imagens cedida pelo google
Será formalizada na próxima segunda-feira, 5, a saída dos secretários peemedebistas da gestão Cid Gomes (Pros).Partido tomou decisão em favor da candidatura do senador Eunício Oliveira ao governo. Líderes afirmam que decisão não traduz rompimento, e dizem acreditar ainda em parceria com o Pros de Cid Gomes em outubro
Conforme o vice-prefeito de Fortaleza e vice-presidente do PMDB no Ceará, Gaudêncio Lucena, o partido deixa a administração para que o senador Eunício Oliveira (PMDB) possa negociar livremente com siglas da base e da oposição apoio à sua candidatura ao Governo.
Gaudêncio ressalta, contudo, que o gesto não significa rompimento com Cid. “O PMDB quer cuidar da sua vida. Pode ser que lá pra frente o Pros esteja com a gente. Em política tudo é possível”.
Eunício aguardava até o fim de abril manifestação de Cid em favor de sua candidatura ao governo, em reciprocidade ao apoio que lhe deu em 2006 e 2010. Em vez disso, como mostrou O POVO, Cid declarou que nem ele devia nada a Eunício nem Eunício a ele.
O agora ex-controlador geral do Estado, João Melo, foi ontem à tarde ao gabinete do governador. Secretário-geral do PMDB no Ceará, Melo entregou sua carta de demissão da Controladoria (na qual atribui a decisão a “novos encargos” que o partido poderá assumir em breve) e agendou reunião na próxima segunda com Cid, que não estava no Palácio.
No encontro, segundo Melo, ele e os outros três secretários indicados pelo PMDB - César Pinheiro (Secretaria dos Recursos Hídricos), Bruno Sarmento (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente) e Aloísio Carvalho (secretário executivo do Esporte) - vão agradecer a Cid.
“Não é rompimento. Vamos continuar apoiando as ações do governo”, disse Melo. “Dificilmente o PMDB viraria oposição ao governo do Estado. A separação do projeto inicial pode significar o reencontro na parte final do processo”.
Na segunda, informou Melo, o PMDB começa a preparar o plano de governo de Eunício.
Cid agradece
Por meio de nota na página do governo no Facebook, Cid agradeceu aos seus ex-secretários pelo trabalho que desenvolveram:
“Durante esse tempo, eles foram excelentes parceiros para a construção de um Estado com mais oportunidades e mais qualidade de vida para todos os cearenses”, disse o governador.
Nomes do PMDB que entregaram cargos
João Melo
Chefiava a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado
César Pinheiro
Era secretário de Recursos Hídricos
Aloísio Carvalho
Agora ex-secretário executivo da Secretaria do Esporte
Bruno Sarmento
Presidia o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente
Saiba mais
João Melo descartou ontem que o PMDB faça alianças no Estado com legendas que não aceitem o apoio peemedebista à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
A condição exclui o PSDB de Tasso Jereissati do rol de possíveis aliados de Eunício ao governo, já que os tucanos vão apoiar o senador Aécio Neves (MG) para presidente.
“Não podemos admitir que se faça uma aliança com alguém já exigindo que o palanque seja restrito para A ou para B. Nós temos compromisso com a presidente Dilma”, disse Melo, secretário-geral do PMDB cearense.
O deputado estadual Sérgio Aguiar, um dos líderes do Pros na Assembleia Legislativa,considerou correta a atitude do PMDB. “Agora que o Eunício se coloca como opção para o governo, achei correto da parte dele entregar os cargos. Mas quero crer ainda que nem é rompimento nem uma perspectiva de confronto com o governador”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário