Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de abril de 2014

CEARENSE QUE MORA NA REGIÃO DA ESCANDINAVA APONTA DIFENÇAS COM O BRASIL.


Morando na Noruega há 15 anos a cearense se assustou com a repercussão da declaração do jornalista dinamarquês Mikkel Jensen


A matéria divulgada em primeira mão pelo Tribuna do Ceará expondo o caso do jornalista dinamarquês Mikkel Jensen, que deixou o Brasil após se assustar com o que encontrou aqui, repercutiu no mundo todo. O texto publicado na última terça-feira (15) ganhou as redes sociais, inclusive em países próximos a Dinamarca.
Um deles foi a Noruega, que faz parte da região Escandinava, a mesma da Dinamarca. Acearense Clara Haugland mora em Bergen, na Noruega desde o ano de 1999 e costuma vir ao Brasil visitar a família durante as férias. Viúva do marido norueguês, Clara tem dois filhos, um menino de dez anos e uma garota de 12. Ela vive com os salários de dois empregos, um como vendedora e um segundo como assistente da lavanderia de um hospital.
Clara mora há 15 anos na Noruega (FOTO: Arquivo pessoal)
Clara mora há 15 anos na Noruega (FOTO: Arquivo pessoal)
Tensa com as informações que viu na reportagem e que inclusive chegavam a afirmar a existência de grupos de extermínio que fazem “limpeza” na cidade de Fortaleza, Clara assume que está preocupada em vir para a cidade. “Estou indo em junho para Fortaleza, confesso que estou muito tensa”, revelou.
Além da preocupação com o que leu, Clara se preocupa também com as notícias que escuta diariamente sobre os números da violência na capital, chegando até a indagar se ainsegurança seria o início de uma guerra civil.
Ela diz que a vida na Noruega é muitatranquila, o dinheiro público é investido de forma correta: na saúde e educação, principais características que definem um país de primeiro mudo, segundo Clara. E sobre a desigualdade no Brasil, ela afirma “na visão de quem mora aqui (Noruega), isso é um absurdo e desrespeito com o cidadão, e acima de tudo contra o ser humano.”

    A jovem, que está na Noruega há 15 anos confessa que tem dificuldade para se readaptar ao Brasil novamente. E quando perguntada se voltaria a morar no país, ela diz “No momento não essa intenção, pois fiquei muito decepcionada com a falta de infraestrutura, saúde e educação. Passar férias é diferente já que não temos que lidar diariamente com a situação. O clima é perfeito, mas o sistema político é uma vergonha. Mas acredito que a mentalidade dos brasileiros está mudando. Essa geração é mais culta e a população está usando a oportunidade da Copa para exigir uma mudança no sistema governamental, já que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil”, finaliza.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=3054055738768245641
    Clara mora há 15 anos na Noruega (FOTO: Arquivo pessoal)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário