Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

AOS 91 ANOS,ENFERMEIRA APOSENTADA DIZ TER FEITO MAIS DE DEZ MIL PARTOS EM MS.

Mafalda lembra do tempo em que trabalhava como enfermeira (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)

Mafalda conta histórias de quando trabalhava nas maternidades da capital.
Ela diz que ingressou na profissão pensando em ir para a guerra.

Com mais de 50 anos de profissão, a enfermeira Mafalda Verardo, de 91 anos, orgulha-se de ter trabalhado nas principais maternidades da cidade. Ela conta que  fez e participou de boa parte dos partos realizados em Campo Grande. “Confesso que não contei, mas acho que foram uns dez mil”, diz ela ao G1.
Foi durante a Segunda Guerra Mundial que Mafalda decidiu se tornar enfermeira. “Na época, eles estavam convocando moças de vários países para trabalhar com o atendimento dos soldados feridos. Quando fiquei sabendo, corri para me inscrever, mas não fui chamada porque tinha menos de 21 anos”, lembra ela.Mafalda nasceu na Itália e veio para o Brasil, com a família, quando tinha pouco mais de 1 ano. Ela conta que seus pais vivenciaram o horror da Primeira  Guerra Mundial e, por isso, decidiram deixar o país. Ela e a família moraram em São Paulo e depois se mudaram para Mato Grosso do Sul, na época em que o estado ainda era Mato Grosso.

Mesmo não sendo convocada, Mafalda não desistiu de seu sonho. Ela chegou a fazer dois cursos práticos de enfermagem e ingressou na profissão. “Naquela época não tinha cursos e nem faculdade de enfermagem, eu aprendi tudo dentro dos hospitais, com os médicos e com as enfermeiras mais experientes”, conta.
Foto antiga de Mafalda vestida com uniforme de enfermeira (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Foto antiga de Mafalda vestida com uniforme de
enfermeira (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
Ela ocupou os cargos de supervisora e chefe do departamento de enfermagem nas maternidades Cândido Mariano e Pró-Matre. Recebeu diversas homenagens pelos anos que trabalhou como enfermeira. Em 1990, recebeu o título de cidadã campo-grandense na Câmara de Vereadores da cidade.
Mafalda conta que ainda encontra, em todos os lugares que frequenta, um ou outro bebê, já grande, que ajudou a vir ao mundo. “Em agosto fiquei internada por alguns dias. Jogando conversa fora com a equipe de enfermagem, descobri que fiz o parto de um dos profissionais que estava me atendendo”. Ela também participou do nascimento de diversos políticos e pessoas conhecidas de Campo Grande.
Mafalda conta com a companhia de irmãos, irmãs e diversos sobrinhos. Ela não se casou e não teve filhos. “Me sinto satisfeita, realizada e hoje vejo que escolhi o caminho certo”, afirma a enfermeira.fonte:G1 MS/jardim das oliveiras blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário