Centro de Convenções deveria ser usado para grandes eventos na capital.
Segundo o secretário de Turismo, a execução da obra deve ser retomada.
A obra do Centro de Convenções em Teresina está parada há quase quatro anos. O local fechou em 2008 para passar por ampla reforma. A ideia era construir um auditório com 1.200 lugares, com possibilidade de mais 600 lugares móveis em outras seis salas; dois pavilhões de exposição; amplo estacionamento; área de camarim; banheiros e oficinas de teatro, além de áreas de acessibilidade. Entretanto, até o dia 20 de dezembro deste ano, nada saiu do papel.
Em recente visita ao local, o G1 Piauí encontrou funcionando um estacionamento na estrutura que deveria ser utilizada para a realização de grandes eventos na capital, isso se a obra estivesse sido concluída.
O responsável pelo estacionamento não quis revelar seu nome, mas durante entrevista ao G1 Piauí, ele afirmou que encontrou o local abandonado e por isso resolveu ganhar um dinheiro extra. “Estava em busca de emprego na Assembleia Legislativa do Piauí, que fica ao lado daqui, mas, durante minhas visitas, observei que o Centro de Convenções estava abandonado e que eu poderia ganhar um dinheiro trabalhando aqui”, conta.
Esta não é a primeira vez que o local funciona como estacionamento. Em março de 2011, com salários atrasados, os vigias da obra do Centro de Convenções em Teresina resolveram em forma de protesto, abrir um estacionamento na estrutura do prédio para conseguirem dinheiro para sustentar suas famílias. Os vigias Raimundo Nonato e Hugo Vieira dos Santos, o mestre de obras Jose Viana e a prestadora de serviços alimentares do local, Joana Medeiros, cobram R$ 2 pelo estacionamento.
As obras do Centro de Convenções orçadas em R$ 28 milhões possui recursos do Ministério do Turismo e foi paralisada duas vezes - a última em abril de 2011, ano em que a obra passou a ser gerida pela Secretaria de Turismo do Piauí(Setur).
A primeira paralisação aconteceu em abril de 2009, quando o Tribunal de Contas da União afirmou em um relatório ter encontrado "possíveis falhas envolvendo ausência de planilha orçamentária para serviços de instalações, que representam mais de 30% do valor das obras, e preços superiores ao orçamento."
Passados quase quatro anos, a execução da obra será retomada, segundo o secretário estadual de Turismo, Marco Bona. Ele afirmou que já foi autorizada a ordem de serviço para que uma empresa realize a execução de avaliação visual, assim como reelabore desenhos de serviços que serão executados.
Ainda de acordo com Bona, um novo orçamento para conclusão das obras do Centro de Convenções será realizada. O gestor não informou quanto serão investidos neste novo processo.
“Não poderíamos retomar a obra sem uma avaliação do que foi feito. É necessário saber se o material utilizado e a construção feita seguem realmente o que determinava o contrato, e se estão em prefeitas condições. Por isso, iremos analisar o cimento e ferros que já foram utilizados. Queremos que sejam retomadas as obras do Centro de Convenções o mais rápido possível já que essa é também uma determinação do governador Wilson Martins”, disse.
Bona explica ainda que a empresa que vencer a licitação terá um prazo de 60 dias para fazer todo o levantamento e entregar o relatório de avaliação, para que seja feita a nova licitação para o Centro de Convenções. "A previsão é que no início de 2013 sejam retomadas as obras já com a nova empresa", garante o secretário de turismo.fonte:G1 PI/jardim das oliveiras blo
g
g
Nenhum comentário:
Postar um comentário