A cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, sediará a 17ª Romaria da Terra e das águas, organizada pela CPT - Comissão Pastoral da Terra do Ceará. O Evento acontecerá no dia 02 de agosto deste ano (2015), com o tema: "Territórios: povo irmão, terra e água em nossas mãos".
Durante o percurso de preparação, a Diocese de Tianguá, assim como as demais dioceses do Ceará, irá realizar encontros de formação sobre a temática da Romaria, a fim de promover um serviço pastoral voltado para as questões que envolvem diretamente a vida dos camponeses e demais aspectos da vida em territórios.
A última Romaria foi realizada em agosto de 2013 na cidade de Sobral e reuniu cerca de quase 17 mil pessoas vindas das vária regiões do Ceará.
A Romaria

O tema
A luta em defesa do território é antiga e está presente em todo o Brasil. Há mais de 5 séculos colonizadores chegaram ao Brasil usurpando dos indígenas o seu espaço sagrado de vida. Desde aquele momento, nesta terra brasilis, nossos povos originários não puderam mais viver com tranquilidade e dignidade".
Não é tão simples falar de território, já que é um termo também utilizado pelos governos como espaço de governança, de divisão geográfica, de maneira que, ao falar de território, pode-se facilmente relacionar-se com os territórios governamentais, como os territórios da cidadania. No entanto, este termo é carregado de significados para nossos povos e, por isso mesmo, apostamos no processo de preparação para a Romaria da Terra e das Águas para realizar um amplo debate sobre a necessidade de fortalecer as lutas em defesa dos territórios. A terra e a água são dois elementos fundamentais na composição do território, mas este envolve também as pessoas, seus modos de vida, sua cultura, suas formas de produção e reprodução, seus mitos, suas crenças. Nas peculiaridades, os territórios são identificados e diferenciados uns dos outros.
Via:RC/TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário