Oficialmente, a nova estação começa amanhã e aparece de forma tímida no Ceará, mas já pode ser observada
Em meio ao trânsito e a correria do cotidiano, o colorido das flores dão o ar da estação e despertam atenção dos moradores de Fortaleza para a chegada da primavera. Surgem do chão de avenidas, espécies que embelezam as vias e surpreendem quem se acostumou a transitar pelas vias e se deparar apenas com galhos secos. Com início amanhã, mais aproximadamente às 5h20, segundo o calendário do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o período sazonal mais florido do ano se estenderá até o dia 21 de dezembro, quando chega o verão.
Na Capital, apesar de sutil, a primavera ganha espaço e conquista olhares. Faltando pouco para o início oficial, os ipês amarelos adiantam a estação e podem ser vistos em vários pontos da Avenida Domingos Olímpio. A leveza trazida pela floração se instaura ainda em parques e é convidativa para que moradores passeiem ao ar livre e promovam piqueniques, que podem ter como principal pano de fundo as belezas trazidas pela primavera.
A cearense Ana Macêdo afirma já ter notado diferença na arborização nesses últimos dias. "A cidade ganha um ar diferente com a primavera. Começamos a ver flores diferentes, os arbustos ficam mais cheios e com mais vida. Às vezes, paro no trânsito e começo a admirar a natureza. É, com certeza, uma das estações mais bonitas. Também acho que essa indecisão de chuva e sol favorece para amenizar o clima".
Diferentemente dos estados mais ao sul do País, no Ceará, o período aparece com timidez devido à localização na Linha Equador. De acordo com Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a estação é pouco expressiva, pois, no Estado, os climas chuvosos e a seca são os que predominam.
"A estação chega quando o Sol cruza a Linha do Equador e volta ao Hemisfério Sul, dias e noites ficam com iguais durações. As mudanças podem ser bem percebidas no Sul e Sudeste do Brasil. Em Fortaleza, as praças públicas se tornam os melhores locais para notar a estação. Na Serra de Baturité, as plantações de flores aproveitam a condição para o negócio", comenta.
Floração
O paisagista Ricardo Marinho ressalta que mesmo a troca de estações no Estado não seja bem marcada, há locais específicos para apreciar a presença da estação. "Quem tiver oportunidade de ir até a Serra de Pacatuba e Guaramiranga vai conseguir ver a floração de algumas árvores, como o pau-branco. Perto da ponte do Parque do Cocó, também podemos ver alguns pés de ipês amarelos. Isso se deve ao dia, que ganha 15 minutos e faz com que as plantas recebam maior quantidade de luz e tenham o metabolismo alterado".
Na Capital, nas avenidas Pontes Vieira, Washington Soares, Aguanambi, Engenheiro Santana Júnior e Dom Luís, basta desviar o olhar para perceber que, timidamente, nos canteiros, a primavera se instala. Além das flores, a estação é conhecida por acompanhar fortes ventos e desencadear a safra do caju.
Segundo Fritz, "entre agosto e outubro os ventos são, em média, duas vezes mais fortes, se comparados ao do início do ano. Isso se deve à primavera e à alta pressão do Atlântico. No geral, nesta época, as águas dos oceanos estão mais frias". (Colaborou Emanoela Campelo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário