Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TURISTA AGORA TEM MEDO DE FREQUENTAR JERICOACOARA-CE.

Jericoacoara não tem delegacia. 

A unidade mais próxima fica em Jijoca, a 24 Km da vila e o funcionamento é apenas de segunda a quinta.

Antes,o paraíso,
agora,receptivo
a drogas,crimes e 

a violência reinante


 

Um dos principais destinos do turismo no Ceará, localizado a cerca de 300 Km de Fortaleza, a Praia de Jericoacoara enfrenta problemas que comprometem esse cenário paradisíaco.
A vida pacata na Praia, distrito do município de Jijoca, no decorrer dos anos, tem sido ameaçada e fica no ar o medo de perder Jeri para o desordenamento e para a insegurança
O medo de perder Jeri para o desordenamento, a insegurança, o tráfico e a sujeira, atormenta. 
Em um dos locais mais lindos e visitados do País (em 2013, a vila recebeu 610 mil turistas nacionais e internacionais), duas certezas são unânimes: para Jeri sobreviver é preciso barrar a conduta predatória e o poder público precisa agir urgentemente.
Entre os que habitam de forma permanente a vila e os que fazem de Jeri o destino certo nas folgas, a avaliação é de que o assassinato da turista italiana, Gaia Molinari, no mês passado, foi um episódio pontual. Porém, outros males, como o crescimento do tráfico de drogas, o aumento de pequenos roubos e furtos e até casos de estupro, preocupam e transformam a rotina.
A percepção foi comprovada no reencontro da turista Leoniza Oliveira."Antes, era mais preservada, tranquila. Agora, cresceu muito e a segurança não acompanhou. Hoje, eu tenho receio de andar por aí", garante.
Não há iluminação no entorno da trilha e dentro da vila não há postes elétricos. 
"A Polícia está muito mais preocupada em terminar as festas cedo do que atuar de forma ostensiva para combater o tráfico de drogas, por exemplo", garante a proprietária de um bar em Jeri que não quis ser identificada. "A frente do meu restaurante virou um ponto de drogas durante a madrugada e a Polícia passa e não faz nada", queixa-se.
De acordo com ela, o tráfico de entorpecentes tem afetado a vila nos últimos anos e a população sabe onde estão localizadas as "bocas de fumo". 
"Não tem policiamento a pé e a segurança é complicada", lamenta a dona de uma pousada e um restaurante, Sônia Cavalcante.
O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Francisco Lindomar (PSD), é categórico "tenho uma decepção muito grande com a segurança pública. A própria Polícia vê o consumo de drogas a céu aberto e não se faz nada, dando a ideia de que em Jeri tudo pode".

Thatiany Nascimento
Repórter
Edição:Portal Parnaiba Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário