Redação Web /jardim das oliveiras camocim ceara
Número de transplantes de rins realizados em crianças e adolescentes também foi destaque
De acordo com os números finais da Central de Transplantes, em 2013 foram realizados 250 transplantes de rim de doador falecido, 15 de doador vivo, 10 de rim/pâncreas, 30 de coração, 194 de fígado, 8 de pulmão, 55 de medula óssea, 9 de valva cardíaca, 762 de córnea, 27 de esclera e 1 de osso.
No ano passado, o Estado registrou também novos recordes de transplantes de fígado, pulmão e medula óssea. Com o crescimento das cirurgias, o número na lista de espera por transplantes diminuiu e atualmente está com 774 pessoas. São 337 pacientes aguardando por transplante de rim, 12 de pâncreas/rim, um de pâncreas isolado, 8 de coração, 132 de fígado, 6 de pulmão, 1o de medula óssea e 268 de córnea.
O crescimento dos números de transplantes no Ceará está relacionado a descentralização na captação de órgãos. O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em Sobral, por exemplo, também estão realizando esses procedimentos. O serviço aéreo para transporte de órgãos do Interior para a Capital e até de outros Estados também contribui para o aumento e qualidade dos transplantes.
Transplante de rins em crianças e adolescentes
O número de transplantes de rins realizados em crianças e adolescentes em 2013 também foi destaque, com 19 procedimentos realizados. O Ceará chegou então próximo de zerar a fila de espera na faixa etária de 2 a 19 anos de idade. Só há duas crianças na fila por um novo rim, do total de 360 pacientes em espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário