Esse é o tempo que um Boeing 737-800 leva para completar um percurso de cerca de 5 mil quilômetros feito diariamente pelo voo 1650 da Gol
Você já pensou em passar 11 horas e 30 minutos dentro de um avião voando por seis cidades do Brasil? Pois é. Esse é o tempo que um Boeing 737-800 leva para completar um percurso de cerca de5 mil quilômetros feito diariamente pelo voo 1650 da Gol.
Criado em fevereiro de 2013, o voo 1650 foi planejado para que o cliente possa encontrar caminhos diferentes dentro de um mesmo voo com opções de horários. “O voo mais longo se torna alimentador de uma rede”, diz a assessoria de comunicação da Gol.
A partida é sempre às 10h10 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. É uma viagem de Sul a Leste passando por Norte e Oeste. Para se ter ideia, uma viagem de Guarulhos a Recife, ponto final da “aventura”, demora, em média, três horas.
Os 5 mil quilômetros percorridos pelo voo 1650 são equivalentes a uma viagem de Fortaleza para Lisboa, em Portugal, que ainda chega a ser mais rápida (9 horas). A expedição São Paulo-Fortaleza também equivale ao trajeto que irão percorrer as seleções dos Estados Unidos e da Croácia durante a Copa do Mundo.
Os EUA fazem seu 1º jogo em Natal, partem para a Arena Amazônia e fecham a fase de grupo em Recife, na Arena Pernambuco, onde enfrentam a Alemanha no dia 26 de junho. Ao todo serão 5,5 km nos ares (sem contar a diferença climática para os norte americanos). Falando em EUA, a distância percorrida pelo voo da Gol é maior que a distância entre a Califórnia e Maine, que são estados extremos no leste-oeste do país.
Já os croatas voarão por mais de 5 mil quilômetros em terras brasileiras. A equipe europeia enfrenta o Brasil na 1ª partida do Mundial, no dia 12 de junho, em São Paulo. Após a estreia, a seleção do técnico Niko Kovac jogará em Manaus e em Recife, assim com a seleção norte-americana.
Roteiro 1650
Apertem os cintos, a viagem vai começar. A saída é de Guarulhos, que fica a 19 quilômetros da capital. Após partir da cidade paulista, o voo demora pouco mais de três horas para chegar a Manaus, onde faz uma parada obrigatória de pelo menos 30 minutos. Este 1º trecho é o maior da viagem. São cerca de 2,5 mil km. Saindo das terras verdes do Norte do país, o 1650 segue para Santarém, no Pará, onde pousa no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. Comprado com até 30 dias de antecedência, esse trecho custa até R$ 395,90.
Mas vamos lá, retornem a poltrona para a posição inicial, que o avião continuará sua jornada. O 3º trecho é curto, pois ainda não sairá do estado do Pará. Serão cerca de 700 km nas nuvens até chegar na terra da banda Calypso, em Belém.
Nas imagens ao lado você pode conferir o que cada cidade onde passa o voo 1650 tem a oferecer. Clique nos ícones e saiba mais.
O avião pousa por volta às 16h25 na terra do açaí. Se houver escala, a dica é provar das iguarias da região que é um verdadeirocaldeirão de misturas étnicas. A comida indígena paraense é única e verdadeiramente brasileira, segundo o filósofo José Arthur Gianotti. Não para não, vem cá, suba no avião, já é início da noite, vamos para São Luís, no Maranhão.
Chegando à “Jamaica Brasileira”, já se ouve o som do reggae. Após pouco mais de uma hora, o 737 da Gol desce no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, também conhecido como Aeroporto do Tirirical. São 19h47. Falta pouco para o fim da expedição. Faltam apenas cerca de dois mil quilômetros. Não durma ainda.
Às 20h20, o voo 1650 parte de São Luís para Fortaleza. O trecho dura 1 hora e 20 minutos e custa, em média, R$ 185,20, considerando uma compra feita com 90 a 30 dias de antecedência. Se você gostar do calor da cidade, pode ficar e curtir um forrozinho em qualquer uma das diversas casas de shows ou ainda o belo calçadão da Praia de Iracema, no litoral da capital cearense (se for quinta-feira, coma bem muito caranguejo, pois quinta é quase dia santo da iguaria do mar em Fortaleza).
Normalmente, a viagem segue para Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mas atualmente, o voo mais longo do país está encerrando em Fortaleza por conta de obras no Aeroporto de Recife. Em entrevista por telefone, a Gol informou ao Tribuna do Cearáque não tem a previsão para regularizar a etapa, pois depende da administração do próprio aeroporto.
Preços e horários
Apesar de informar à reportagem os preços por trecho, a empresa aérea afirma que não é possível determinar o preço médio da viagem completa. “Não há como calcular um preço médio, já que a política de precificação da Gol é dinâmica (quanto mais próxima a data da viagem e quanto maior a taxa de ocupação de voo, maior será o valor do trecho)”, diz a assessoria da empresa.
Quanto aos horários, a Gol afirma que é líder em pontualidade entre as empresas aéreas brasileiras. “A pontualidade é um dos cinco principais fatores na escolha de uma companhia aérea pelos clientes. Está diretamente ligada aos custos operacionais”, disse o responsável pela Diretoria Técnica Operacional, Marcelo Vieira, durante workshop para jornalistas em São Paulo, no fim de março deste ano (O Tribuna do Ceará participou do evento a convite da empresa).
No ano passado, as companhias aéreas brasileiras alcançaram pontualidade de 84%. O resultado foi divulgado em março pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e diz respeito às suas associadas – Avianca, Azul, Gol e TAM.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=4590374976794799142
Nenhum comentário:
Postar um comentário