BC" são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.

COLETA DE SANGUE SERÁ REALIZADA NA PRAÇA DO FERREIRA EM FORTALEZA-CE.

DOAÇÃO
fonte:dn

Unidade móvel do Hemoce ficará no local de 5 a 16 de janeiro recebendo doações voluntárias

Sangue
Aqueles que desejarem doar devem estar atentos para os seguintes requisitos: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento original e oficial com foto
Centro da Capital, considerado ponto estratégico de fácil acesso, receberá novamente uma unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), onde voluntários poderão doar sangue. De 5 a 16 de janeiro, o Hemocentro estará na Praça do Ferreira, das 8h às 16h, exceto no dia 10 de janeiro, em que funcionará de 8h às 12h.
Aqueles que desejarem doar devem estar atentos para os seguintes requisitos: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento original e oficial com foto. Quem tem menos de 18 anos precisa apresentar o termo de consentimento para menores, disponível para download no site do Hemoce , devidamente preenchido pelo responsável legal.
Neste mês, o Hemoce promove a Caravana da Solidariedade, onde um grupo formado por, no mínimo, 10 pessoas que optarem pela doação, será buscado por um carro do Hemoce e levado de volta ao seu local de origem. Quem desejar optar pela caravana pode se informar através do (85) 3101.2300 (Setor de Captação de Doadores). 
De acordo com o Hemoce, todos os tipos sanguíneos são necessários e importantes, ressaltando a extrema importância dos doadores que possuem tipo sanguíneo O positivo e negativo. Diariamente, 80 doações são recebidas, quando precisaria receber 220.

EM CAMOCIM-CE, PEIXES NO RIO PESQUEIRO APARACEM MORTOS MISTERIOSAMENTE


Moradores suspeitam que água do Rio foi envenenada

Na Região da Pedra Branca, em Camocim, os peixes do Rio Pesqueiro, que corta parte da Região, estão aparecendo mortos desde de ontem, domingo, dia 04. O fato tem deixando várias famílias preocupadas, principalmente as que tiram de lá seu sustento diário. 

"A população suspeita que pode ter sido material químico (veneno) jogado propositalmente na pouca água que ainda resta, para matar os peixes", disse ao blog Hipólito Guilhermino, morador da Região da Pedra Branca que já fala em acionar os órgãos de proteção ambiental para averiguar a causa. Porém, até a publicação desta postagem, nenhum órgão tinha sido acionado.

Foto meramente ilustrativa

ASSASSINATO DE MULHERES NO CEARÁ CRESCE 24% EM 2014.


Número oficial ainda não foi divulgado, mas estatística já revela cerca de 24% mais mortes do que em 2013.

O sonho de uma vida, interrompida de maneira covarde, seja por um relacionamento que se tornou perigoso, vingança ou os mais diversos motivos. As mulheres têm sofrido os impactos da violência no Ceará e perdido a vida na guerra invisível que ceifa vidas no Estado. De acordo com o Observatório da Violência Contra a Mulher, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Ceará é o 6º no ranking de mortes de mulheres. Em 2014, a taxa de homicídios é maior que no ano de 2013.
Em dados ainda não oficiais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o ano de 2014 registrou um aumento de cerca de 24% no número de mulheres mortas vítimas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará em relação ao ano anterior. Alguns homicídios com requintes de crueldade se aplicariam aos capítulos mais horrendos da humanidade.