Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de abril de 2014

CHEGA A 26 O NÚMERO DE MORTOS EM NAUFRÁGIO DE BALSA NA COREIA DO SUL.


Guarda costeira do país sul-coreano apura se capitão abandonou a cabine.
Guindastes deverão ser usados nas buscas para tentar erguer o barco.

Do G1, em São Paulo/jocc

O número de pessoas mortas do naufrágio da balsa Sewol na costa da Coreia do Sul já chega a 26, segundo dados oficiais divulgados pela agência de notícias EFE. Outros 270 passageiros ainda estão sendo procurados pelas equipes de resgate. A balsa que saiu de Incheon em direção à ilha Jeju naufragou na manhã da quarta-feira (16) com 475 passageiros a bordo, a maioria estudantes.

As autoridades que investigam o naufrágio anunciaram nesta sexta-feira (18) que o capitão da embarcação teria deixado o comando da balsa a um oficial momentos antes da balsa sucumbir.  "Confirmamos que o capitão entregou o timão ao terceiro oficial antes que o barco começasse a afundar. Agora estamos investigando se o capitão abandonou a cabine", explicou Park Jae-eok, responsável pela apuração do caso, em declarações a agência coreana Yonhap.

As primeiras avaliações sobre o acidente afirmam que a balsa colidiu com uma rocha ou um recife submarino, o que teria partido seu casco e provocado a entrada de água, mas várias outras hipóteses foram ventiladas sobre os motivos do naufrágio.

mapa naufrágio coreia do sul (Foto: Arte/G1)
Guindastes deverão ser usados para tentar erguer o barco. Durante o trabalho de buscas, homens subiram no casco e bateram com um martelo de metal na embarcação. Eles buscavam ouvir se havia alguma resposta de possíveis sobreviventes.

Uma informação de que mergulhadores conseguiram entrar no barco chegou a ser divulgada por agência de notícias como a EFE, mas a Guarda Costeira desmentiu o ocorrido. Por enquanto nao há sinal de sobreviventes. Parentes rezam à beira do mar na esperança de que passageiros sejam localizados com vida.

Vários sobreviventes indicaram ainda que a tripulação ordenou a todos que ficassem em seus lugares após o acidente. A disciplina é estrita no sistema escolar sul-coreano e a autoridade respeitada, o que leva a imprensa a concluir que os estudantes obedeceram as ordens sem protestar.

Do total de passageiros, 325 eram alunos do ensino médio de um instituto de Ansan, na periferia de Seul, que estavam em uma viagem escolar para a ilha turística de Jeju.
O naufrágio pode se tornar uma das piores tragédias humanas da Coreia do Sul caso não sejam encontrados mais sobreviventes. Em 1993, um acidente similar com uma embarcação no litoral oeste do país deixou 292 mortos.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=6452723399450410870
mapa naufrágio coreia do sul (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário