Powered By Blogger

sábado, 29 de junho de 2013

A ANTIGA CAPELA DE CAMOCIM-CE


 
A antiga capela de Camocim, que por muitos anos serviu de Matriz, foi iniciada em 1880, obedecendo a planta e direção do Dr. José Privat, primeiro diretor da construção da estrada de ferro, e concluída em 1882.
Criada a freguesia por lei provincial nº 2007, de 5 de setembro de 1883, e canonicamente instituída por provisão de 19 de janeiro de 1883, com os mesmos limites do município. Nomeado seu primeiro pároco Pe. Leandro Teixeira Pequeno em 19 de janeiro de 1883.
Em 1905 foi a paróquia anexada a paróquia de Granja, com a transferência do vigário de Camocim para Granja.
Neste mesmo ano, Pe. Teixeira de Abreu, então coadjutor de Granja, reiniciou os trabalhos da construção da atual Matriz, que se achava paralisados desde 1882, período em que Dr. Beltrão Pereira conseguiu levantar somente a faixada de frente, arcadas e paredes laterais da nave principal.
Em 25 de janeiro por portaria de 25 de janeiro, foi desanexada a freguesia de Camocim da de Granja, sendo nomeado o Pe. José Augusto da Silva.
No ano de 1908, Pe. José Augusto deu andamento a construção da Igreja levantando as paredes, que não tinham altura suficiente para receber o teto. Estando elas cerca de 26 anos expostas as chuvas e ao sol, não resistiram e desabaram totalmente.
Pe. José Augusto, viu-se obrigado a construir a sua Matriz, desde os alicerces, e com a tenacidade peculiar a seu gênio de homem laborioso, atirou-se com ardor a edificar a tarefa e poucos anos após deu ao povo de Camocim uma Igreja vasta, cômoda e elegante. Foi benta e inaugurada por Dom José Tupinambá da Frota, que ora então, bispo de Sobral.
A Bela Imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro da Freguesia, foi doado pelo Cel. José Adonias e benta por Dom José Tupinambá, em 30 de dezembro de 1917, e o sino doado por Severiano Morel em 31 de dezembro de 1929.
A paróquia de Camocim já foi coordenada por 13 párocos e 5 vigários coadjutores. Durante o período de 1805 e 1903, residiu na cidade 4 sacerdotes em caráter particular. 
Hoje, Camocim é considerada a maior paróquia da Diocese de Tianguá, goza de um excelente clima. População profundamente religiosa. No momento está a frente dos trabalhos paroquias o pároco Pe. Francisco Evaldo Carvalho Carneiro e o Vigário Paroquial Pe. Sebastião de Lima.

Consta no livro "No vigor do seu Jubileu 25 anos" de Pe. Evaldo Carvalho Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário