Powered By Blogger

terça-feira, 21 de maio de 2013

MEMBROS DA EMBAIXADA BRASILEIRA CHEGAM A TURQUIA PARA LIBERAR CORPOS.



Três brasileiras morreram em queda de balão nesta segunda-feira (20).
Moradoras do Rio estavam com 2 amigas, feridas no acidente na Turquia.

Do G1 Rio

Representantes da embaixada brasileira já estão na Capadócia, na Turquia,  para a liberação dos corpos de três brasileiras que morreram em um acidente de balão,  conforme mostrou o Bom Dia Rio desta terça-feira (21).
O Itamaraty confirmou a morte de três turistas do Brasil. As vítimas eram moradoras do Rio de Janeiro, amigas e viajaram juntas para a Turquia no dia 14 de maio. Ao todo, o grupo era formado por pelo menos cinco idosas, segundo informou ao G1 Luiz Paulo, genro de Marina Rosas, uma das vítimas. 
Na manhã desta terça, a Embaixada Brasileira informou oficialmente para a família de Marina Rosas a morte dela. Segundo Luiz Paulo, o corpo está sendo transferido para Âncara para passar por autópsia e por todos os procedimentos de acordo com as leis turcas. O corpo ainda não tem data para ser transferido para o Brasil.
O Itamaraty ainda informou à família que uma missão da Embaixada do Brasil na Turquia foi enviada de Ancara à Capadócia para trazer mais informações aos parentes das vítimas.
O Ministério de Relações Exteriores informou que ainda não há uma previsão de quando os corpos das três vítimas serão trazidos para o Brasil e que vai prestar todo apoio na contratação de empresas para a realização do traslado. As autoridades turcas investigam as causas do acidente.
Marina Rosas, moradora do Rio, é uma das vítimas do acidente com balão na Capadócia (Foto: Facebook/Reprodução)Marina Rosas, moradora do Rio, é uma das vítimas
do acidente com balão na Capadócia
(Foto: Facebook/Reprodução)
Além de Marina, as vítimas são Maria Luiza Gomes e Ellen Kopelman, segundo agências internacionais e a agência turca Anatolia, que citam autoridades locais. Outra moradora do Rio, Maisa Lima ficou ferida na queda do balão.
Ellen Kopelman é uma das vítimas do acidente de balão na Turquia (Foto: Reprodução / Facebook)Ellen Kopelman é uma das vítimas do acidente de
balão na Turquia (Foto: Reprodução / Facebook)
Mais cedo, a filha de Marina, Liesel Rosas, afirmou ao G1 que as informações eram "controversas". "Oficialmente, ninguém nos comunicou nada. O nome dela saiu errado na lista [Mariua]. A gente está muito perdido, as informações são controversas", disse.
Viagem de amigas
No prédio onde fica o apartamento de Ellen Kopelman, na Zona Sul da cidade, o porteiro, que não quis se identificar, confirmou a amizade. "Elas [Marina e Maria Luiza] vinham muito aqui na casa da dona Ellen". Ela morava sozinha no apartamento, enquanto a filha vive nos Estados Unidos.

O porteiro contou que Ellen passou recentemente por problemas de saúde e chegou a ser internada. No entanto, ela conseguiu se recuperar a tempo de viajar com as amigas. "Eu levei as malas dela. Ela estava tão feliz com a viagem para a Turquia", lamentou o porteiro.
Segundo a agência AP, os balões colidiram no ar e um deles acabou caindo. A embaixada brasileira em Ancara, capital da Turquia, confirmou a morte de uma brasileira e informou que pelo menos outros cinco brasileiros ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais.
Passeios de balão
A Capadócia, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Ancara, é famosa por suas formações geológicas que formam belas paisagens vistas do alto.
Passeios de balão são uma maneira popular de ver as formações cônicas, criadas pela erosão de cinzas vulcânicas em torno delas. As belas imagens da Turquia exibidas na novela “Salve Jorge” aumentaram o interesse dos turistas brasileiros pelo país nos últimos meses.
Reprodução de vídeo mostra balão que colidiu na Capadócia (Foto: AFP)Reprodução de vídeo mostra balão que colidiu na Capadócia (Foto: AP)
O acidente aconteceu na região do Göreme National Park. Testemunhas relataram ter visto uma colisão entre os dois balões - um deles, que subia, atingiu a cesta do outro balão que já estava no ar, de acordo com informações da agência local Anatolia.
Um turista canadense que estava em outro balão e testemunhou o acidente disse que a queda ocorreu 45 minutos após cerca de 100 balões decolarem para os passeios do início da manhã.
mapa acidente balão turquia (Foto: Arte/G1)
“Ele estava a cerca de 300 metros de altura e começou a cair rapidamente até o solo. Havia um grande rasgo no tecido, de cerca de 15 metros”, contou o turista, identificado como Ross.
"Muitos feridos têm fraturas", disse o governador Savas. Um deles se encontra em estado grave.
De acordo com o governador da região, o balão que caiu levava um grupo de turistas idosos, proveniente da Argentina, daEspanha e do Brasil.
A autoridade de aviação civil turca informou que o balão que caiu levava 24 passageiros e o piloto e era operado pela empresa local Anatolian Balloons, segundo a agência Anatolia.
Uma investigação foi aberta para apurar o acidente.
Halil Uluer, dono da empresa de balões, disse que o piloto do balão que caiu era bastante experiente e tomou todas as medidas de segurança necessárias.
Imagem fornecida por Wayne Ross mostra o balão da agência Anatolian Balloons que caiu na Capadócia nesta segunda, causando duas mortes.  (Foto: AP Photo/E. Wayne Ross)Imagem fornecida por Wayne Ross mostra o balão da agência Anatolian Balloons que caiu na Capadócia nesta segunda, causando duas mortes. (Foto: AP Photo/E. Wayne Ross)
O setor dos balões turísticos cresceu muito nos últimos anos na Turquia, principalmente na Capadócia. No final de 2012, 20 empresas, equipadas com 140 balões, ofereciam este serviço para cerca de 1.400 pessoas, de acordo com estatísticas da Direção-Geral da Aviação Civil (DHGM), citada pelo site especializado em turismo turizm.güncel.com.
Em 2009, um turista britânico morreu em um acidente semelhante, quando dois balões colidiram no ar. Em fevereiro deste ano, a queda de um balão matou 19 turistas no Egito.
O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou dois números de telefone para que brasileiros com parentes na Turquia possam obter informações: (61) 2030-8803 ou (61) 2030-8804. Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário