Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

KEPLER DEVE INICIAR BUSCAR POR SINAIS DE VIDA EXTRATERRESTRE EM EXOPLANETA.

 por  | 

Foto: University of Puerto Tico at Arecibo
Representação artística do planeta EPIC 201367065-d, que orbita uma estrela anã-vermelha, a 150 anos-luz da Terra Imagem: University of Puerto Tico at Arecibo
Uma descoberta épica acaba de ser feita pela missão K2, a segunda fase de operações do satélite Kepler, da Nasa.
Trata-se do primeiro exoplaneta a ser encontrado que permitirá a busca efetiva por sinais de vida em sua atmosfera.
O EPIC 201367065-d tem um diâmetro cerca de 50% maior que o da Terra e completa uma volta em torno de sua estrela-mãe a cada 44,6 dias terrestres.
A grande vantagem, contudo, é a distância que a estrela EPIC 201367065 guarda de nós: cerca de 150 anos-luz. Isso é perto o suficiente para que possamos aplicar a tecnologia atual para estudar diretamente a atmosfera desse mundo. E isso, por sua vez, pode carregar pistas da existência de vida.
Na missão K2, a cada 80 dias, uma região do céu é escolhida e a prioridade é a análise das estrelas mais próximas. Na prática, agora começamos a buscar de fato planetas que iremos estudar a fundo nos próximos anos. O que nos leva à estrela EPIC 201367065. Ela é uma anã vermelha, um astro com cerca de metade do diâmetro do nosso Sol.
Menos quente e luminosa, portanto, o que significa que a chamada zona habitável fica bem mais perto dela do que acontece no Sistema Solar. Segundo os cálculos dos astrônomos, o terceiro planeta do sistema recebe aproximadamente 50% mais radiação de sua estrela que a Terra ganha do Sol.

Se isso se traduz num planeta com temperatura amena, como o nosso, ou num inferno escaldante, como Vênus, depende basicamente da composição e da densidade da atmosfera desse mundo misterioso.
Depois do Kepler, outros telescópios em ação
O Telescópio Espacial Hubble seria capaz de analisar o espectro e verificar a presença de grandes invólucros gasosos de hidrogênio nesses planetas, caso eles não tenham grandes coberturas de nuvens na alta atmosfera.
E a coisa vai ficar melhor ainda a partir de 2018, quando a Nasa lançar ao espaço o Telescópio Espacial James Webb. Ele será capaz de detectar dados espectrais correspondentes a uma atmosfera similar à terrestre. Por exemplo, se um desses mundos tiver uma atmosfera como a nossa, onde predomina o nitrogênio, nós saberemos.
Se ela contiver grandes quantidades de dióxido de carbono, como é o caso de Vênus, também. Isso sem falar na medida mais natural a ser tomada desse sistema planetário — a observação dos efeitos gravitacionais que os planetas exercem sobre a estrela-mãe.
Com as tecnologias atuais, já seríamos capazes de detectar o bamboleio gravitacional realizado pela estrela conforme ela é atraída para lá e para cá pelos planetas girando em torno dela. E, com isso, saberíamos suas massas.
Juntando essa nova informação aos diâmetros, já medidos pelo Kepler, conheceríamos a densidade. E, a partir dela, poderíamos inferir se estão mais para planetas como a Terra ou mundos gasosos, muito menos densos.
Novos alvos serão buscados
A ideia é que o K2, assim como seu sucessor, o satélite TESS, que deve ser lançado em 2017, descubra mais alvos promissores, como os do sistema EPIC 201367065.
Quando o James Webb for ao espaço, em 2018, terá uma lista considerável de planetas para estudar — potencialmente centenas deles. Todos interessantes, mas obviamente nem todos tão bons para a vida quanto a Terra.
Contudo, se, de toda essa amostra de mundos, apenas um tiver uma atmosfera rica em oxigênio sem que esse gás possa ter sido produzido em quantidade apreciável por processos não-biológicos (como é o caso do nosso planeta), já teremos a certeza de que não estamos sós no Universo.
Com informações: Salvador Nogueira / Mensageiro Sideral

Nenhum comentário:

Postar um comentário