Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ESPECIALISTAS ANALISAM FUTURO DO 3D NO CINEMA.


Avatar (Divulgação)
'Avatar' marcou a volta do 3D ao cinema
Três anos atrás o público do mundo todo correu para os cinemas para ver o filme Avatar, do diretor americano James Cameron.
O longa se transformou rapidamente em uma das maiores bilheterias de todos os tempos, em parte devido ao uso surpreendente da tecnologia em 3D.

Com isto, surge o questionamento: o 3D já teria se transformado em uma ferramenta ultrapassada?Mas, atualmente, Avatar parece continuar como o ponto alto dos filmes com esta tecnologia e poucos foram os longas lançados depois daquele ano que mudaram os padrões estabelecidos por Cameron.
Nic Knowland é um respeitado diretor de fotografia britânico, com 30 anos de carreira. Ele já presenciou tendências e modas do cinema, mas afirma que o 3D não o empolgou.

"Pode oferecer algum valor de produção e escala para alguns tipos de filmes. Mas, para muitos filmes oferece apenas distração e algumas experiências bem desconfortáveis para o público", disse.
"Ainda não encontrei um diretor de fotografia que seja realmente entusiasmado com isso", acrescenta.

Revelando truques

Oliver Stapleton é outro diretor de fotografia que não aprova o 3D. Ele já trabalhou em longas como Regras da Vida e A Proposta.
"O 3D é a antítese da narrativa, onde a imersão no personagem é o objetivo. Nos lembra constantemente que você está olhando para uma tela e evita completamente o envolvimento emocional. Não existe semelhança entre a visão natural humana e o 3D no cinema."
"O 2D não revela os truques do cinema do mesmo modo. Claro, isto é porque nós estamos acostumados (ao 2D), mas também não se está tentando imitar nossa visão", afirmou.
"Meu objetivo como diretor de fotografia é fazer com que os pontos nas roupas fiquem invisíveis. O 3D fala: 'olhe para mim, sou um filme!', o 2D simplesmente diz 'era uma vez...'"
Nic Knowland e Stapleton admitem que a tecnologia 3D pode ser usada em alguns filmes de animação, como o próprio Avatar. Knowland afirma até que este foi o caso com o melhor uso da ferramenta.
Mas nenhum dos dois acredita que a ferramenta pode servir para todos os filmes, como dramas.

Uso inteligente

A Vida de Pi (Divulgação)
'A Vida de Pi' foi elogiado pelo uso inteligente do 3D
No entanto, um filme lançado recentemente, A Vida de Pi, do cineasta Ang Lee, usa os recursos de 3D em um filme que não é exatamente de ação e conseguiu muitos elogios.
Os críticos gostaram do modo criativo e seguro com que Lee usou a ferramenta no longa que conta a história de um jovem náufrago que precisa sobreviver em um pequeno barco à deriva no oceano onde também está um tigre criado a partir de efeitos especiais com um realismo assustador.
"Talvez pelo fato de a experiência 3D ainda ser nova, ela ainda confunde alguns públicos. Mas um bom diretor pode usar esta confusão como uma ferramenta convincente, para fazer o público acreditar no que está na tela", disse Lee.
No entanto, o diretor confessa que tinha dúvidas quanto ao uso do 3D.
"Temos um longo relacionamento com a aparência 2D e como nos deu boas narrativas. Crescemos gostando de sua solidez, apesar de os cineastas compensarem o olho com a ilusão de profundidade e sombras", afirmou o cineasta.
"3D é mais ilusório, confiamos e desconfiamos ao mesmo tempo. Acho que nos lembra os primeiros filmes que vimos em nossa infância."
"Quando um novo meio aparece, as pessoas não levam a sério, pois não associamos com bons filmes. É usado para desenhos, filmes de ação e terror barato. Mas o meio é neutro, (o que importa) é como ele é usado. E ainda estamos estabelecendo sua linguagem", disse Ang Lee.

Novo mercado

'A Invenção de Hugo Cabret' (Divulgação)
Em 'A Invenção de Hugo Cabret' Martin Scorcese também foi elogiado pelo uso de 3D
Torsten Hoffman é alemão e, recentemente, mudou seu site, o 3DContent Blog, para a Austrália. Ele afirma que agora está seguindo para um lugar onde afirma estar o crescimento real do mercado 3D: a Ásia, principalmente a China e a Coreia do Sul.
"Apenas na China existem cerca de 10 mil telas equipadas para 3D, quase um quarto do total mundial. E, quando o público chinês tem a escolha entre ver o filme em 3D e 2D, eles, em sua maioria, escolhem a primeira opção", disse.
De acordo com Robert Mitchell, da revista Variety em Londres, públicos da Europa e dos Estados Unidos são mais seletivos.
"A maioria das pessoas ficou bem sofisticada sobre o que eles realmente precisam ver em 3D (...). Depois do ponto alto de Avatar, as pessoas ficaram espertas com filmes menores onde provavelmente não vale a pena pagar o acréscimo [no ingresso para o] 3D."
Para Mitchell, diretores como "Win Wenders, Werner Herzog, Martin Scorcese e Ang Lee mostraram que o 3D pode ser usado de uma maneira interessante".
"3D não é só lixo, e aqueles que dizem que a tecnologia é um fracasso estão exagerando. Mas, até o momento, Christopher Nolan não é fã e nunca vamos ver um filme de Quentin Tarantino em 3D - ele nem gosta de digital."
Mitchell afirma que o próximo grande teste para a ferramenta será o novo filme de Baz Luhrmann, a nova versão de O Grande Gatsby, com Leonardo DiCaprio.
"Não parece natural para o 3D, mas Luhrmann é um diretor muito estilizado e pode fazer funcionar."
"O sentimento que existia há três anos, que todos os estúdios queriam que o 3D fosse a escolha automática para todos os grandes filmes, passou. Os cineastas reagiram e venceram", acrescentou.fonte:BBC News/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário