Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DICA DA SUTRAN-EXTINTOR VENCIDO,ESTEPE CARECA E COLOCAÇÃO DE XERON.



1 - Qual o valor da multa, pontuação e penalidade por andar com o extintor vencido e o estepe careca?

Inciso IX do art. 230 do CTB - Conduzir veículo, sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante; 
Infração - grave; 
Penalidade - multa; 
Medida adiministrativa - retenção do veículo para regularização.
Valor da multa R$ 127,69, pontuação 4 - apesar de ter sido constatado dois equipamentos ineficiente, é lavrado somente uma penalidade.

2 - É proibido a colocação de xenon ? 
O item 7 do inciso I do art. 1.º da Resolução 14/98 do Contran, que trata dos equipamentos obrigatórios, determina que os faróis principais dianteiro devem ser de cor bran
ca ou amarela, e a luz xenon, é branca (não é azul como alguns agentes de trânsito alegam) portanto pode ser usada, até a presente data não consta na legislação qualquer restrição quanto ao uso de luz xenon. (os faróis devem estar bem regulados).

3 – Moro em um bairro que não tem asfalto,nem sinalização, eu não possuo carro, e minha casa não tem garagem,nem guia rebaixada, porém amigos, parentes, quando vem me visitar estacionam o veiculo de frente a minha casa, o problema é que meu vizinho da frente possui garagem, e sempre reclama se alguém deixa o carro estacionado em frente a minha casa, alega que fica difícil a entrada e saída do veiculo dele,mas que eu saiba não podem estacionar na frente da garagem dele, do meu lado podem não é? 
Desde que não tenha a sinalização Estacionamento Proibido (placa R-6a) e não sendo guia de calçada rebaixada, pode-se estacionar, se existe dificuldade ou não para se sair de uma garagem o condutor que deva tomar mais cuidado, mas sendo possível poderá solicitar para que seus parentes e amigos estacionem deixando um espaço para que seu vizinho possa fazer a manobra, evitando que ele não abalroe  o veículo estacionado. (não tem obrigação é apenas uma colaboração).

Francisco Ediberto Batista
Superintendente de Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário