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terça-feira, 2 de julho de 2013

BRASIL RECEBE PRIMEIRO VOO COM BOEING 787 DREAMLINER.

Aeronave da Ethiopian Airlines inaugurou rota para a África esta noite.

Estrutura leve e janelas maiores são novidades do avião.

Do G1, em São Paulo e no Rio

Novo Dreamliner no Aeroporto de Guarulhos (Foto: Dennis Barbosa/G1)Novo 787 Dreamliner no Aeroporto de Guarulhos (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Brasil recebeu pela primeira vez, na noite desta segunda-feira (1º) e madrugada desta terça (2), um avião 787 Dreamliner, novo modelo da Boeing construído com materiais modernos, mas que apresentou problemas de bateria no início deste ano que fizeram com chegasse a ter operações suspensas em todo o mundo.
A aeronave, que veio ao Brasil e pousou no Aeroporto do Galeão, no Rio, e de Guarulhos, em SP, pertence à Ethiopian Airlines e veio procedente de Adis Abeba, a capital etíope.
O avião inaugurou a primeira rota da companhia para a América do Sul, com escala em Lomé, no Togo. Em ambos os aeroportos brasileiros, o avião foi recepcionado com um “batismo” dos veículos de bombeiros na pista, que jogam água sobre as aeronaves que inauguram rotas.
A Ethiopian Airlines vai operar três voos semanais, com chegadas ao Brasil às segundas, quartas e sábados, e saídas para a Etiópia às terças, quintas e domingos.

Porta da aeronave com sinalização em inglês e amárico, idioma etíope (Foto: Dennis Barbosa/G1)Porta da aeronave com sinalização em inglês e
amárico, idioma etíope (Foto: Dennis Barbosa/G1)
O 787 Dreamliner é um modelo considerado bastante inovador. Materiais compostos, com mescla de substâncias como fibra de carbono e plástico, formam metade de sua estrutura principal, inclusive a fuselagem e as asas, o que o torna mais leve. Segundo a Boeing, o modelo consome 20% menos combustível do que outras aeronaves do mesmo tamanho.
O Dreamliner chegou prometendo mais conforto aos passageiros, com maior umidade do ar e janelas maiores. Estas, em vez de serem fechadas por cortinas, contam com um sistema eletrônico que permite escurecer o vidro, reduzindo a entrada de luz gradualmente.
Poltrona da classe business reclinada (Foto: Dennis Barbosa/G1)Poltrona da classe business reclinada
(Foto: Dennis Barbosa/G1)
G1 voou na aeronave entre Rio e São Paulo, e sua decolagem silenciosa chamou a atenção. O espaço nos assentos da classe econômica era comparável ao de outras máquinas que fazem voos intercontinentais, mas as janelas maiores reduzem a sensação claustrofóbica de estar em um avião.
O 787 da Ethiopian que voa para o Brasil tem 24 assentos na classe business e 246 na econômica. A companhia possui cinco unidades do modelo.
Baterias
Os 787 Dreamliner tiveram que permanecer em solo por decisão das autoridades aeronáuticas norte-americanas durante mais de três meses, entre meados de janeiro e  final de abril, devido a dois incidentes com suas baterias de íon-lítio em um intervalo de duas semanas.
A Ethiopian também foi afetada pela decisão, mas foi a primeira a retomar as operações com o 787 depois que a suspensão dos voos foi cancelada. “Nunca tivemos problemas com esse avião. E nossa equipe foi a primeira a estar pronta para voltar a usá-lo”, explicou o CEO da Ethiopian, Tewolde Gebremariam, que veio ao Brasil para inaugurar a nova linha.
A inauguração também contou com a presença da presidente da Boeing no Brasil, a americana Donna Hrinak, que agradeceu à Ethiopian por trazer o Dreamliner ao Brasil.
Iluminação interna assume tonalidades diferentes (Foto: Dennis Barbosa/G1)Iluminação interna assume tonalidades diferentes
(Foto: Dennis Barbosa/G1)
Um dos objetivos da nova rota é oferecer uma alternativa mais curta de viagem para os brasileiros que trabalham na África Ocidental, que poderão fazer conexão em Lomé para países daquela região, como a Nigéria. Outra meta é levar mais turistas para a Etiópia, país ainda pouco conhecido pelos brasileiros.
Finalmente, de Adis Abeba, os viajantes terão a opção de fazer conexão para uma série de destinos na África Oriental, Oriente Médio e Extremo Oriente, como Israel, Índia, Seychelles, China e Egito.
Na América do Sul, a LAN, que se fundiu com a brasileira TAM, é a empresa que já possui o Dreamliner, mas por enquanto não o usa no Brasil.
Comissária da Ethiopian na classe econômica do novo avião (Foto: Dennis Barbosa/G1)Comissária da Ethiopian na classe econômica do novo avião (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Cabine do Dreamliner (Foto: Dennis Barbosa/G1)Cabine do Dreamliner da Ethiopian (Foto: Dennis Barbosa/G1)
As janelas do novo Dreamliner têm um sistema eletrônico para regular a luminosidade que vem do exterior (Foto: Dennis Barbosa/G1)As janelas do novo Dreamliner têm um sistema eletrônico para regular a luminosidade que vem do exterior (Foto: Dennis Barbosa/G1)
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Assentos da classe econômica (Foto: Dennis Barbosa/G1)Assentos da classe econômica (Foto: Dennis Barbosa/G1)

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