Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

APÓS REVÉS NO ENEM CEARENSE IRÁ ESTUDAR MEDICINA NA RÚSSIA.

DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
fonte:dn/tn

O curso terá duração de seis anos. Quando Terciano retornar para o Brasil será submetido ao revalida, exame do Governo brasileiro para reconhecer o diploma de estudantes brasileiros formados no exterior.

russia
Universidade Médica Estatal de Kursky, a 500 quilômetros de Moscou, capital da Rússia
DIVULGAÇÃO
O cearense Terciano dos Santos, de 25 anos, natural de São Gonçalo do Amarante, irá viajar no final de abril para estudar medicina na Universidade Médica Estatal de Kursky, a 500 quilômetros de Moscou, capital da Rússia.
Terciano fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por três vezes para tentar cursar medicina nas universidades públicas e não conseguiu. Ele ainda chegou a cursar um semestre de Engenharia Química, mas acabou trancando.
Foi quando descobriu que ocorreria uma seleção para estudantes cursarem Medicina na Rússia com o apoio do Governo de lá. “Fiquei sabendo por meio de ex-professores do Rio de Janeiro de uma seleção para cursar Medicina na Rússia, com ajuda do governo de lá. Falei com a minha a mãe e ela me deu total apoio.'' Logo em seguida o jovem realizou sua inscrição na Aliança Russa para participar da seleção. “Primeiro eu enviei a documentação e o meu histórico escolar. Após ser aprovado nessa etapa, participei de uma entrevista e fui aprovado também”, comemora Terciano.

O governo Russo incentiva estudantes internacionais, porém, cada estudante tem que custear cerca de 7 mil por semestre, incluindo faculdade, moradia e plano de saúde. Para estudar lá é exigido inicialmente outro idioma. Terciano irá fazer um curso preparatório de inglês e russo, ele também fará cursos básicos de biologia, física e química, de abril até agosto. As aulas de medicina só começaram em setembro. O curso terá duração de seis anos. Quando Terciano retornar para o Brasil será submetido ao revalida, exame do Governo brasileiro para reconhecer o diploma de estudantes brasieleiros formados no exterior.
O sistema de ensino em Kursk é bastante rígido, eles fazem avaliações orais diariamente e aulas vão até os sábados. A cidade tem cerca de 420 mil habitantes. Ela tem um grande complexo industrial, centros científicos e educacionais.
Segundo a Aliança Russa, diversos estudantes formados na Rússia foram aprovados no programa Mais Médicos. “Sonho agora em me formar médico e voltar para trabalhar em São Gonçalo do Amarante”, afirma o jovem Terciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário