Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2014

LAGOSTEIROS SAEM AO MAR ANTES DO FIM DO DEFESO NO CEARÁ.

PESCA

imagens cedida pelo google
Sobral. O primeiro dia de pesca da Lagosta após o defeso foi marcada pela saída de embarcações antes da hora, principalmente na região de Acaraú. De acordo com o chefe de Fiscalização do Ibama no Ceará, Roufran Castro Ribeiro, desde o último dia 20, o órgão tem recebido várias denúncias de embarcações que saem ao mar antes do fim do defeso, para pesca ilegal.
"No sábado o Ibama esteve no litoral oeste e ontem pelo litoral leste. Nossa maior preocupação são os barcos que saíram antes da hora. Durante todo o período de pesca, estaremos com fiscalizações ocorrendo nas embarcações". De junho a novembro, é permitida a pesca de lagosta por meio de manzuá ou cangalha. Para a fiscalização, o Ibama conta com apenas um barco para acompanhar a média de 1800 embarcações que vão ao mar.
Roufran explica que só está permitida a pesca da lagosta vermelha com no mínimo 13 centímetros de cauda, e a lagosta verde com no mínimo 11 centímetros de cauda. "Além disso, é necessário que a pesca ocorra há no mínimo quatro milhas da costa", ressalta. De acordo com ele, uma equipe de 15 pessoas do Ibama e da Polícia Ambiental Estadual está realizando o trabalho de fiscalização no litoral cearense.

Flagrantes
As áreas onde há mais casos de ocorrência são na região de Icapuí, onde há muitas denúncias e flagrantes da utilização de compressor, usado na pesca predatória; e em áreas do Litoral Oeste, onde há inúmeros casos da utilização de redes, que também são proibidas. A expectativa do Município para este ano é de que seja melhor do que o anterior. Mais de 500 famílias e 75 embarcações dependem exclusivamente da lagosta. Segundo o coordenador de Pesca de Acaraú, Manuel Lino, o Ibama esteve na última quinta feira no porto conversando com todos os pescadores e combinando a colocação de rastreadores nas embarcações entre 10 e 15 metros. "Serão cerca de 75 embarcações que receberam esses rastreadores. A pesca é hoje uma das bases econômicas do município. Já chegamos a ser o maior produtor de lagosta do País", declarou. Sobre a saída desse final de semana, Lino explicou que ocorreu tudo em paz, tendo os barcos começado as atividades na tarde de sábado.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=2281284232744956102

Nenhum comentário:

Postar um comentário