Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FESTIVAL DO CAMARÃO PREMIA COM FOGÕES ESMALTEC OS MELHORES PRATOS.

A quarta edição do evento aconteceu no último fim de semana na praia de Quixaba, município de Aracati


Aracati. Foi um verdadeiro festival de sabores o concurso gastronômico do 4º Festival do Camarão de Aracati, realizado na Praia de Quixaba. Nos ingredientes das 10 receitas competidoras prevaleceram a criatividade e o sabor do tempero nordestino em pratos à base do camarão. O evento, apoiado pelo Sistema Verdes Mares, valoriza a pesca artesanal de camarão, principal produto que move a economia da comunidade.


"Camarão à Brasileira", com direito a frutas tropicais, foi o prato vencedor do concurso gastronômico que movimenta a praia de Quixaba. Os dois primeiros lugares foram premiados com um fogão Esmaltec. O Sistema Verdes Mares é um dos principais apoiadores do evento, já na quarta edição. Foto: Ellen Freitas

Vatapá, empanado, espetinho, ao alho e óleo. Não importava como o camarão era preparado, o importante era servir o melhor da culinária local aos participantes do evento. Eram diversas receitas de camarão disponíveis a preços bem acessíveis. Quem passou por lá não saiu sem experimentar, no mínimo, três receitas diferentes de camarão.

O festival tem o intuito de dar visibilidade à gastronomia local e movimentar o turismo da comunidade.

Pelo segundo ano consecutivo, o empresário Antônio Carlos participa do evento. "No ano passado eu vim pela curiosidade e por gostar muito de camarão. Neste ano eu voltei porque gostei muito da experiência. Espero ainda voltar nos próximo anos", conta, otimista.

Comércio

Com tanta gente querendo experimentar o prato não faltou trabalho, garantiu uma das cozinheiras, Luzia Maia. "Tem muito pedido, agora o movimento esta ficando bom", afirma.

O concurso gastronômico foi o momento chave do evento, que transcorreu durante todo o fim de semana. Cozinheiras e cozinheiros locais competiam pelo melhor prato à base de camarão. Entre estreantes e veteranos, o objetivo era o mesmo: surpreender os jurados com o melhor prato. Entre os critérios foram analisados a apresentação do prato, cheiro e sabor. Sem falar na originalidade. Tudo acompanhado com muita expectativa pelos concorrentes.

Vencedor

Alguns chefs optaram pela utilização de frutas, para dar um sabor mais tropical ao camarão. A estreante Valdeglaucia Ribeiro apresentou um prato simples, mas com um grande simbolismo. "Eu criei o Camarão à Brasileira. Nele vai frutas como a manga e o abacate, coberto com um molho de maracujá. Eu quis fazer algo que lembrasse o nosso país, as cores da bandeira, espero que tenha dado sorte", contou momentos antes do concurso. E deu mesmo! O prato de Valdeglaucia foi o escolhido o melhor da noite pelo corpo composto de cinco jurados.

Simplicidade
"Foi um prato bastante simples, sem grandes ingredientes, mas com aqueles que deram um caráter bem regional. O sabor do creme de maracujá aliado ao camarão foi o grande diferencial desse prato", explicou o analista do Sebrae Regional Litoral Leste, Leandro Lopes, que foi um dos jurados do concurso.

De acordo com ele, o Sebrae realizou oficinas com todos os participantes, buscando estimular o manejo adequado de alimentos, seleção de ingredientes, apresentação de pratos, tudo o que é avaliado em concurso e que, desta forma, eles possam continuar utilizando esses conhecimentos no dia a dia.

Qualificação

"Do ano passado pra cá, nos já percebemos que houve uma mudança na qualificação dos participantes. Dá pra se observar que eles utilizam luvas, toucas e preparam pratos inovadores. Esse é o grande aprendizado do concurso não só para os participantes, quanto pra comunidade", ressalta Leandro Lopes. Durante o concurso gastronômico, houve exibições artísticas com estudantes da comunidade, música regional e show de humor com o comediante Mixirico.

TV Diário
Houve, também, apresentação com equipe de dançarinos da TV Diário e muito forró. A manhã de ontem foi marcada por uma corrida de catraia na praia de Quixaba, DJ e muito samba, fazendo o encerramento do evento da comunidade.

O 4º Festival do Camarão de Aracati é realizado pelo Projeto Quixaba Viva, com o apoio do Sistema Verdes Mares, Prefeitura Municipal de Aracati, Sebrae e outras entidades parceiras da iniciativa.

A comunidade de Quixaba vive essencialmente da pesca do camarão e o evento veio com o principal objetivo de valorizar a pesca, a gastronomia, a cultura e o artesanato local. Aconteceu exposição de peças de artesanato como bolsas e utensílios de palha e areia colorida produzida na comunidade de Majorlândia, além de objetos de decoração confeccionados a partir de conchas e matérias naturais encontrados na própria localidade.

Visando à qualificação do trabalho, o Sebrae tem atuado nas comunidades com intuito de profissionalizar os serviços e desenvolver novas ideias para serem implementadas nas próprias localidades. O Sebrae Regional Litoral Leste, localizado em Aracati, atua na zona costeira com foco, especialmente, no turismo.

O evento também efetiva o turismo local, atraindo visitantes de várias regiões do Estado que apreciam a gastronomia praiana. Desta forma, Quixaba vem se tornando um dos principais destinos na rota gastronômica do Litoral Leste.

Para a organizadora do evento, Jacqueline Marques, o festival une a comunidade e dá mais importância ao trabalho que eles desenvolvem diariamente. O sucesso de público, e de vendas, aumenta a cada ano.

ELLEN FREITAS
COLABORADORA
 
fonte:Diário do Nordeste/jardim das oliveiras camocim ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário