Powered By Blogger

domingo, 20 de janeiro de 2013

'BOM DE BOLA' RESGATA CIDADANIA.


O projeto, realizado há 15 anos, tem como objetivo promover a socialização das crianças de Jaguaruana


Jaguaruana. Mais de 300 crianças e adolescentes deste município são beneficiadas com atividades de esporte e lazer do Projeto Bom de Bola. A iniciativa é resgatar a cidadania de crianças carentes por meio do esporte e promover a socialização com a com a comunidade. O projeto é idealizado pelo ex-jogador de futebol profissional Sérgio Adriano e foi importante para ajudar o município a conquistar o Selo Unicef edição 2009/2012.


Mais de 300 crianças e adolescentes deste município são beneficiados com atividades de esporte e lazer do Projeto Bom de Bola, no Vale do Jaguaribe

Há 15 anos (1996), o projeto foi pensado pela primeira vez quando Sérgio ainda jogava futebol profissionalmente. Porém, sem condições próprias e a falta de apoio das iniciativas públicas e privadas, o projeto só durou três meses. O objetivo, segundo ele, era preencher o tempo das crianças carentes do município em situação de vulnerabilidade social, ingressando-as em atividades esportivas e de socialização com a comunidade.

Em 2010, o projeto retornou com o apoio da iniciativa pública. Por meio das Secretarias de Esporte e Educação do município, o projeto ganhou novos espaços e condições para realização do trabalho. Conforme Sérgio a parceria é fundamental para atender um grande número de crianças. O projeto funciona aos sábados no ginásio municipal e em quadras poliesportivas de algumas escolas públicas em comunidades da zona rural. Atualmente, atende mais de 350 crianças e adolescentes. São meninos e meninas com idades entre 7 e 20 anos. São realizadas atividades esportivas e de lazer. Eles também recebem educação extraescolar por palestras com conselheiros tutelares e agentes de saúde. No ginásio, as crianças praticam futebol, handebol, vôlei e no estádio municipal o futebol de campo.

De acordo com Sérgio, em apenas dois anos, o projeto tem rendido bons frutos. "Diariamente, pais de alunos do projeto nos procuram e elogiam o nosso trabalho. Eles se sentem seguros em deixar seus filhos participando do projeto, pois sabem que aqui eles são bem tratados".

O time sub-20 do projeto participou da última edição do Campeonato Cearense de Futebol Amador, organizado pela Federal Cearense de Futebol (FCF), ficando em terceiro lugar no campeonato. Na última segunda feira (14), o projeto foi homenageado pela Federação, sendo um dos destaques do esporte amador no ano de 2012. Cem equipes participaram da competição. Foi nesta competição que o coordenador conta que três atletas ganharam destaque. Nas próximas semanas eles estarão viajando para Bragança Paulista, interior de São Paulo, para jogar nos times de base.

"Nosso objetivo não é formar atletas profissionais, nosso projeto é socioeducativo, mas a conquista desses meninos nos deixa muito felizes e realizados, pois são fruto de muita dedicação e um trabalho árduo.

O "Bom de Bola" teve importante parcela de contribuição para que o município fosse contemplado com o Selo Unicef edição 2009/2012. Pelo seu objetivo de inclusão social e preservação do direito da criança do adolescente ao lazer e ao esporte, o projeto recebeu reconhecimento do governo municipal, sendo seus coordenadores convidados a participarem da solenidade de entrega do Selo, realizada no último mês de dezembro no Centro de Evento do Ceará, na Capital.

Sérgio afirma que o projeto precisa de apoio para manter as atividades. Além do material esportivo, as crianças também recebem um lanche no intervalo das atividades. Atualmente, com a mudança de gestão, o coordenador afirmou ainda não ter parecer positivo da prefeita Ana Teresa para dar continuidade às atividades do projeto. Após reunião com os novos secretários de esporte e educação, a proposta foi encaminhada para aprovação da gestora.

Mais Informações:
Projeto Bom de Bola
Coordenador: Sérgio Adriano
(88) 9253.3838/ (88) 9915.1486
www.bomdebolacraquenaescola.com.br
fonte:Diario Regional/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário