Grupo faz fotos e até transmite vídeos ao vivo direto da pista de pouso e decolagem do Pinto Martins
Fotos, vídeos e conhecimento sobre aviões e aeroportos são compartilhados por grupo cearense. A paixão que move os membros do grupo TMA Fortaleza está nos céus, a quilômetros de distância de suas lentes fotográficas. Aficionados por aviões, os membros fotografam e catalogam as aeronaves que passam pela cidade.
De acordo com a Infraero, os apaixonados por aviões utilizam equipamento próprio e têm autorização para a prática. Qualquer pessoa pode observar e fotografar a pista de pouso, basta entrar em contato com o órgão Foto: Alex Costa
Em alguns casos, eles conseguem chegar bem perto dos aviões que pousam e decolam no Aeroporto Pinto Martins. O material produzido, fotos, vídeos e informações, é compartilhado em uma fanpage na rede social Facebook. O grupo conta ainda com um site e um blog, com o mesmo nome.
Os aficionados fazem ainda transmissões online ao vivo da movimentação na pista. Quando a aeronave da Air France teve de fazer um pouso de emergência médica em Fortaleza, na última semana, por exemplo, o grupo postou imagens do momento em que o avião pousou e de quando decolou.
A prática, chamada Plane Spotting, é pouco comum no Brasil, onde tem mais adeptos em São Paulo. Quando a Seleção Brasileira rodou o Brasil, na Copa das Confederações, o grupo sabia exatamente quando e onde os jogadores iriam pousar. E quando o papa Francisco veio ao País para a Jornada Mundial da Juventude, o grupo também conseguiu localizar e identificar a aeronave do pontífice sobrevoando o território brasileiro.
Na internet, é possível encontrar algumas das ferramentas utilizadas por quem gosta de aviação. Há vários links disponíveis para escutas das torres de controle e um radar online, que mostra as rotas das aeronaves. Já o grupo TMA Fortaleza disponibiliza no site um link para streaming noturno ao vivo direto da pista de pouso do Aeroporto Internacional Pinto Martins
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que costuma autorizar o grupo a fotografar, acompanhados de funcionários do aeroporto. O que a empresa não sabia era da existência das transmissões ao vivo. Entretanto, negou qualquer irregularidade.
De acordo com a Empresa, os aficionados utilizam "equipamento próprio e fazem as imagens de um local público", afirmando que, desta forma, "não há nada de errado", citando ainda que "eles sempre pedem autorização" para fotografar em locais reservados à prática da fotografia de aeronaves.
A Infraero acrescentou que a prática é comum. "Isso existe em todos os aeroportos do mundo. Eles têm vários pontos fora da nossa área operacional e ficam em vários ângulos para pegar imagens. Eles são acompanhados pela segurança e nunca entram em área restrita sem acompanhamento", garantiu.
Segundo o órgão, quem quiser ou precisar fotografar as aeronaves ou a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Pinto Martins, basta solicitar autorização aos operadores do terminal.
Contatada pela Redação Web do Diário do Nordeste, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a responsabilidade da entrada dos aficionados é inteira do aeroporto.
Para o professor de Aeroportos e Segurança do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Claudio Jorge, "não há problema" na presença e ação do grupo, desde que respeitem a distância de 150 metros da pista de pouso de decolagem.
O professor esclarece que a legislação é internacional, e quem assume o risco da presença de fotógrafos na faixa de pista é o próprio aeroporto.
"A legislação garante o local onde provavelmente uma aeronave não saia em um pouso ou decolagem. Dentro dela, nem avião, nem obstáculo, nem uma pessoa deveria ser permitida, pois é uma área de risco. Mas, se o gestor autorizar, não vejo problema, pois a probabilidade de acontecer algo é quase nenhuma", afirmou.
Interesse
Contatado pela equipe de reportagem, o grupo TMA Fortaleza preferiu não se pronunciar, dizendo que "não tem interesse na publicação da matéria".
Observando a fanpage, vemos que os pedidos de outros aficionados que desejam juntar-se aos privilegiados são negados com mensagem de que "infelizmente não é possível acompanhá-los".
Mais informações
TMA Fortaleza no Facebook:
www.facebook.com/TmaFortaleza
Site do grupo: http://www.tmafortaleza.net/
FIQUE POR DENTRO
Software é desenvolvido pela Nasa e FAA
Traffic Management Advisor (TMA) é um software desenvolvido pela Nasa e pela Federal Aviantion Agency (FAA), usado para auxiliar os controladores de voo na programação da chegada e ordem de descida de cada avião. O programa utiliza informações do plano de voo, desempenho da nave e previsões de vento para calcular e programar as decolagens e os pousos.
LEVI DE FREITASREDAÇÃO WEB /jadim das oliveiras camocim ceara
Fotos, vídeos e conhecimento sobre aviões e aeroportos são compartilhados por grupo cearense. A paixão que move os membros do grupo TMA Fortaleza está nos céus, a quilômetros de distância de suas lentes fotográficas. Aficionados por aviões, os membros fotografam e catalogam as aeronaves que passam pela cidade.
De acordo com a Infraero, os apaixonados por aviões utilizam equipamento próprio e têm autorização para a prática. Qualquer pessoa pode observar e fotografar a pista de pouso, basta entrar em contato com o órgão Foto: Alex Costa
Em alguns casos, eles conseguem chegar bem perto dos aviões que pousam e decolam no Aeroporto Pinto Martins. O material produzido, fotos, vídeos e informações, é compartilhado em uma fanpage na rede social Facebook. O grupo conta ainda com um site e um blog, com o mesmo nome.
Os aficionados fazem ainda transmissões online ao vivo da movimentação na pista. Quando a aeronave da Air France teve de fazer um pouso de emergência médica em Fortaleza, na última semana, por exemplo, o grupo postou imagens do momento em que o avião pousou e de quando decolou.
A prática, chamada Plane Spotting, é pouco comum no Brasil, onde tem mais adeptos em São Paulo. Quando a Seleção Brasileira rodou o Brasil, na Copa das Confederações, o grupo sabia exatamente quando e onde os jogadores iriam pousar. E quando o papa Francisco veio ao País para a Jornada Mundial da Juventude, o grupo também conseguiu localizar e identificar a aeronave do pontífice sobrevoando o território brasileiro.
Na internet, é possível encontrar algumas das ferramentas utilizadas por quem gosta de aviação. Há vários links disponíveis para escutas das torres de controle e um radar online, que mostra as rotas das aeronaves. Já o grupo TMA Fortaleza disponibiliza no site um link para streaming noturno ao vivo direto da pista de pouso do Aeroporto Internacional Pinto Martins
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que costuma autorizar o grupo a fotografar, acompanhados de funcionários do aeroporto. O que a empresa não sabia era da existência das transmissões ao vivo. Entretanto, negou qualquer irregularidade.
De acordo com a Empresa, os aficionados utilizam "equipamento próprio e fazem as imagens de um local público", afirmando que, desta forma, "não há nada de errado", citando ainda que "eles sempre pedem autorização" para fotografar em locais reservados à prática da fotografia de aeronaves.
A Infraero acrescentou que a prática é comum. "Isso existe em todos os aeroportos do mundo. Eles têm vários pontos fora da nossa área operacional e ficam em vários ângulos para pegar imagens. Eles são acompanhados pela segurança e nunca entram em área restrita sem acompanhamento", garantiu.
Segundo o órgão, quem quiser ou precisar fotografar as aeronaves ou a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Pinto Martins, basta solicitar autorização aos operadores do terminal.
Contatada pela Redação Web do Diário do Nordeste, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a responsabilidade da entrada dos aficionados é inteira do aeroporto.
Para o professor de Aeroportos e Segurança do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Claudio Jorge, "não há problema" na presença e ação do grupo, desde que respeitem a distância de 150 metros da pista de pouso de decolagem.
O professor esclarece que a legislação é internacional, e quem assume o risco da presença de fotógrafos na faixa de pista é o próprio aeroporto.
"A legislação garante o local onde provavelmente uma aeronave não saia em um pouso ou decolagem. Dentro dela, nem avião, nem obstáculo, nem uma pessoa deveria ser permitida, pois é uma área de risco. Mas, se o gestor autorizar, não vejo problema, pois a probabilidade de acontecer algo é quase nenhuma", afirmou.
Interesse
Contatado pela equipe de reportagem, o grupo TMA Fortaleza preferiu não se pronunciar, dizendo que "não tem interesse na publicação da matéria".
Observando a fanpage, vemos que os pedidos de outros aficionados que desejam juntar-se aos privilegiados são negados com mensagem de que "infelizmente não é possível acompanhá-los".
Mais informações
TMA Fortaleza no Facebook:
www.facebook.com/TmaFortaleza
Site do grupo: http://www.tmafortaleza.net/
FIQUE POR DENTRO
Software é desenvolvido pela Nasa e FAA
Traffic Management Advisor (TMA) é um software desenvolvido pela Nasa e pela Federal Aviantion Agency (FAA), usado para auxiliar os controladores de voo na programação da chegada e ordem de descida de cada avião. O programa utiliza informações do plano de voo, desempenho da nave e previsões de vento para calcular e programar as decolagens e os pousos.
LEVI DE FREITASREDAÇÃO WEB /jadim das oliveiras camocim ceara
Nenhum comentário:
Postar um comentário