Powered By Blogger

sábado, 12 de abril de 2014

CAJUEIRO DA PRAIA-PI SUPERA META DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV.


Imagem divulgação
O município de Cajueiro da Praia já ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra o HPV. Das 229 meninas de 11 a 13 anos que deveriam ser imunizadas em Cajueiro, mais de 82% delas já receberam a dose da vacina, enquanto a meta imposta pelo Ministério é de 80%. A informação foi repassada pela Coordenadora de Imunização, enfermeira Joara Mendes. Segundo ela, quem ainda não se vacinou pode se dirigir a um dos postos de Cajueiro da Praia.

O Ministério da Saúde ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina papilomavírushumano (HPV) quadrivalente no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença que representa, hoje, a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

A vacina HPV está sendo ofertada gratuitamente para adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Cabe ressaltar que em 2015, serão vacinadas as adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos de idade.

Atendendo à Campanha de Implantação da Vacina HPV, o município de Cajueiro da Praia, através das ações realizadas pelas Equipes Saúde da Família, iniciou a vacinação desde o dia 10 de março.

O esquema vacinal é composto por três doses, onde a segunda deve ser tomada após seis meses da primeira dose e a terceira após cinco anos da primeira dose. “Uma importante estratégia para o alcance da cobertura vacinal é a realização da vacinação nas escolas públicas, além de estar disponível nas quatro salas de vacina do município”, diz a coordenadora.

Outro ponto ressaltado pela enfermeira é que a partir deste mês a Secretaria Municipal de Saúde estará utilizando o sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), garantindo a identificação do indivíduo vacinado e a sua procedência. “Isso permitirá o monitoramento e acompanhamento do esquema vacinal completo das adolescentes que farão parte desta estratégia de vacinação, possibilitando o resgate daquelas que não foram vacinadas adequadamente”.

Vale lembrar que antes de dá início à vacinação foi realizado um trabalho de articulação com a Secretaria de Educação e de Assistência Social com envolvimento dos representantes de cada escola do município e profissionais de saúde. O objetivo era atuar na sensibilização sobre a importância da vacina HPV, contribuindo para a disseminação de informações, aceitação e participação do público alvo.

O vírus HPV é o principal causador do câncer de colo de útero. De acordo com o ministro da Saúde, estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, cerca de 4,8 mil mulheres morreram por causa da doença no ano passado.
Ascom Cajueiro/jocc.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=8345225566742247732
Imagem divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário