Powered By Blogger

domingo, 30 de junho de 2013


A iniciativa ganha adeptos de diversas áreas e tem um bom retorno de jovens leitores

A memória de Fortaleza também se faz presente na internet, em sites e blogs que resgatam a história da cidade e em páginas do Facebook. Nestas últimas, fotos antigas são os grandes chamarizes. O material é retirado de diferentes fontes, dos álbuns empoeirados ou imagens que já circulam na web.

Na página "Fotos Antigas de Fortaleza", por exemplo (http://tinyurl.com/o8l2dpj), há um rico material dedicado exclusivamente à memória da cidade, com imagens e textos sobre ruas, monumentos, prédios, equipamentos culturais, paisagens, personagens, acontecimentos (como incêndios, passeatas) e outros aspectos.

Assim como a anterior, a página Cidade de Fortaleza nas Antigas (http://facebook.com/FortalezaDasAntigas?fref=ts) também foi criada em 2012. Nela, porém, fotos da cidade dividem espaço com posts sobre equipamentos, carros, propagandas e produtos culturais de décadas recentes.

Publicitário também formado em história, o fundador Thiago Matso diz ter se encantado por fotos antigas da cidade ainda na época da primeira graduação. "Pesquisar no Google e achei várias. Então, quis compartilhar com os amigos e vi que muita gente também curte este material", explica.

Para Matson, o interesse do público é importante para continuar o trabalho. "As pessoas me pedem fotos de pontos da cidade e quando eu as acho, ficam super felizes. É muito legal".

No final de 2011, o memorialista Nirez - famoso por seu acervo de imagens e objetos de várias épocas da cidade - também passou a disponibilizar fotos de sua coleção no Facebook. A empreitada durou alguns meses, período em que atraiu milhares de visitantes.

Em junho de 2012, lançou a versão virtual do Arquivo Nirez (http://arquivonirez.com.br), composto por mais de 141 mil peças, entre fotografias históricas, rótulos de produtos, gravações em discos de cera e fotos de máquinas antigas pertencentes ao acervo, além de uma cronologia dos principais acontecimentos de Fortaleza, desde 1500.

Pertencimento
Na internet, se destacam três endereços dedicados ao assunto. O mais antigo, Fortaleza em Fotos e Fatos (http://fortalezaemfotos.blogspot.com) tem posts desde 2008.

A ideia surgiu depois que a autora, a cearense Fátima Garcia, retornou a Fortaleza, após 20 anos morando em Salvador e Curitiba. "Descobri que não sabia mais me locomover pela cidade. A gente conhece os lugares pelos pontos de referências, e quando vi que muitos haviam sido retirados. Familiaridade mesmo, só com o velho Centro, que continuava igual, inclusive na desorganização, e com o meu antigo bairro, o Otávio Bonfim", diz.

"Só depois que comecei a fotografar e escrever sobre Fortaleza, foi que a sensação de pertencimento voltou". Parte do início do blog também se deve à quantidade de informações sobre a cidade acumuladas por Fátima em sua dissertação de mestrado. De lá para cá, a pesquisa se manteve.

Depois que começou o blog, a autora já adquiriu cerca de 50 livros sobre a Capital. "A maioria absoluta é de usados, edições esgotadas, adquiridos em sebos, pela internet. São registros de autores que escreveram a crônica ou a história da cidade, como Marciano Lopes, Otacílio de Azevedo, Raimundo Girão, Blanchard Girão, Mozart Soriano Aderaldo, Raimundo Menezes e Gustavo Barroso", enumera.


Leitores

O Fortaleza em Fotos e Fatos também tem página no Facebook. "Há uma procura por assuntos que os livros, especialmente os escolares, não satisfazem. Antes, a seleção para as Casas de Cultura da UFC incluía uma prova sobre a História do Ceará, e um aluno, candidato, me enviou e-mail para dizer que acertou 90% da prova só com o que tinha lido no blog", celebra a autora.

Outro blog rico em informações é o Fortaleza Nobre (http://fortalezanobre.blogspot.com.br), criado em 2009 pela cearense Leila Nobre. "Sempre fui apaixonada por fotos antigas de Fortaleza, sou muito curiosa. Se conseguia uma foto, queria saber como era viver naquela época, que nome tinha determinada rua ou praça. Então pesquisava o máximo de informações para anexar aos meus arquivos. Quando dei por mim, já tinha bastante material", recorda a autora.

Entre os retornos mais emocionantes que teve, Leila cita o agradecimento do neto do comerciante Alfredo Salgado, Carlos Alberto Salgado. "Chorei. Foi de arrepiar, porque falar de uma pessoa que foi importante para a cidade é uma responsabilidade muito grande", avalia. Nessa seara, vale visitar ainda o blog http://fortalezaantiga.blogspot.com.br, mantido pelos autores Carlos Augusto e Lucio Flavio.

Passeios pelo contemporâneo
O site http://moraremfortaleza.com.br aposta nos dias mais atuais para falar da cidade. Criado em 2008 pela designer de interiores Patrícia Moura, a princípio era dedicado apenas à decoração, com um mote regional. "Mas aos poucos, comecei a falar da cidade, porque sou apaixonada e adoro observá-la. Daí, minha formação em Ciências Sociais começou a falar alto. Decidi falar não só de decoração, arte, arquitetura e artesanato, mas também de turismo, patrimônio, estilo de vida, cultura, da experiência de morar em Fortaleza, enfim", explica.

Grupo de rap cearense Costa a Costa: Fortaleza nas letras das músicas e em videoclipe. Espaço especialmente para a vida na periferia da cidade

Outro endereço que anda fazendo sucesso é o quandovocemoraemfortaleza.com, criado pelo desenvolvedor de software Vandewilly Oliveira. Voltado ao humor, traduz em gifs (imagens animadas em repetição) diferentes aspectos de se morar na capital cearense. Natural do Rio de Janeiro, Oliveira fixou-se há 12 anos em Fortaleza. Tirou a ideia do projeto de um formato já popular no exterior. "A ideia é tentar levar as coisas no bom humor, inclusive as mazelas e precariedades da cidade", pontua.

Clipes

Em outro campo, o da música, Fortaleza também se faz presente, seja nas letras das canções de bandas autorais da cidade, seja nos seus videoclipes. Como quase todas trabalham em esquema independente, boa parte do material está disponibilizado na web. É o caso, por exemplo, do vídeo da música "Devaneios", da banda Sátiros, lançado recentemente e filmado no Benfica.

"Quem acompanha a banda percebe nossa ligação com Fortaleza, as letras com temas urbanos, boêmios, e também nossa influência da música cearense. Então pensamos que seria legal essa homenagem, mostrar lugares não necessariamente turísticos, mas importantes pra quem mora aqui", explica o baterista Álvaro Abreu.

"É um bairro cultural, boêmio, universitário. Muita gente já viveu histórias inesquecíveis lá, inclusive nós, que nos apresentamos pela primeira vez como banda (ainda com outro nome) no bar Cantinho Acadêmico, conhecido pelos frequentadores do bairro", resume o músico.

As referências a espaços de Fortaleza aparecem ainda em trabalhos de novas bandas como o Selvagens à Procura de Lei (no videoclipe da música Mucambo Cafundó) e também em trabalhos de grupos mais antigos - como o Costa a Costa, formado em 2005 e capitaneado pelos rappers Don L e Nego Gallo (junto com Berg Menes e DJ Flip Jay). No clipe da deliciosa faixa Costa Rica, por exemplo, a periferia e a orla de Fortaleza aparecem em destaque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário