Powered By Blogger

sábado, 1 de dezembro de 2012

EMISSÕES GLOBAIS DE GASES DO EFEITO ESTUFA.


article image
Temperatura não aumentará caso os gases do efeito estufa fossem cortados de maneira mais radical no futuro (Reprodução/Internet)


Relatório mais recente do Programa Ambiental da ONU mostra que emissões de gases do efeito estufa somam hoje 50 gigatoneladas de equivalente de carbono

fonte | A A A
Ao mesmo tempo em que milhares de políticos, diplomatas, funcionários de ONGs e jornalistas se reúnem em Doha para as duas semanas do Congresso Anual de Mudança Climática da ONU, o relatório mais recente do Programa Ambiental da ONU (UNEP) mostra que as questões climáticas vão de mal a pior. Emissões de gases do efeito estufa somam hoje 50 gigatoneladas de equivalente de carbono (GtCO2e). Este valor é 20% mais alto do que costumava ser em 2000 e, preocupantemente, 11% mais alto que o valor precisa ser em 2020 para assegurar que as temperaturas globais não se elevem acima de 2 graus Celsius (vide a região vermelho claro no gráfico).
Valor é mais alto que precisa ser em 2020 para assegurar que as temperaturas globais não se elevem mais por mais de 2 graus Celsius (Reprodução/The Economist)
Em teoria, isso não seria tão importante se os gases do efeito estufa fossem cortados de maneira mais radical no futuro (embora isso tivesse o efeito de elevar os custos). O problema é que os países não estão se comprometendo a fazer cortes grandes o suficiente. O UNEP observou o impacto da redução de emissão das diversas promessas feitas pelos países desde a conferência de mudança climática em Copenhague em 2009. Se os países concretizarem suas promessas menos ambiciosas e permitirem várias brechas e regras lenientes, isso não faria uma diferença real: as emissões seriam apenas 1 GtCO2e menores que o normal (caso A).
Mesmo a implantação das promessas mais ambiciosas, sujeitas a normas rigorosas, fariam com que os países atingissem apenas metade do total necessário para impedir que as temperaturas globais aumentem em mais de 2 graus (caso B). E as emissões ainda estariam aumentando em 2020.
Fontes: The Economist-Hot and bothered/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário