Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de março de 2014

05 COISAS QUE VOCÊ NÃO VAI APRENDER NA FACULDADE.


Todo mundo que me conhece sabe que eu sou um pouco ~frustrada~ com o lance faculdade. Não porque eu não goste do meu curso, que já abandonei o primeiro e não me falta vontade de abandonar o atual, mas sim pelo método e “jeito” que a faculdade trabalha com o aluno. Como comecei a trabalhar muito cedo acabei tendo experiências MUITO boas e aprendizados valiosos práticos que causaram uma expectativa grande em relação a faculdade, infelizmente eu estava certa: faculdade não ensina nem metade do que o mercado de trabalho espera de você.
Então esse post é pra listar 05 coisinhas básicas e fundamentais que você precisa ter na vida hoje pra se dar bem em um emprego ou em sua carreira própria. E pra que você não espere que a faculdade te ensine isso.
01. Ter um planejamento de carreira.
Ninguém na faculdade nunca vai te ensinar o que é ter um plano. Te perguntar como você quer estar daqui há 5 anos e o que você está fazendo de fato para chegar lá, não vai te mostrar cases de pessoas de sucesso na tal profissão e o que eles fizeram para chegar lá. Não vai te mostrar furos e caminhos o qual você não deve seguir para ter determinado resultado, eles estão sempre mais preocupados em seguir um roteiro e te mandar fazer um fichamento de 25 páginas.


02. Te ensinar a manusear softwares dignamente.

Vou falar de mim nesse tópico. Sempre adorei mexer com Photoshop e sou fã mesmo, mas como sou uma daquelas meninas que não tem paciência pra nada comecei desde muito jovem a.k.a 11 anos a trabalhar com o photoshop. Então, tudo o que sei hoje que aplico na minha profissão (designer web/gráfica) aprendi sozinha, graças a Deus, porque se eu dependesse de faculdade pra isso eu ia passar fome. Fato! Se você quer ser um Diretor de Arte, não entre em uma faculdade sabendo 0% achando que vai aprender a mexer em qualquer programa lá dentro, eles definitivamente não tem nenhum carinho quanto a isso. Seja esperto e tente sozinho em casa mesmo ou em cursos (o que ainda assim é complicado), tenho certeza que você será muito mais bem sucedida(o). Isso vale pra administração, arrisco a dizer que ninguém ensina um profissional a mexer corretamente e de verdade em um excel da vida, a uma arquitetura que dúvido que ensinem de fato a manusear um AUTOCAD e por aí vai.
03. Quero empreender e agora?
Se você quer ver algo assim na faculdade, esquece. Você pode ter no MÁXIMO uma cadeira sobre isso e muito superficial. Isso é uma das coisas que mais me deixam triste, adoraria ter um direcionamento e orientação porque meu sonho é ter meu próprio negócio, mas nem de longe soube o que me espera no mercado em que se é empreendedor, lógico que existem cursos e instituições específicas pra isso, mas acho que dentro da faculdade é um ótimo lugar pra se ter um belo empurrão né?!
04. Trabalhar em grupo 
Estive pensando no quanto é diferente um trabalho em grupo na faculdade e um trabalho em equipe no SEU EMPREGO. Você tem que estar bastante preparado pra lidar com diversos profissionais, com as mais diversas opiniões, saber lidar com as diferenças, saber se impor e ao mesmo tempo manter a concordância com todos, ufa! Nessas horas é que é bom assistir “O aprendiz” kkkk. A diferença é que na faculdade não há competitividade, o que é bem diferente do mercado de trabalho em que você precisa se destacar e mostrar suas qualidades. Isso deveria ser uma cadeira obrigatória em toda e qualquer universidade.
05. Lidar com um feedback
Imagina você, 4/5 anos estudando, se forma, sai da faculdade crente que está abalando e ganha um CHEGA MAIS do seu chefe no primeiro dia. “O trabalho não está nada bom.” Você gela, essa sensação todo mundo já passou ou irá passar algum dia, mas como você reagiria? Pois é, esse é o famoso Feedback que todos os chefes, gestores, coordenadores são obrigados a dar quando algo não está bom, não é todo mundo que está preparado para receber e muitas vezes não se comporta de maneira adequada. Você precisa saber receber o feedback de maneira positiva e compreender que precisa melhorar em tal aspecto. Infelizmente muita gente sai da faculdade até sem saber o que é um feedback…
Então amigues, é isso! Essas são só algumas das coisas que identifico e sinto MUITA falta na faculdade, de como lidar com certas situações no dia a dia, na prática, no vamos ver sabe! Se tiverem alguma coisa que eu esqueci ou que vocês não concordem, comentem! Precisamos sair um pouco da teoria, dos livros, do bla bla bla e partir pra AÇÃO, infelizmente creio que nas universidades vamos ficar ainda muito tempo no “Era uma vez…” Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário