Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de julho de 2014

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA GERA NEGÓCIOS EM SOBRAL-CE.

52ª EXPONORTE

Evento promove a valorização da cultura local, com cursos culinários e shows de artistas locais

Image-0-Artigo-1668547-1
As raças bovinas em destaque na edição deste ano são: Gir, Girolanda, Jersey e Simental. As espécies Jersey e Girolanda terão avaliação no quesito produção de leite, com premiação para as melhores produtoras de cada raça
Sobral. Segue até dia 3 de agosto a 52ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará (Exponorte), que está sendo realizada no Parque de Exposições João Passos Dias, neste município.
A Exponorte, mais tradicional exposição agropecuária da Região Norte do Ceará, conta este ano com programação cultural diversificada, que inclui apresentações de violeiros, do reisado da Lagoa da Cruz, do maracatu Nação Tremembés, de quadrilhas juninas, Dança da Peneira do Grupo dos idosos de Jaibaras, shows musicais e rodeio, tudo associado a uma decoração que evocará os aspectos regionais da cultura local.
Culinária
Durante o evento, também é realizado o IV Encontro dos Secretários Municipais da Agricultura do Estado, além do I Encontro da Juventude Rural, o I Encontro da Galinha Caipira, com o segundo Festival da Galinha Caipira nos restaurantes sobralenses, e o II Encontro do Programa de Aquisição de Alimentos.
O evento culinário começa hoje, com cursos gastronômicos até amanhã, e encerra na sexta feira, às 19h, com o Festival Gastronômico da Galinha Caipira. O Festival é uma realização da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Município (Seagri) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e tem como tema as padronizações técnicas da criação de aves caipiras. A programação do evento inclui palestras e mesa redonda e é destinado a técnicos, criadores, estudantes e fornecedores. As inscrições serão realizadas na Seagri ou no dia do Encontro.

Outra novidade deste ano, de acordo com a programação oficial do evento, é o maior número de animais de elite nas diversas raças de bovinos, caprinos, ovinos e equinos.
Os animais de elite bovina participarão de concurso de pista, em que serão avaliadas todas as qualidades zootécnicas. As raças em destaque são: Gir, Girolanda, Jersey e Simental. As espécies Jersey e Girolanda terão avaliação no quesito produção de leite, com premiação para as melhores produtoras de cada raça.
Entre os ovinos, a raça Santa Inês concorrerá em julgamento ranqueado, ou seja, as pontuações dos respectivos campeões contarão pontos para o ranking nacional. As outras raças ovinas competirão na categoria de cada raça. Entre elas estão: Somalis Brasileiro, Dorper, Morada Nova e Cariri.
Concurso
Mais uma inovação dessa edição da Exposição deste ano será a inclusão do I Concurso Leiteiro de cabras SRD pertencentes aos agricultores familiares, com participação de animais de várias localidades de Sobral e de municípios vizinhos, como Cariré, Santana do Acaraú e Monsenhor Tabosa. As campeãs receberão premiação por categoria: cabras jovens, semijovens e adultas.
A realização da 52ª Exponorte fica por conta da Prefeitura de Sobral, por meio da Seagri, em conjunto com o Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com a Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC), Sebrae e Instituto de Desenvolvimento Agrário de Tecnologias em Agropecuária e Recursos Hídricos (Idetagro), dentre outros parceiros.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=3205260670989472609

Nenhum comentário:

Postar um comentário